sábado, 7 de junho de 2014

Catar


دولة قطرDawlat Qaṭar
Estado do Catar
Flag of Qatar.svg
Emblem of Qatar.svg
BandeiraBrasão de armas
Hino nacionalAs Salam al Amiri
MENU
0:00
Gentílico: catarense; catari; catariano

Localização de {{{nome_pt}}}
CapitalDoha
Cidade mais populosaDoha
Língua oficialÁrabe
GovernoMonarquia absoluta
 - EmirTamim bin Hamad al-Thani
 - Primeiro-ministroAbdullah bin Nasser bin Khalifa Al Thani
Independênciado Reino Unido 
 - Data3 de Setembro de 1971 
Área 
 - Total11 437 km² (159.º)
 FronteiraArábia Saudita
População 
 - Estimativa de 20131,903,4471 hab. 
 - Censo 20101,699,4352 hab. 
 - Densidade146 hab./km² 
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 182,004 bilhões3 (56.º)
 - Per capitaUS$ 88 232 (1.º)
IDH (2012)0,834 (36.º) – muito elevado4
MoedaRial (QAR)
Fuso horárioAST (UTC+3)
 - Verão (DST)(não observado) (UTC+3)
Cód. Internet.qa, قطر.
Cód. telef.+974

Mapa de {{{nome_pt}}}
Catar5 6 7 Nota 1 (em árabe: قطر‎, AFI[ˈqɑtˤɑr]), também referido comumente como Qatar, é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste daPenínsula Arábica. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.
Com um regime autoritário, o Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou emir após depor seu pai, Khalifa bin Hamad Al Thani, em um golpe de Estado​​.8
Foi um protetorado britânico até ganhar a independência em 1971. Desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, devido às receitas oriundas do petróleo e do gás natural (possui a terceira maior reserva mundial de gás)9 10 . Antes da descoberta do petróleo, sua economia era baseada principalmente para a extração de pérolas e comércio marítimo. Atualmente, lidera a lista dos países mais ricos do mundo pela revista Forbes9 e de países com maiordesenvolvimento humano no mundo árabe.11 Desde a primeira Guerra do Golfo, tem sido um importante aliado militar dosEstados Unidos da América e atualmente abriga a sede do Comando Central da superpotência na região.12
Com uma população estimada em 1,9 milhões de habitantes, apenas 250 mil são nativos catarianos. Os demais são trabalhadores estrangeiros,13 especialmente de outras nações árabes (13%), Subcontinente indiano (Índia 24%, Nepal16%, Bangladesh 5%, Paquistão 4%, Sri Lanka 2%), Sudeste Asiático (Filipinas 11%) e demais países (7%).14 Também é um dos poucos países do mundo em que seus cidadãos não pagam impostos.15

História[editar | editar código-fonte]

Forte Zubara.
Hamad bin Khalifaemir do Catar entre 1995 e 2013.
O Catar é um dos muitos novos emirados na Península Arábica. Depois de ser dominado pelos persas durante milhares de anos e, mais recentemente, peloBahrain, pelos turcos otomanos e pelos britânicos, o Catar transformou-se num país independente a 3 de Setembro de 1971. Ao contrário da maior parte dos emirados vizinhos, o Catar recusou tornar-se parte da Arábia Saudita ou dosEmirados Árabes Unidos.
A descoberta de petróleo, com início na década de 1940, transformou por completo a economia da nação. Antes, o Catar era uma região pobre, dependente da pesca e das pérolas, com pobreza generalizada. Hoje, o país tem um nível de vida elevado e todas as amenidades de uma nação moderna.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Área desértica no Catar.
O país ocupa toda a península de Catar, na costa noroeste da península Arábica, junto ao Golfo Pérsico. O clima é seco e quente, e o território é plano e desértico.
O seu fuso horário é +3h. Ocupa uma área de 11.437 km². O seu clima é árido tropical. Os municípios mais populosos sãoDoha (com 796,947 habitantes), Al Rayyan (com 455,623 habitantes) e Al Wakrah (com 141,222 habitantes) (dados do censo realizado em 2010).

Demografia[editar | editar código-fonte]

população do Catar foi estimada pelo censo16 realizado pela QSA (Qatar Statistics Authotity) em 2010 em 1.699.435 habitantes. O censo mostra, ainda, que grande parte da população se concentra nos municípios de Doha e Al Rayyan, que juntas, apresentam 74% dos habitantes do país.
Além disso, o censo realizado em 2010 destaca importantes dados com relação à população do Catar:
  • De 2004 a 2010 a população total aumentou 124%.
  • A proporção da população, por sexo, é: 75,6% masculina, 24,4% feminina.
  • Em Doha, a densidade demográfica é de 3.394 por quilômetro quadrado.
  • Quase metade da população vive em Doha, que conta com 796.947 habitantes.

Política[editar | editar código-fonte]

Sob a liderança da família Al Thani, cuja origem pode ser rastreada até a tribo Banu Tamim, o Catar têm sido governado desde que a Casa de Thani foi estabelecida, em 1825. Não há legislatura independente, e os partidos políticos são proibidos. As eleições parlamentares, que foram originalmente prometidas para 2005, acabaram adiadas indefinidamente.
O oitavo Emir do Qatar é Tamim bin Hamad Al Thani, cujo pai Hamad bin Khalifa Al Thani entregou o poder a ele em 25 de junho de 2013. O chanceler supremo possui o poder exclusivo de nomear e destituir o primeiro-ministro e ministros, que, juntos, compõem o Conselho de Ministros, que é a autoridade executiva suprema no país. O Conselho de Ministros também inicia a legislação. As leis e decretos propostas pelo Conselho de Ministros, são encaminhadas ao Conselho Consultivo (Majilis Al Shura) para discussões, sendo posteriormente submetidas ao Emir para ratificação.
A Assembleia Consultiva, ou Majlis Al-Shura, têm limitado a autoridade legislativa para elaborar e aprovar leis, mas o Emir possui a palavra final em todas as questões. Nenhuma eleição legislativa têm sido realizada desde 1970, quando ocorreram eleições parciais para o corpo. As eleições para o Majlis al-Shura foram anunciadas, e depois adiadas por diversas vezes. Em 2011, o sétimo Emir anunciou que as eleições para o conselho seriam realizadas no segundo semestre de 2013.
Em 2003, o Catar adotou uma nova constituição, que previa a eleição direta de 30 dos 45 membros do Conselho Consultivo.17 Desde 2012, o conselho é composto inteiramente por membros nomeados pelo Emir. Os 29 membros eleitos do Conselho Central Municipal (CMC), têm limitado a autoridade consultiva, destinada a melhorar os serviços municipais. O CMC faz recomendações ao Ministério dos Negócios Municipais e Agricultura. As discordâncias entre o CMC e o Ministério podem ser levadas ao Conselho de Ministros para resoluções. As eleições municipais estão marcadas para cada quatro anos. As eleições mais recentes para o conselho ocorreram em maio de 2011. Antes de1999, os membros do CMC eram nomeados pelo governo.

Forças armadas[editar | editar código-fonte]

As forças armadas do Catar são constituídas de ExércitoMarinha e Força Aérea. O Catar desempenha um papel importante nos esforços de defesa coletiva do Conselho de Cooperação do Golfo. A presença de uma grande base militar norte-americana no país oferece uma fonte garantida de defesa e segurança nacional. Em 1991, o Catar participou da Batalha de Khafji com um batalhão. Mais recentemente, em 2011, participou da intervenção militar na Líbia.18

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O Catar está dividido em 10 municípios (muhafazat, singular - muhafazah):
  1. Ad Dawhah
  2. Al Ghuwariyah
  3. Al Jumaliyah
  4. Al Khawr
  5. Al Wakrah
  6. Ar Rayyan
  7. Jariyan al Batnah
  8. Madinat ash Shamal
  9. Umm Salal
  10. Mesaieed
Municipalities of Qatar.svg

Economia[editar | editar código-fonte]


O Catar tem experimentado um rápido crescimento econômico ao longo dos últimos anos graças aos elevados preços do petróleo e em 2008 publicou seu oitavo superávitorçamentário consecutivo. A política econômica é focada no desenvolvimento não associado às reservas de gás natural e em aumentar o investimento privado e estrangeiro em setores não-energéticos, mas o petróleo e o gás ainda representam mais de 50% do PIB do país, cerca de 85% das receitas de exportação e 70% das receitas do governo.
O petróleo e o gás deixaram o país com a segunda maior renda per capita - na sequência de Liechtenstein - e com um dos mais rápidos crescimentos econômicos do mundo. As reservas descobertas de petróleo, estimadas em 15 bilhões de barris, deverá permitir a continuação da produção nos níveis atuais por mais 37 anos. As reservas descobertas de gás natural do Catar são de cerca de 26 trilhões de metros cúbicos, cerca de 14% das reservas totais do mundo e a terceira maior reserva do planeta.
Antes da descoberta do petróleo, a economia da região do Catar era centrada na pesca e na extração de pérolas. Após a introdução da pérola japonesa cultivada no mercado mundial em 1920 e 1930, a indústria de pérolas do Catar entrou em declínio. No entanto, a descoberta de petróleo, no início dos anos 1940, transformou completamente a economia do Estado. Agora, o país tem um alto padrão de vida, com muitos serviços sociais oferecidos aos seus cidadãos e todas as comodidades de qualquer Estado moderno.
O rendimento nacional do Catar deriva principalmente das exportações de petróleo e gás natural. O país tem reservas de petróleo de 15 bilhões de barris (2,4 km³), enquanto as reservas de gás da gigante do Campo Norte, que fica na fronteira com o Irã e é quase tão grande quanto a própria península onde se localiza o país, são estimados entre 2.300 km³ a 23.000 km³ (que equivale a cerca de 80 milhões de barris (13 milhões m³) de petróleo). O Catar é muitas vezes referido como a Arábia Saudita do gás natural. A riqueza e o padrão de vida do Catar se comparam com os dos Estados da Europa Ocidental, tendo o país o maior PIB per capita no mundo árabe de acordo com o Fundo Monetário Internacional (2006)19 e o maior PIB per capita (com base na paridade do poder de compra) no mundo segundo o CIA World Factbook. Com nenhum imposto de renda, Catar, juntamente com o Bahrein, é um dos países com as menores taxas de impostos do mundo.
Boeing 787 da Qatar Airways. A empresa conecta mais 100 lugares ao redor do mundo ao seu hub, em Doha.
Enquanto o petróleo e o gás permanecerão, provavelmente por algum tempo ainda, como sendo a espinha dorsal da economia do Catar, o país pretende estimular o setor privado e desenvolver uma "economia baseada no conhecimento". Em 2004, o governo estabeleceu o "Parque Científico e Tecnológico do Catar" para atrair e manter empresas de base tecnológica e empresários do exterior no Catar. O país também criou a "Cidade da Educação", que consiste em campi de universidades internacionais. Para os 15º Jogos Asiáticos em Doha, foi construída a "Cidade dos Esportes de Doha", que consiste no estádio Khalifa, no ASPIRE Dome, centros aquáticos, centros de exposições e de muitos outros esportes e centros de edifícios relacionados. Após o sucesso dos Jogos Asiáticos, Doha foi postulante a candidata para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016,mas foi eliminada em agosto de 2008.20 Catar também planos para construir uma "cidade do entretenimento" no futuro.
O Catar pretende se tornar um modelo em transformação econômica e social na região. O investimento em larga escala em todos os setores sociais e econômicos também levam ao desenvolvimento de um mercado financeiro forte.
O "Centro Financeiro do Catar" (CRC) oferece às instituições financeiras com os serviços de classe mundial em investimento, margem e empréstimos sem juros, e apoio aocapital. Estas plataformas estão situados em uma economia baseada no desenvolvimento de seus recursos de hidrocarbonetos, mais especificamente a sua exportação depetróleo. Ela foi criada com uma perspectiva de longo prazo para apoiar o desenvolvimento do Catar e da região, desenvolvendo os mercados locais e regionais e reforçando os laços entre as economias baseadas em energia e entre os mercados financeiros globais.
Além do Catar em si, que precisa levantar capital para financiar projetos de mais de US$ 130 bilhões, o CRC também oferece um canal para as instituições financeiras para o acesso de quase US$ 1,0 trilhão de investimentos que se estendem ao longo do GCC (Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo) como um todo durante a próxima década.

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

Redação do canal de notícias catariano Al Jazeera
Críticas ao Emir na mídia é ilegal: de acordo com o artigo 46 da Lei de Imprensa do país, "O emir do Estado do Qatar não deve ser criticado e nenhuma declaração pode ser atribuída a ele a não ser sob uma permissão por escrito do gerente de seu escritório."21 Para a Freedom House, a imprensa do Catar "não é livre".22
Em 1996, o governo lançou a rede de televisão Al Jazeera, com sede principal em Doha, no Catar. Inicialmente com um canal de notícias emárabe, desde então se expandiu para vários canais de televisão especializados, tornando a rede mundialmente famosa.
mídia impressa tem se expandido, com mais de três jornais em língua inglesa e títulos em língua árabe. O grupo Oryx Advertising é a maior editora do Catar, responsável pelas publicações das revistas Qatar Today (única revista mensal de negócios em inglês),Qatar Al Youm (a única revista mensal de negócios em árabe), Woman Today (única revista para trabalhadores do sexo feminino) e GLAM (primeira revista internacional de moda no país).23 24 Com o advento das mídias sociais, portais de notícias on-line como Gulf Times Online e Qatar Chronicle ganharam popularidade entre o público no Catar.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Em 2 de dezembro de 2010 o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo FIFA de futebol em 2022 e no ano seguinte sediou a Copa da Ásia de Futebol masculino pela segunda vez em sua história.25

Nenhum comentário:

Postar um comentário