quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Bahamas


Commonwealth of The Bahamas
Comunidade das Bahamas
Bandeira das Bahamas
Brasão das Bahamas
BandeiraBrasão
LemaForward Upward Onward Together
("Para a frente, para cima, em frente, juntos")
Hino nacionalMarch On, Bahamaland
("Marche, terra das Bahamas")
Hino realGod Save the Queen
("Deus salve a rainha")
MENU
0:00
GentílicoBahamense / baamense,
ou bahamiano / baamiano,
bahamês / baamês1

Localização das Bahamas
CapitalNassau
25° 4' 00" N 77° 20' 00" O
Cidade mais populosaNassau
Língua oficialInglês
GovernoMonarquia constitucional
 - MonarcaIsabel II
 - Governadora-geralMarguerite Pindling
 - Primeiro-ministroPerry Christie
Independênciado Reino Unido 
 - Data10 de Julho de 1973 
Área 
 - Total13 878 km² (160.º)
 - Água (%)28%
População 
 - Estimativa de 2010353 658 hab. (177.º)
 - Censo 1990254 685 hab. 
 - Densidade23,27 hab./km² (181.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2005
 - TotalUS$ 10,785 bilhões(português brasileiro) ou mil milhões (português europeuUSD2  (145.º)
 - Per capitaUS$ 30 958 (34.º)
IDH (2013)0,789 (51.º) – elevado3
MoedaDólar baamiano (BSD)
Fuso horárioEST (UTC−5)
 - Verão (DST)EDT
Cód. ISOBHS
Cód. Internet.bs
Cód. telef.+1-242

Mapa das Bahamas
As Bahamas ou Baamas,1 4 5 oficialmente Comunidade das Baamas, são um país insular constituído por mais de3 000 ilhascayos e ilhéus no oceano Atlântico, a norte de Cuba e da ilha Espanhola (Haiti e República Dominicana), a noroeste do território ultramarino britânico das ilhas Turcas e Caicos e a sudoeste do estado estadunidense da Flórida. A sua capital é Nassau na ilha de Nova Providência. Geograficamente, as Baamas situam-se no mesmo arquipélago que Cuba, Espanhola e Turcas e Caicos.
Originalmente habitadas pelos Lucaianos, um ramo dos Taínos, falantes do aruaque, as Baamas foram o local do primeiro desembarque de Cristóvão Colombo no Novo Mundo em 1492. Apesar de os espanhóis nunca terem colonizado as ilhas, transportaram os lucaianos como escravos para a ilha Espanhola. As ilhas permaneceram quase despovoadas entre 1513 e 1648, quando colonos britânicos da Bermuda se estabeleceram na ilha de Eleutéria.
As Baamas tornaram-se uma colónia da coroa em 1718, quando os britânicos apertaram o cerco à pirataria. Depois daGuerra da Independência dos Estados Unidos, milhares de lealistas (apoiantes da monarquia britânica) e escravos africanos deslocaram-se para as Baamas e implantaram uma economia com base em plantações. O tráfico de escravos foi abolido noImpério Britânico em 1807 e muitos africanos libertados de navios negreiros pela Marinha Real foram colocados nas Baamas durante o século XIX. A escravatura em si foi abolida em 1834. Os descendentes destes escravos constituem a maioria da população baamiana atual.
As Baamas são um dos países mais ricos da América (a seguir aos Estados Unidos e ao Canadá), quanto a número de PIBper capita. Localizadas a aproximadamente 160 km da costa da Flórida, com um ótimo clima — com média de pouco mais de 32 °C — e com um mar cristalino de águas azuis turquesa e praias de areia branca perolada, as ilhas das Bahamas são um dos principais destinos turísticos mundiais.

Etimologia do nome[editar | editar código-fonte]

O nome Bahamas é derivado do espanhol baja mar ("águas rasas ou mar").[carece de fontes]

História[editar | editar código-fonte]

Crânio de um Lucaia. Este povoTaíno eram os habitantes originais das Bahamas.
Os Taínos (Antigos Índios das Bahamas) migraram em torno do século XI a.C. para o inabitado sul das Bahamas a partir daHispaniola e Cuba, tendo migrado para lá a partir da América do Sul. Eles vieram a ser conhecidos como os Lucaias. Estima-se que 30 mil lucaianos habitavam as Bahamas quando Cristóvão Colombo chegou em 1492. O primeiro desembarque de Colombo no Novo Mundo ocorreu na ilha chamada San Salvador (conhecida como Guanahani pelo povo lucaiano), a qual alguns pesquisadores acreditam ser a atual Ilha de San Salvador (também conhecida como Ilha de Watling), situada no sudeste das Bahamas.
Uma teoria alternativa diz que Colombo desembarcou para o sudeste em Samana Cay, de acordo com cálculos feitos em 1986 pelo escritor e editor da National Geographic Joseph juiz , com base no registo de Colombo. Evidência em apoio a este permanece inconclusiva. Na ilha a terra firme, Colombo fez o primeiro contato com os Lucaias e houve bens trocados com eles.
Os espanhóis forçaram a migração de grande parte da população Lucaia para a Hispaniola para uso no trabalho forçado; juntamente com o sofrimento da exposição a doenças a que eles não tinham imunidade, eles sofreram grande fatalidade. A população das Bahamas foi dizimada.6 [ligação inativa] A varíola devastou os índios Tainos depois da chegada de Colombo dizimando metade da população no que é agora Bahamas.7
Historiadores há muito tempo acreditavam que os europeus em geral não iniciaram a colonizar as ilhas até o meio do século XVII. No entanto, pesquisas recentes sugerem que pode ter havido tentativas de estabelecer as ilhas por grupos de Espanha, França e Grã-Bretanha, assim como por outros índios. Em 1648, os Aventureiros Eleutherianos, liderada porWilliam Sayle, migrou da Bermuda. Esses puritanos ingleses estabeleceram o primeiro assentamento europeu permanente na ilha que deram o nome de Eleuthera- o nome deriva da palavra grega para a liberdade. Mais tarde, eles se estabeleceram em Nova Providência, nomeando-a de Ilha de Sayle depois de um de seus governantes. Para sobreviver, os colonos obtinham bens salvados de naufrágios.
Em 1670 o Rei Charles II concedeu as ilhas para o Lordes Proprietários das Carolinas, que alugaram as ilhas do rei com direitos de comércio, fiscal, nomeando governadores, e administrar o país. Em 1703 durante a Guerra da Sucessão Espanhola uma expedição conjunta franco-espanhola ocupou brevemente a capital das Bahamas.

Séculos XVIII e XIX[editar | editar código-fonte]

Uma placa comemorativa em Bill Baggs Cape Florida State Park da fuga de centenas de escravos afro-americanos que escaparam para a liberdade para as Bahamas no início dos anos de 1820.
Durante o regime de propriedade, as Bahamas tornaram-se num paraíso para os piratas, incluindo o infame Barba-preta. A Grã-Bretanha queria restaurar um governo ordenado nas Bahamas, e instaurou uma colónia da coroa com governo do estado real de Woodes Rogers. Depois de uma luta difícil, ele conseguiu reprimir a pirataria.8 Em 1720, Rogers liderou a milícia local a repelir o ataque espanhol.
Durante a Guerra da Independência Americana, as ilhas eram um alvo para as forças navais americanas sob o comando do Comodoro Ezequiel Hopkins. Os fuzileiros navais dos EUA ocuparam a capital de Nassau por duas semanas.
Em 1782, após a derrota britânica em Yorktown, uma frota espanhola apareceu na costa de Nassau, e a cidade rendeu-se sem luta. A Espanha voltou a posse das Bahamas para a Grã-Bretanha no ano seguinte, sob os termos do Tratado de Paris.
Após a independência americana, os britânicos reassentaram alguns dos 7300 legalistas e seus escravos nas Bahamas de Nova Iorque, Florída, e as Carolinas, para ajudar a compensá-los pelas perdas. Esses legalistas estabeleceram plantações em várias ilhas e tornaram-se uma força política na capital. Os americanos europeus foram superados em número pelos escravos afro-americanos que trouxeram com eles, e os europeus étnicos mantiveram uma minoria no território.
Em 1807, os britânicos aboliram o comércio de escravos. Durante as décadas seguintes, eles reassentaram milhares de africanos libertados de navios negreiros pela Royal Navy, que interceptou o comércio a partir das ilhas das Bahamas. A escravidão foi finalmente abolida no Império Britânico em 1 de Agosto de 1834.
Na década de 1820, centenas de escravos americanos e Negros Seminoles escaparam do Cabo da Flórida para as Bahamas, assentando maioritariamente no noroeste da ilha Andros, onde desenvolveram a vila de Red Bays. Conforme relatos de testemunhas, 300 escaparam em massa em 1823, ajudados pelos Bahamianos em 27 veleiros, com outros a usarem canoas para a viagem. Este evento foi comemorado em 2004 num grande reclame em Bill Baggs Cape Florida State Park.9 10 Alguns dos descentes continuaram as tradições negras Seminole em fabricação de cestos e marcação de sepulturas.11
Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, que administra, a rede Nacional para a Liberdade Underground Railroad, está a trabalhar com o Museu e Centro de Pesquisas Africano (ABAC) em Nassau no desenvolvimento a identificar Red Bays como o sítio relacionado à procura da liberdade aos escravos americanos. O museu fez trabalhos de referência e pesquisas sobre a fuga dos Negros Seminoles ao sul da Flórida'. Eles prevêm desenvolver programas descritivos nos lugares históricos em Red Bay associados com o período do seu assentamento nas Bahamas.12
Em 1818,13 o Home Office de Londres decidiu que "qualquer escravo trazido para as Bahamas de outros pontos fora dos British West Indies seria exonerado ou em inglêsmanumitted." Isto teve consequência da libertação entre 1860 e 1835 de quase 300 escravos propriedade de pessoas de nacionalidade dos Estados Unidos.14 Os navios do comercio de escravos americano Comet e Encomium, usados no seu comércio doméstico de escravos, naufragaram fora da ilha de Abaco em dezembro de 1830 e fevereiro de 1834, respectivamente. Quando desmontadores tomaram os mestres, passageiros e escravos até Nassau, oficiais alfandegários ficaram com os escravos e oficiais ingleses e libertaram todos, mesmo sobre protesto dos americanos. Eram 165 escravos provenientes do Comet e 48 do Encomium. a Inglaterra pagou uma indenização aos EUA neste dois casos, depois de um grande interregno.15
Os oficiais ingleses também libertaram 78 escravos americanos do navio Enterprise, que navegou até a Bermuda em 1835; e 38 do Hermosa, que naufragou em 1840 fora da ilha de Abaco, depois da abolição ser efectiva em agosto de 1834.16 O caso mais notável foi o do Creole em 1841, o resultado da revolta dos escravos, onde os eleitos ordenaram o navio americano para Nassau. Ele levava 135 escravos da Virgínia destinados para venda na Nova Orleães. Os oficiais bahamianos libertaram 128 escravos que escolheram assentar nas ilhas. O caso Creole já foi descrito como "a revolta de escravos com mais sucesso na história dos EUA".17
Em 1842 estes incidentes, totalizaram na libertação de 447 escravos pertencentes a indivíduos americanos, aumentando tensões entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, apesar de eles estarem a cooperar em patrulhas para suprimir o tráfico internacional de escravos. Preocupados sobre a estabilidade do seu comércio interno de escravos e o valor, os EUA argumentavam que a Grã-Bretanha não devia tratar os seus navios domésticos procurando abrigo e viessem aos portos coloniais, como parte do comércio internacional. Os EUA receavam que o sucesso dos escravos do Creole ia encourajar outras revoltas de escravos nos navios mercantes.

Século XX[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 1940, depois de sua abdicação, o Duque de Windsor foi instalado como governador das Bahamas , chegando com sua esposa, aDuquesa. Embora desanimado com a condição de Government House, eles "tentaram fazer o melhor de uma situação ruim."18 Ele não gostou da posição, e referiu-se às ilhas como uma "colônia britânica de terceira classe".19
Ele abriu o pequeno parlamento local em 29 de outubro de 1940. O casal visitou o 'Out Islands' em novembro daquele ano, no iate do Axel Wenner-Gren, o que causou alguma controvérsia. 20 O Foreign Office tenazmente opôs-se à viagem, porque eles tinham sido avisados ​​(erroneamente) pelos serviços de inteligências do Estados Unidos que Wenner-Gren era um amigo próximo do comandante da Luftwaffe Hermann Göring da Alemanha nazista.20 21
O Duque foi elogiado por seus esforços para combater a pobreza nas ilhas. A biografia de 1991 por Philip Ziegler descreveu-o como desprezo dos Bahamianos e outros povos não-brancos do Império. 22 Ele foi elogiado por sua resolução de agitação civil sobre os baixos salários em Nassau, quando em junho de 1942 houve "um motim em grande escala".23 Ziegler disse que o duque culpou a dificuldade em "fabricantes do prejuízo -comunistas ". E "homens de ascendência judaica Central Europeu, que tinham empregos garantidos como um pretexto para a obtenção de um adiamento ao serviço militar obrigatório."24
O Duque renunciou ao cargo em 16 de março de 1945.25 26

Pós-Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Sinal na entrada do Sir Roland Symonette Park, em North Eleutheradistrito comemorando Sir Roland Theodore Symonette, das Bahamas primeiro Premier.
Desenvolvimento político moderno começou após a Segunda Guerra Mundial. Os primeiros partidos políticos foram formados na década de 1950. O Parlamento britânico autorizou as ilhas como internamente auto-governado em 1964, com Sir Roland Symonette, da Estados das Bahamas Parte, como o primeiro-ministro. A quarta filme de James BondThunderball, foi parcialmente filmado em 1965, em Nassau. The Beatles 'filme Help! (filme) foi filmado em parte em New Providence Island Paradise Island e no mesmo ano.
Em 1967, Lynden Pindling (Sir Lynden de 1983), da Partido Progressista Liberal, tornou-se o primeiro Premier negra da colônia, em 1968, o título da posição foi alterada para primeiro-ministro. Em 1973, as Bahamas tornou-se totalmente independente como um reino da Commonwealth, a adesão retenção na Commonwealth of NationsSir Milo Butler foi nomeado o primeiro governador-geral das Bahamas (o representante oficial do Rainha Elizabeth II), logo após a independência.
Com base nos dois pilares do turismo e da financeiros offshore, a economia das Bahamas prosperou desde 1950. Desafios significativos em áreas como educação, saúde, habitação, tráfico de drogas internacional e imigração ilegal do Haiti continuam a ser questões.
Colégio das Bahamas é o sistema nacional de ensino superior terciário. Oferecendo bacharelado, mestrado e graus de associado, COB tem três campus e de ensino e centros de pesquisa em todo o Bahamas. O Colégio está em processo de se tornar a Universidade das Bahamas a partir de 2012.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Praia do Club Med.
A maior ilha das Bahamas é a ilha de Andros, no ocidente do arquipélago. A ilha de New Providence, a leste de Andros, é onde se localiza a capital, Nassau, e onde mora cerca de dois terços de toda a população do país. Outras ilhas importantes são a Grande Bahama no norte eInágua a sul.
A maior parte das ilhas — formações de coral — são relativamente planas, com algumas colinas baixas e arredondadas, a mais alta das quais é o monte Alvernia, na ilha Cat, com 63 m de altitude. O clima local é tropical, moderado pelas águas quentes da corrente do Golfo, comfuracões e tempestades tropicais frequentes entre Maio e Outubro.

Demografia[editar | editar código-fonte]

As Bahamas tem uma população estimada em 382 825 habitantes, dos quais 25,9% são menores de 14 anos, 67,2% entre 15 e 64 anos de idade, e 6,9% mais de 65 anos de idade. Apresenta uma taxa de crescimento populacional de 0,925%, conforme estatísticas de 2010, com uma taxa de natalidade de 17,81, e taxa de mortalidade de 9,35 a cada 1000 habitantes. Registra ainda, taxa de migração líquida de -2,13 migrantes, a cada 1.000 habitantes.27
A taxa de mortalidade infantil é de 23,21 óbitos a cada mil nascidos vivos. O país apresenta uma esperança de vida ao nascer de 69,87 anos, sendo 73,49 anos para as mulheres e 66,32 anos para os homens. A taxa de fecundidade total é de 2,0 filhos por mulher, de acordo com estimativas de 2010.28
A composição étnica do país é de 85% afrodescendente, 12% eurodescendente e asiáticos e latino-americanos com 3%.28 Tratando de religião, a ilha é predominantemente cristã, com os batistas representando 35,4% da população e os anglicanos, 15,1%. Os católicos romanos somam 13,5%, os pentecostais 8,1%, adeptos da Igreja de Deus são 4,8%,metodistas representam 4,2 e outros cristãos somam 15,2%. A categoria "outros" inclui os judeus, os muçulmanos, rastafaris e praticantes de Obeah.28 29 30
A língua oficial das Bahamas é o inglês. 98,2% da população adulta é alfabetizada, de acordo com estimativas de 1995.31

Política[editar | editar código-fonte]

Parlamento das Bahamas, em Nassau.
As Bahamas são um país independente, mas continuam sob a tutela política da coroa britânica, e fazem parte da Commonwealth of Nations(Comunidade de Nações). As políticas e tradições jurídicas são similares às do Reino Unido.
Rainha Elizabeth II (Isabel II, em português europeu) comanda o estado, representada por governadores-gerais. O primeiro-ministro é o comandante do governo e líder do partido com mais assentos no parlamento. O atual governador-geral é Arthur Dion Hanna e o atual primeiro-ministro é Hubert Alexander Ingraham. Os senadores são nomeados. O poder executivo é exercido pelo gabinete. O poder legislativo é investido por dois membros do parlamento.

Cidades mais populosas[editar | editar código-fonte]

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

As Bahamas ou Baamas estão divididas em 31 distritos:
Mapa das Bahamas com os distritos numerados. O distrito de New Providence está indicado no mapa com NP.
DistritoIlha
1AcklinsAcklins Crooked Island / Long Cay
2Berry IslandsBimini / Berry Islands
3BiminiBimini / Berry Islands
4Black PointExuma / Ragged Island
5Cat IslandCat Island
6Central AbacoAbaco
7Central AndrosAndros
8Central EleutheraEleuthera
9City of FreeportGrand Bahama
10Crooked IslandAcklins Crooked Island / Long Cay
11East Grand BahamaGrand Bahama
12ExumaExuma / Ragged Island
13Grand CayAbaco
14Harbour IslandEleuthera
15Hope TownAbaco
16InaguaInagua
17Long IslandLong Island
18Mangrove CayAndros
19MayaguanaMayaguana
20Moore's IslandAbaco
NPNew ProvidenceNew Providence
21North AbacoAbaco
22North AndrosAndros
23North EleutheraEleuthera
24Ragged IslandExuma / Ragged Island
25Rum CaySan Salvador
26San SalvadorSan Salvador
27South AbacoAbaco
28South AndrosAndros
29South EleutheraEleuthera
30Spanish WellsEleuthera
31West Grand BahamaGrand Bahama

Economia[editar | editar código-fonte]

Nas Bahamas o turismo e a indústria pesqueira são extremamente relevantes para a economia havendo minerais como sal, e aragonita em seu território.
A produção agrícola destina-se ao consumo local (milho, trigo, frutas) e à exportação (cana-de-açúcar, bananas, algodão, sisal e verduras). A exploração florestal abastece de madeira a construção. A pesca de vários tipos de peixes é importante receita para algumas ilhas. A indústria é pouco desenvolvida. A produção de cimento, sal, rum e outras bebidas se complementa com o refino de petróleo. O turismo é a principal fonte de renda: por sua beleza, ótimo clima, intercâmbio facilitado, e outros.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Religião[editar | editar código-fonte]

Protestantismo:
66%.
Catolicismo romano:
13,5%
Outros cristãos:
15,2%32

Nenhum comentário:

Postar um comentário