segunda-feira, 28 de março de 2016

A importância da liderança para a cultura organizacional

1 INTRODUÇÃO
            Nesta resenha crítica, aborda-se o tema: ‘’ a importância da liderança na cultura organizacional’’.
A cultura dentro de uma organização é criada pelas ações dos líderes. Mas nos dias em que vivemos o líder não é somente mais um tomador de decisões, que senta em sua mesa manda e desmanda. A competitividade do mercado passou a exigir líderes com diferencial. A empatia e flexibilidade passam a serem características necessárias para esses líderes conseguirem vencer a concorrência.

2 O PAPEL DA LIDERANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL
            Para Schein (2001) Na análise da cultura de uma organizacional, fica evidente que a liderança está relacionada com a formação, evolução, transformação e  destruição de uma cultura. A cultura não é criada apenas pelas ações dos líderes, a cultura também é desenvolvida e fortalecida por cada líder organizacional. Quando uma cultura se torna disfuncional, a liderança é necessária para ajudar o grupo a desaprender algumas de suas funções culturais e a aprender novas funções.                                                                                                                                  
            Em um mundo que sobre com várias mudanças, onde a ética e a transparência passam a serem exigidas a todo o momento, as organizações precisam de equipes comprometidas tanto com seus princípios como seus objetivos. Os líderes de hoje tem a dura tarefa de influenciar as pessoas e conseguir o melhor desempenho delas. E esse tipo de desempenho está ligado ao tipo de cultura que a empresa estabelece, e o grau de intensidade que ela é apresentada aos seus funcionários.
            Atualmente não se pode resolver tudo em alto escalão, para uma organização atingir o sucesso, as ações e pensamentos dos líderes devem ser integrados. No momento que a empresa espera por mudanças de seus funcionários, ela tem a obrigação de disseminar atitudes e dispor as ferramentas para que isso aconteça.                                                                                                            
            Os líderes são peças fundamentais para isso, eles são os que multiplicam a cultura dentro de uma empresa, por meio de suas ações e decisões. O líder a partir de sua visão e de seus atos inspira seus seguidores, e os líderes devem agir com comprometimento e confiança para conseguir despertar esses seguidores.


CONCLUSÃO
            A liderança é um fator muito importante dentro de uma organização, pois sem ela, os grupos não estarão preparados para se adaptar ás mudanças e, consequentemente, não existirá a mudança, perpetuando a mesma cultura, sem se adaptar as novas condições estratégicas e ambientais.
            A liderança também requer a motivação e habilidade de intervir em seu próprio processo cultural. Para mudar qualquer elemento da cultura, os líderes devem estar preparados e dispostos a corromper sua própria organização, isso requer negação de validade, processo inevitavelmente dolorosos para muitos.
          Segundo Jack Welsh , um dos maiores líderes da atualidade, qualquer um que consiga expressar uma visão e motivar os outros a toná-la realidade, pode ser um líder.

REFERÊNCIAS

BARREIROS, Carlos. Liderança e Cultura. 2012. Disponível em http://blog.tailormadeconsulting.com.br/tailor/2012/02/16/lideranca-e-cultura-organizacional.


CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Campos, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campos, 1999.

FARIA Carlos. Outras Características da liderança. 2004. Disponível em http://www.merkatus.com.br/10_boletim/75.htm

FLEURY, Maria Teresa Leme; Fischer, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

NASSAR, Paulo. História e cultura organizacional. In Revista Comunicação Empresarial. 2000. Disponível: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/influencias-do-clima-e-cultura-organizacional-no-comportamento-1510726.html

SCHEIN, E.H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José Olimpo, 2001.

SILVA, Lidiane; REIS, Germano; BAPTISTA, Luciene, MEDEIROS, Carlos. Cultura Organizacional e Liderança: Uma relação possível? Disponível em HTTP://www.anpad.org.br/admin/pdg.GPR2271.pdf.

ZAVAREZE, T. E. Cultura Organizacional: Uma revisão de literatura. O portal dos psicólogos.  2008.  Disponível: http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0441.pdf> Acessado em 15/03/2015.

     

Um comentário: