1. Qual é a
contribuição dos elementos da cultura organizacional para o processo de
planejamento estratégico nesta organização? Justifique cada um dos elementos utilizados
na resposta considerando a condição em que a organização está estabelecida.
Resposta:
A cultura organizacional, formada por seus
princípios, crenças, valores éticos e morais. É composta pelos seguintes
elementos:
Valores:
Expressam o comportamento da organização, consistindo na essência da empresa.
Devem ser usados de maneira estratégica a fim de atingir os resultados.
Crenças: estão relacionadas com a percepção entre a organização e seus funcionários, produto, clientes. É o que a empresa acredita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização.
Rituais ou cerimônias: são as atividades sequenciais que ocorrem dentro das organizações com objetivos específicos, tornando a cultura mais visível e reforçando os principais valores da organização. Trabalham com o imaginário das pessoas, motivam os funcionários e também reduzem os conflitos. Exemplo: Festas de aniversariantes do mês, prêmio ao melhor funcionário da semana.
Estórias e mitos: são contos sobre os fatos que ocorreram e ocorrem na organização, podendo ser verdadeiros ou não. Normalmente, as estórias são caracterizadas em fatos reais e indicam como se devem resolver os problemas e como as decisões devem ser tomadas. Já os mitos, podem existir uma realidade distorcida sem uma sustentação de algum fato ocorrido.
Heróis: pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação..
Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno.
Normas: são as regras impostas pela empresa que definem os comportamentos tidos como corretos e que devem assim ser seguidos pelos colaboradores. Em sua maioria, as normas são abertamente esclarecidas, conhecidas e faladas.
Comunicação: a comunicação é muito importante, pois se baseia na troca de informações e pode ser tanto informal, por meio de conversas, como formal, por meio de entrevistas e reuniões.
Os elementos da cultura
organizacional contribuem com a orientação para o processo de planejamento
estratégico, pois ela é o caminho inicialmente trilhado. Para que o planejamento
estratégico seja executado com sucesso, é essencial que todos saibam o seu
papel dentro da organização.
Quando os norteadores são claramente internalizados pelos integrantes que
atuam na empresa, não há falhas na execução do que fora planejado. A
disseminação da cultura organizacional é extremamente importante no que diz
respeito ao planejamento estratégico.
2. A partir dos
elementos apresentados no caso, como poderiam se estabelecer a missão e a visão
da empresa? Quais elementos justificam a sugestão apresentada?
Resposta:
Missão: Oferecer produtos e serviços imobiliários, com o objetivo
de satisfazer os clientes, transmitindo a eles confiança e segurança, trazendo
sustentabilidade á empresa e valorizando assim a marca Tecnisa.
Visão: Ser reconhecida pela excelência no segmento imobiliário,
tornando-se referência pelo bom relacionamento com seus clientes e
colaboradores.
Os elementos que justificam a minha sugestão
para a missão e visão da Tecnisa são:
Os valores, por estar transmitindo ética, transparência,
compromisso com a qualidade e satisfação dos clientes.
As crenças, por estar relacionada com a percepção entre a
organização e seus colaboradores, produtos e clientes.
Os rituais
ou cerimônias, para motivar os colaboradores e reduzir
conflitos, para que isso não seja transmitido aos clientes.
As normas, pois
são estabelecidas pela empresa e devem ser seguidas pelos seus colaboradores.
E a
comunicação, pois baseia-se na troca de informações com
os líderes, colaboradores e clientes.
3. A partir do
conceito de co-criação, considerando o conceito de Marketing 3.0, como esse
processo poderia ser desenhado para a empresa, que encontra-se em processo de
inserção no mercado internacional?
Resposta:
Considerando
esses conceitos, o processo deveria ser desenhado focando na ampliação do
mercado, buscando aumentar a
produtividade, otimizar o tempo, reduzir custos e elevar a competitividade. Por
isso, o planejamento desse processo precisa ser bem desenvolvido para
colocá-los em prática. Para esse planejamento ser desenhado corretamente a
empresa precisa: mapear os processos atuais e construir fluxo de trabalho,
adquirir tecnologias necessárias para a melhoria desses processos, flexibilizar
as atividades para melhorar o processo, preparar a equipe para o uso desse
processo, e monitorar os resultados.
4. Quais são os
estilos de liderança que melhor se enquadram ao modelo da empresa? E quais são
os tipos de poder que melhor contribuem com a empresa? Justifique a resposta.
Resposta:
O estilo de liderança que melhor se enquadra
ao modelo da empresa é a liderança
democrática, pois o líder estimula a participação do grupo e orienta as
tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas
após debate e em conjunto.
Os tipos de poder que contribuem com a empresa são:
Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para dispor
resultados recompensadores.
Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados
indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo.
O poder coercitivo explora o medo.
Poder
Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças
no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou
influenciar os outros.
Poder de
referência: É o poder de influenciar o outro pela
força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem
como referência.
Poder de
Especialização: Baseia-se na posse de experiência,
conhecimento e talento.
5. Quais seriam as
possíveis falhas que podem ser encontradas no processo de comunicação de uma
empresa deste porte? Justifique a resposta.
Resposta:
As
possíveis falhas de comunicação na empresa desse porte são:
O não Cumprimento de Prazos: Primeiro é preciso saber qual é o motivo
desse atraso. Geralmente é resultado de um briefing incompleto ou mal
interpretado. A troca de informações entre o cliente e a equipe precisam ser
clara, objetiva e direta.
Metodologia Ultrapassada no Gerenciamento de
Projetos: Utilizar ferramentas
e métodos ultrapassados é dar um tiro no próprio pé. Isso aumenta demais os
ruídos de comunicação.
Gerenciamento de Custos e Mau Funcionamento: Saber
quanto vai custar e o retorno que ele dará para a empresa seria o básico no
processo de gerenciamento de custos. Se não adotar as ferramentas necessárias
de gestão de tempo, as falhas na comunicação desses valores e de
suas variáveis serão uma constante.
Líderes que não Possuem o Perfil de Liderança: Pessoas que não possuem perfil de
liderança ocupando cargos de liderança. Isso gera desinteresse e baixo
desempenho da equipe.
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