Telemarketing é um termo inglês criado por Nadji
Tehrani no ano de 1982, e para entender seu significado precisamos dividir essa
palavra em duas partes: TELE e MARKETING;
“Tele”, significa distância (derivado do grego
“teles”), e “marketing”, segundo a definição de Theodore Levitt é “conquistar e
manter clientes “.
Resumindo, o telemarketing significa conquistar e
manter clientes à distância utilizando o telefone, mas na realidade significa
transformar o telefone em uma arma comercial.
Conceito:
O Telemarketing designa a promoção de vendas e
serviços por telefone (televendas), ou seja marketing pelo mesmo. Com o tempo, passou
a designar também a telecobrança (cobrança via telefone), atendimento ao
consumidor e o suporte técnico por telefone.
Atualmente o Telemarketing é feito, por empresas especializadas
em trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes em vários segmentos do
mercado, e praticam suas operações em grandes ambientes denominados Call
Centers ou Centrais de Atendimento.
As principais áreas ou ações realizadas pelo
telemarketing são:
2.Vendas
3. Cobrança
4. Fidelização de Clientes
5. SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente
6. Atualização de Cadastros
5. SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente
6. Atualização de Cadastros
7. Campanhas
Tipos de Telemarketing:
Telemarketing
Ativo. Aquele em que os operadores de
telemarketing entram em contato com o cliente, geralmente para vender produtos.
Telemarketing
Receptivo. Aquele em que o cliente
(ou possível cliente) entra em contato com o atendimento telefônico para fazer
uma compra ou para pedir informações.
Aplicações do Telemarketing:
No Brasil, o Serviço de Atendimento ao Consumidor
(SAC) é o mais utilizado representando 29,5%, seguido por vendas 26,2%,
pesquisa 14,8% e cobrança 13,1% e outras (agendamento de visitas, apoio para
vendedor, confirmação de presença em eventos e atualização de cadastro) 16,4%.
As 10 vantagens do Telemarketing:
1. Interatividade: é a mídia mais pessoal e interativa que existe;
2. Flexibilidade: muitas operações são montadas durante um curto período para atender as exigências da empresa;
3. Replanejamento: a qualquer momento uma estratégia poder ser modificada, já que as informações de seu sucesso chegam rapidamente;
4. Otimização: num mesmo contato muitas informações podem ser repassadas ou cadastradas de um mesmo cliente;
5. Controle: é razoavelmente fácil controlar uma operação de telemarketing, já que todas as informações trafegam em sistema;
6. Foco: condições especiais de preço e conteúdo podem ser ofertadas para clientes da mesma empresa;
7. Cobertura: pode atingir distâncias continentais em segundos;
8. Comodidade: tanto para o comprador quanto para o vendedor;
9. Custo: é mais barato vender pelo telemarketing, pois os custos de comissões, estrutura e logística são muito menores do que em uma loja;
10.Velocidade: um operador de telemarketing pode efetuar 70 contatos com empresas no mesmo dia, já um vendedor de campo pode, em média, visitar 12 clientes.
Referências Bibliográficas:
JOHNSON, Neil. Os segredos do telemarketing. São
Paulo: Littera Mundi, 2000. 302 p.
MARKETING FUTURO. O que é Telemarketing? Conceito e definição
do termo. Disponível em: <
http://marketingfuturo.com/o-que-e-telemarketing-conceito-e-termo/>. Acesso
em: 28 de fevereiro de 2017.
PORTAL DA EDUCAÇÃO. Conceito de Telemarketing. 2013.
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/conceito-de-telemarketing/33205>.
Acesso em: 28 de fevereiro de 2017.
WIKIPÉDIA. Telemarketing. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Telemarketing>. Acesso em: 28 de fevereiro
de 2017.
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