segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Goji


Como ler uma caixa taxonómicaLycium barbarum
Lycium barbarum

Lycium barbarum
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Solanales
Família:Solanaceae
Género:Lycium
Espécie:L. barbarum
Nome binomial
Lycium barbarum
L.
Goji (em inglês, Goji Berry) é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum. Ao goji são atribuídas muitas propriedades pois é uma fruta rica em aminoácidos. A planta é originária das montanhas do Tibete.
Algumas de suas características são:
  • Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito que são essenciais para a vida (falta referência).
  • Contém 21 minerais vestigiais, incluindo germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena (falta referência).
  • Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida (falta referência).
  • Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. Contudo, excede os valores normais (100 mg) requeridos pelo corpo diariamente para esta vitamina, podendo causar cálculos renais, distúrbios gastrintestinais e incômodo na bexiga1 . Pode-se ressaltar também que a ingesta de uma quantidade acima de 2000 mg/dia de ácido ascóbico pode causar mal estar estomacal e até diarréia.2
  • Contém beta-sisterol, com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
  • Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
  • Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea (falta referência).
  • Contém fisalina, usado nos transtornos da hepatite B (falta referência).
  • Contém betaína, usado pelo fígado para produzir colina. A betaína promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA (falta referência).
  • Contém também uma fonte de elemento essencial à dilatação dos vasos sanguíneos e ao bom funcionamento do sistema circulatório em geral (falta referência).
Como consequência dos aminoácidos presentes nas Bagas de Goji, podemos atribuir efeitos anti-catalíticos, os quais ajudam na manutenção da massa magra do organismo.

3 comentários: