quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Deserto de Atacama

.

Deserto de Atacama
Imagem de satélite do deserto do Atacama.

Imagem de satélite do deserto do Atacama.
BiomaDeserto
Área105 000 km²
Países Argentina
 Bolívia
 Chile
 Peru
Parte daAmérica do Sul
Mapa do Atacama. A área geralmente definida como o Atacama está em amarelo. Em laranja estão área áridas circundantes do Deserto de Nazca, Altiplano, Puna de Atacama e Norte Chico.

Mapa do Atacama. A área geralmente definida como o Atacama está em amarelo. Em laranja estão áreaáridas circundantes do Deserto de NazcaAltiplano,Puna de Atacama e Norte Chico.

deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.
As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas nodeserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileirosfotógrafos,astrônomoscientistaspesquisadoresmotociclistas e aventureiros.
Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, osbares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

História[editar | editar código-fonte]

A região foi primeiramente habitada pelos atacamenhos, povo da região juntamente com a civilização dos nativos aymaras, ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí o seu nome deserto de Atacama.
Tal riqueza é guardada em importantes museus, salientando-se o Museu de San Miguel de Azapa localizado no Vale de Azapadadeduer distante 12 km de Arica e o Museu Del Padre Le Paige, em São Pedro de Atacama.
Há importantes manifestações de arte rupestre pré-colombianas na região, que é o berço de uma das maiores esculturas de figura humana feita na pré-história, o Gigante do Atacama.
Nas entranhas do deserto também podem-se descobrir ruínas intactas como as Vivendas Circulares de Tulor, que datam do 800 a.C., e aspukaras, fortalezas de defesa em Quitor e Lasana, além do centro administrativo Inca em CatarpeArica.

Motivos da baixa umidade[editar | editar código-fonte]

Andes[editar | editar código-fonte]

cordilheira dos Andes impede a chegada de ar úmido do Oceano Atlântico pois funciona como uma barreira para a corrente de ar e assim ocorre uma chuva orográfica a umidade não chega ao outro lado das montanhas, deserto de Atacama

Oceano Pacifico[editar | editar código-fonte]

Oceano Pacífico seria então o encarregado de umidificar a região do deserto de Atacama mas, por ser uma corrente marítima fria não ocorre evaporação da água sendo que o ar que vai em direção ao deserto é seco.

Características[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Possui clima quente durante o dia e frio à noite, mas ao longo do ano é seco, apresentando variações de temperatura que vão de 0 °C a 40 °C. A falta de chuva nessa região é devida às correntes marinhas do Pacífico. A corrente marinha de Humboldt, deixa o ar muito frio, que ao se chocar com as correntes quentes do Pacífico geram condensação e consequentemente chuva. Porém, até chegar no deserto, as nuvens se descarregam chegando lá já vazias, fazendo com que não chova lá. Já foi registrado como o menor índice pluviométrico do planeta.

Flora[editar | editar código-fonte]

É formada basicamente por árvores de pequeno porte, como a Pimienta e o Algarrobo, arbustos como o Chanhar e plantas como a Anhanhuca e a Brea que crescem na sua maioria ao longo dos vales e na região da precordilheira e cactos que crescem principalmente nas serras próximas à costa mais ao sul. Deve-se ressaltar as plantas que crescem, eventualmente apenas, na região em que ocorre o fenômeno do Inverno Florido entre as cidades de Copiapó e Vallenar. O deserto de Atacama em geral apresenta um terreno rochoso muito seco e pouco propicio a brotar algumas plantas. Em alguns lugares próximos à região de Antofagasta existem grandes áreas de deserto absoluto, onde o solo é completamente desprovido de vegetação.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O terreno da região é bastante diversificado tanto no aspecto de altitude como de formação, variando de altitudes quase ao nível do mar até 6 885 metros, como no caso do vulcão Ojos del Salado. Também encontram-se áreas marcadas por erosãodunas e montanhas. O solo é diversificado, mas é composto basicamente de sal e areia.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

A região, apesar de ser seca e não apresentar um índice pluviométrico relevante, apresenta alguns lagos com água quase todo o ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para os animais os quais lá habitam.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O deserto de Atacama é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 1400 anos sem indícios de chuva.
  • É considerado o deserto mais alto e árido.
  • Apesar de não haver chuvas é quase comum nevar em partes da região perto dos vulcões.
  • O Deserto de Atacama pode ser comparado com algumas cidades em certas épocas como Brasília nos períodos de Junho a Setembro por ter umidade relativa do ar com uma média de 5%, e com pouca precipitação, pela causa da umidade do ar ficar mais baixa que o deserto mas a temperatura menor.
  • Já foi palco de muitos programas jornalísticos e outras atrações culturais. Os clipes musicais "Ciúmes", da ainda cantora Angélica e "Frozen", da diva pop Madonna também foram gravados sobre o famoso Mar de Sal do deserto.
  • Este deserto é o palco do clímax do filme Quantum of Solace, no eco - hotel Perla de las Dunas.
  • É o deserto mais seco da terra.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O Deserto do Atacama é muito visado por turistas, para prática do trekkingmontanhismomontariaoff-road e mountain bike, e arqueólogos devido a possuir interessantes artefatos arqueológicos e históricos, além de salinasgêiseresvulcõeslagoas coloridas, vales verdejantes e canyons de água cristalina. Também há múmias com mais de 1000 anos deixadas pelosChinchorros (antigos habitantes da área).

Nenhum comentário:

Postar um comentário