sábado, 28 de dezembro de 2013

Boston


Boston
Localidade dos Estados Unidos Estados Unidos
Boston Montage.jpg
Do topo, em sentido horário: Panorama de Back Bay, visto do rio Charles, Fenway Park, Igreja Cristã da Ciência, Boston Common e o panorama de Downtown Crossing, panorama do Distrito Financeiro visto do Porto de Boston, e o Massachusetts State House.
Flag of Boston.svgSeal of Boston.svg
Cognome(s): Beantown ("A vila do feijão"),1
The Hub (of the Universe) (O núcleo (do universo)),1
The Cradle of Liberty (O berço da liberdade),2
The Cradle of Modern America
(O berço da América Moderna),1
The Athens of America (A Atena da América),3
The Walking City(A cidade andante)1
Lema(s): Sicut patribus sit Deus nobis ("Assim como Deus estava com nossos pais, que ele esteja conosco", em língualatina)
Boston está localizado em: Massachusetts
Boston
Localização de Boston em Massachusetts
Boston está localizado em: Estados Unidos
Boston
Localização de Boston nos Estados Unidos
Dados gerais
Fundado em7 de setembro de 1630 (383 anos)
Incorporado em4 de março de 1822 (191 anos)
PrefeitoThomas Menino (D)
Gentílicobostoniano(a) (Bostonian)
Localização
42° 21' 28" N 71° 03' 34" O
CondadoSuffolk
Estado Massachusetts
Tipo de localidadeCidade
Fuso horário-5/-4
Características geográficas
Área232,17 km²
- terra125,04 km²
- água107,12 km²
- metrópole11 683 km²
População(20104 5 6 )617 594 hab. (4 938,99 hab/km²)
- urbanizada4 181 019
- metrópole4 591 112
Altitude43 m
Códigos
Código postal02108–02137, 02163, 02196, 02199, 02201, 02203, 02204, 02205, 02206, 02210, 02211, 02212, 02215, 02217, 02222, 02228, 02241, 02266, 02283, 02284, 02293, 02295, 02297, 02298, 02467
código FIPS25-07000
Sítio webcityofboston.gov
Boston ma highlight.png
Localização de Boston, no Condado de Suffolk, Massachusetts.

Portal Portal Estados Unidos
Boston é a capital e também a cidade mais populosa do estado norte-americano de Massachusetts. Localiza-se no Condado de Suffolk, do qual é sede.
Conta com cerca de 5,8 milhões de habitantes na sua área metropolitana, sendo a maior cidade da zona de Nova Inglaterra e uma cidade global possuidora de um extenso centro financeirocomercialindustrial e universitário. É a 22ª cidade mais populosa do país. Possui um sistema metropolitano (Metro de Boston) e o aeroporto internacional-Boston Logan International Airport (BOS).
Fundada pelos ingleses em 1630, tornou-se o principal centro cultural da América Anglo-Saxônica. Os britânicos retiraram-se da cidade em 1776, depois de várias revoltas, entre as quais o célebre Boston Tea Party. Durante os séculos XIX e XX, tornou-se um centro industrial de grande importância, atraindo imigrantes de todo o mundo, em especial da Irlanda. A comunidade portuguesa na cidade é também bastante importante, nomeadamente a originária dos Açores. Boston possui uma comunidade brasileira expressiva. Muitos brasileiros que habitam a cidade provém do estado brasileiro de Minas Gerais. Boston é um dos principais polos educacionais dosEstados Unidos, onde se destacam instituições de educação superior tais como a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Além disso, uma das 5 melhores escolas de língua inglesa do mundo situa-se em Boston: é a Escola de Inglês da Nova Inglaterra, que fica na Praça de Harvard.
Boston se destaca no cenário mundial pela ousada construção do chamado "Big Dig". Várias interestaduais foram transferidas de vias expressas de superfície para túneis de até dez pistas. Esse projeto durou cerca de 12 anos e foi completado em 2006.
Em abril de 2013, a cidade sofreu um atentado que matou três pessoas e deixou mais de cem feridos, durante sua tradicional maratona.

História[editar | editar código-fonte]

A História de Boston começou com imigrantes Puritanos desembarcando na Baía de Massachusetts, em 1630. A cidade foi fundada com o nome de Trimontaine. Os peregrinos que fundaram Plymouth geralmente são confundidos com os Puritanos em Trimountaine, mas são dois grupos distintos. As duas colônias se juntaram apenas com a criação da Província de Massachusetts em 1691.
A cidade começou a crescer com o aumento das viagens ao Novo Mundo, e muitos ingleses imigraram para Trimountaine, tornando a vila uma pequena cidade. Muitos desses imigrantes vieram de uma cidade da Inglaterra chamada Boston. Após a chegada, foi decidido que o nome da cidade de Trimountaine seria alterado para "The Town of Boston" (O Município de Boston). Com a chegada de cada vez mais ingleses, Boston se tornou o centro cultural, econômico e de civilização das colônias do Império Britânico na América do Norte.
Muitos ainda se viam como súditos do rei, mas as tensões nas colônias começavam a aparecer. E o epicentro delas era Boston. A população protestava contra os altos impostos, más condições de vida e nenhum representante no Parlamento. Com a ajuda da imprensa escrita, personalidades como Benjamin Franklin e Samuel Adams começavam a formar os primeiros focos de sentimento rebelde nos colonos Americanos.
Em 1769, havia um "casaco vermelho" (antiga tropa do Exército Britânico) para cada quatro habitantes em Boston, o que configurava praticamente uma cidade ocupada. Descontentes com a falta de emprego, miséria e sem voz no parlamento, os colonos foram para as ruas em 5 de março de 1770 em frente ao Old State House para protestar contra o governo Britânico. Oito casacos vermelhos com ordem para não atirar tentavam conter a multidão. Após provocações e agressões contra os soldados, os britânicos abriram fogo contra a população, matando quatro colonos. Esse episódio ficou conhecido como "Boston Massacre" (O Massacre de Boston). Em 1773, uma notícia chegou aos jornais de Boston: a Inglaterra havia revogado todos os impostos, exceto um. A sequência desse acontecimento culminaria em um dos protestos mais famosos da história. O único imposto não revogado pelos ingleses era o do chá. Ao amanhecer de 19 de dezembro de 1773, os colonos subiram a bordo dos barcos ingleses e jogaram no mar mais de um milhão de dólares em chá britânico, importado da Índia pela companhia de Comércio das Índias Orientais, que recebeu o chá do governo britânico por estar quase falida. O protesto dos colonos ficou conhecido como Boston Tea Party, ou Festa do Chá de Boston.
A revolução começou em 1776, terminando em 1783. Após o término, Boston começou a crescer explosivamente. Vários imigrantes vieram da Europa, aumentando a população da cidade. Entretanto, Boston tinha uma área muito pequena, e era cercada por água. O único acesso por terra era pelo chamado Boston Neck, ou "Pescoço de Boston", uma fina área de terra ao sul da cidade, onde hoje é Chinatown. E a área de terra que sobrava era reduzida devido ao Beacon Hill, um morro na cidade que diminuía ainda mais o espaço. Mas a população achou uma maneira de resolver os dois problemas ao mesmo tempo.
Em um dos maiores Aterramento marítimos da história, a terra foi retirada de Beacon Hill e jogada em cima do Charles River, aumentado a área de Boston e possibilitando maior crescimento. Mesmo assim, a cidade perdeu o papel de principal porto da América para Nova Iorque no século XIX, contudo seu crescimento continuou explosivo. Em 1822, os cidadãos de Boston votaram para uma nova mudança de nome, de "The Town of Boston" (O Município de Boston) para "The City of Boston" (A cidade de Boston). Durante a Guerra Civil (1861-1865), Boston virou um dos centros de movimento abolicionista.
Muitos dos imigrantes que vieram a cidade provinham da Irlanda, e atualmente Boston é uma cidade Cosmopolita.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Aerial view of the Boston area from space
Vista aérea da área metropolitana de Boston vista do espaço
Boston vista de um avião
Boston tem uma área de 89,6 milha quadradas (232 km2), 48,4 milha quadradas (125 km2) (54%) de terra e 41,2 milha quadradas (107 km2) (46%) de água, e é terceira cidade americana mais densamente povoada que não é parte da área de outra grande cidade metropolitana.nota 1Isto é devido a anexação de outras vilas da Nova Inglaterra. A altitude da cidade, medida no Aeroporto Internacional de Logan, é de 19 pés (5,8 m) acima do nível do mar.7 O ponto mais alto de Boston é o Bellevue Hill a 330 pés (100 m) acima do nível do mar, e o ponto mais baixo é o próprio nível do mar.8 Situada próxima ao Oceano Atlântico, Boston é a única capital estadual na parte continental dos Estados Unidos com costa oceânica. 9
Boston é cercada pela região da Grande Boston e têm divisas contíguas com as cidades e vilas de Winthrop, Revere, ChelseaEverettSomervilleNewtonBrooklineNeedham, Dedham, CantonMilton, and Quincy. O rio Charles separa Boston de Cambridge e Watertown, e separa seu próprio bairro Charlestown. Para o leste, encontra-se o Porto de Boston e a Área de Recreação Nacional das Ilhas do Porto de Boston (que inclui parte do território da cidade, especificamente Ilha Calif, Ilha Gallops, Ilha Great Brewster, Ilha Verde, Pequena Ilha Brewster, Pequena Ilha Calf, Long Island, Ilha Lovells, Ilha MIddle Brewster, Nixes Mate, Ilha Outer Brewster, Ilha Rainsford, Shag Rocks, Ilha Spectacle, The Graves, Ilha Thompson. O rio Neponset forma a divisa entre os bairros do sul de Boston e a cidade deQuincy e a vila de Milton. O rio Mystic separa Charlestown de Chelsea, Everett e Chelsea Creek, e o Porto de Boston separa Boston Leste de Boston.10
O suprimento de água da cidade, dos reservatórios Quabbin e Wachusett no oeste,11 é um dos poucos nos Estados Unidos que de tão puros satisfazem a norma de qualidade federal sem filtragem.12
Boston skyline looking west with Boston Harbor in the foreground
Panorama de Boston vista do Aeroporto Internacional de Logan logo depois do amanhecer.

Paisagem Urbana[editar | editar código-fonte]

Boston é às vezes chamada da "cidade dos bairros" devido à profusão de diversas subseções. Existem 21 bairros oficiais.13
Reflecting pool with highrises in the background
Espelho d'água de Igreja Cristã Científica. A Torre Prudential e a avenida Huntington estão ao fundo.
Mais de dois terços da área interna de Boston não existia quando a cidade foi fundada, mas foi sido preenchida pelo passar do tempo 14 com terra dos três montes originais de Boston, o Trimountain, do qual veio o nome da rua Tremont, e com cascalho trazido por trem de Needham para preencher a região de Back Bay.15 O Centro e suas imediações consistem largamente de prédios baixos, usualmente de estilo Federal e de arquitetura neogrega, de alvenaria, intercalados com altos prédios modernos, principalmente no Distrito Financeiro, no Centro Governamental e no Sul de Boston.16 A região de Back Bay inclui muitos marcos proeminentes, como a Biblioteca Pública de Boston, A Primeira Igreja Cristã Científica, Praça Copley, a rua Newbury, e os dois maiores prédios da Nova Inglaterra, a Torre John Hancock e a Torre Prudential.17
Perto da Torre John Hancock está o antigo Prédio John Hancock, com seu iluminado proeminente farol, cuja cor prevê o tempo.18 Menores áreas comerciais estão intercaladas entre áreas residenciais. O Distrito Histórico de South End é o maior bairro sobrevivente da era vitoriana nos Estados Unidos.19 A geografia do Centro e do Sul de Boston foi particulamente impactada pela Projeto da Artéria/Túnel Central, que permitiu a remoção dos elevados e a incorporação de novos espaços verdes e áreas abertas.20

Parques e recreação[editar | editar código-fonte]

City skyline with a body of water in the background and a green park in the foreground
Boston Common visto da Torre Prudential
Boston Common, localizado perto do Distrito Financeiro e de Beacon Hill, é o parque público mais antigo nos Estados Unidos.21 Junto com o adjacente Jardim Público de Boston, é parte do Emerald Necklace, uma linha de parques projetado por Frederick Law Olmsted para cercar a cidade. O Emerald Necklace inclui a Lagoa Jamaica, a maior lagoa de água doce de Boston e o Parque Franklin, o maior parque da cidade e casa do Parque Zoológico Franklin.22 Outro grande parque é a Esplanade, localizada ao longo das margens do rio Charles. O Hatch Shell, um lugar para eventos ao ar livre, está localizado junto a Esplanade do rio Charles. Outros parques estão esparramados pela cidade, sendo os maiores parques e praias localizadas perto de Castle Island, em Charlestown e ao longo das costas de Dorchester, Sul de Boston e Leste de Boston.23
O sistema de parques de Boston têm boa reputação nacional. Na classificação do ParkScore de 2013, o The Trust for Public Land reportou que Boston estava empatada com Sacramento e San Francisco por ter o terceiro melhor sistema de parques entre as 50 cidades mais populosas dos Estados Unidos.24 O ParkScore classifica os sistemas de parques das cidades por uma formula que analisa a média dos tamanhos dos parques das cidades, a área dos parques em relação a área da cidade, a quantidade de residentes dentro de meia milha (805 m) de um parque, o consumo dos serviços dos parques por residente e o número de áreas de recreação por 10 000 residentes.

Clima[editar | editar código-fonte]

Boston tem um clima continental com alguma influência marítima, e está dentro da transição do clima subtropical húmido (Köppen "Cfa") para um clima continental húmido (Köppen "Dfa"),25 26apesar dos subúrbios no norte e no oeste da cidade serem mais frios no inverno e caírem usualmente na segunda categoria. Verões são tipicamente quentes, chuvosos e húmidos, enquanto os invernos oscilam entre períodos de chuva fria e neve. A primavera e o outono são geralmente brandos, com as condições dependentes na direção do vento e na posição das correntes de jato. Padrões de vento predominantes que vão em direção ao mar minimizam a influência do Oceano Atlântico. 27
Autumn foliage with a city skyline in the distant background
Panorama de Boston ao fundo, com folhas de outono na frente
O mês mais quente é julho, com uma temperatura média de 73,4 °F (23 °C). O mês mais frio é janeiro, com uma média de 29,0 °F (-1,7 °C). Períodos que excedem 90 °F (32,2 °C) no verão e menos que 10 °F (-12,2 °C) no inverno não são incomuns, mas raramente longos, com uma média de treze dias por ano nestes extremos.28 Extremos variam entre −18 °F (-27,8 °C) em 9 de fevereiro de 1934 até 104 °F (40 °C) em 4 de julho de 2011.29
A localização costeira de Boston na América do Norte modera sua temperatura, mas deixa a cidade vulnerável à tempestade nor'easter que traz muita neve e chuva.30 A cidade tem média de 43,7 polegadas (1 110 mm) de precipitação por ano, com 45,1 polegadas (115 cm) de neve por ano.28 31 A neve aumente dramaticamente quando entra mais dentro do continente, longe da influência quente do oceano.32 A maioria das quedas de neve ocorrem de dezembro a março. Geralmente não há neve em abril ou novembro, e é muito raro em maio e outubro.33 34
Neblina é bastante comum, principalmente na primavera e no começo do verão, e as tempestades tropicais ou furacões podem ameaçar a região, especialmente no começo do outono. Por causa de sua situação, ao longo do Atlântico Norte, a cidade é geralmente sujeita à brisa do mar, especialmente no fim da primavera, quando a temperatura da água ainda está fria e as temperaturas da costas estão mais que 20°F (11°C) frias do que o interior.35 36
Tempestades ocorrem de maio a setembro, que são ocasionalmente severa com chuva de granizo, ventos e chuvas fortes.30 Apesar do Centro de Boston nunca ter sido atingido por um tornado violento, a cidade já sofreu muitos alertas de tornado. Tempestades que causam dano são mais comuns nas áreas ao norte, oeste e nordeste da cidade. 37

[Esconder]Dados climatológicos para Boston (Aeroporto Logan), 1981−2010 normais, extremos 1872−presente
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima registrada (°C)22213234363840393932282440
Temperatura máxima média (°C)2471319242726221611515
Temperatura mínima média (°C)-5-4-05101519181483-27
Temperatura mínima registrada (°C)-25-28-22-11-151081-4-19-27-28
Chuva (mm)85,382,6109,79588,493,587,183,687,4100,1101,3961 110
Neve (mm)355,6287198,148,300000033223,51 145,5
Dias de chuva11,39,811,611,212,010,89,69,48,69,410,611,6125,9
Dias de neve6,85,34,2,800000,1,84,622,6
Horas de sol164,3169,5213,9228,0266,6288,0300,7275,9237,0207,7144,0142,62 638,2
Fonte: NOAA38 28 HKO (sun only, 1961–1990),31

Demografia[editar | editar código-fonte]

Crescimento populacional
CensoPop.
179018 320
180024 93736,1%
181033 78735,5%
182043 29828,1%
183061 39241,8%
184093 38352,1%
1850136 88146,6%
1860177 84029,9%
1870250 52640,9%
1880362 83944,8%
1890448 47723,6%
1900560 89225,1%
1910670 58519,6%
1920748 06011,6%
1930781 1884,4%
1940770 816-1,3%
1950801 4444,0%
1960697 197-13,0%
1970641 071-8,1%
1980562 994-12,2%
1990574 2832,0%
2000589 1412,6%
2010617 5944,8%
Fonte: US Census4 39
Segundo o censo nacional de 20104 a sua população é de 617 594 habitantes e sua densidade populacional é de 4 939 hab/km². Possui 272 481 residências, que resulta em uma densidade de 2 179,07 residências/km².
Boston fica incluída na megalópole do Nordeste dos Estados Unidos, frequentemente designada por BosWash por se estender geograficamente entre Boston eWashington D.C.. Entre as principais cidades inseridas na megalópole estão Nova IorqueFiladélfiaBaltimoreNewarkProvidenceWorcesterYonkers,TrentonJersey City.
Desde 1790, a população de Boston cresceu muito, mas durante alguns anos, houve vários declínios na população.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Boston tem uma das equipes mais famosas de beisebol, o Boston Red Sox que joga na MLB e foi um dos fundadores da liga, manda seus jogos em casa noFenway Park, seu estádio foi construído em 1912 e é o mais velho ainda em uso nos Estados Unidos. Boston possui também fortes equipes em outros esportes.
O New England Patriots (NFL) chegou em 7 vezes ao Super Bowl (1985-86, 1996-97, 2001-02, 2003-04, 2004-05, 2007-08 e 2011-12) e venceu 3 (2001-02, 2003-04 e 2004-05). No basquete (NBA) o Boston Celtics tem 17 títulos da NBA e venceu pela última vez na temporada 2007-08. No beisebol o Boston Red Sox venceu 8 vezes a World Series(1903, 1912, 1915, 1916, 1918, 2004, 2007 e 2013). O Boston Bruins (NHL) tem 6 conquistas da Stanley Cup (1928-29, 1938-39, 1940-41, 1969-70, 1971-72, 2010-11)

Educação[editar | editar código-fonte]

As Escolas Públicas de Boston gerencia escolas públicas.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Panorama de Boston

Nenhum comentário:

Postar um comentário