terça-feira, 17 de novembro de 2015

BAHIA: ITACARÉ É UM DOS DESTINOS EM ALTA PARA O VERÃO

Queridinha dos surfistas e aventureiros, cidade do sul da Bahia reúne praias, florestas e montanhas praticamente intocadas
Praias de Itacaré são cercadas por vegetação praticamente intocada
Praias de Itacaré são cercadas por vegetação praticamente intocada
Dos mais de três mil quilômetros da costa nordestina, aproximadamente um terço fica na Bahia. A vasta extensão litorânea - maior do país, inclusive - fez do estado um dos principais destinos turísticos do Brasil, com cidades que unem sítios históricos com praias exuberantes. No entanto, poucas cidades são capazes de harmonizar a natureza de forma tão perfeita como Itacaré, no sul baiano.
O município fica a cerca de 70 quilômetros de Ilhéus e durante muitas décadas, foi o principal refúgio dos barões de cacau, por conta de suas paisagens intocadas e pouco exploradas por turistas. Voltou à rota turística dos aventureiros em 1998, com a abertura da Estrada Parque Ilhéus-Itacaré, a primeira rodovia ecológica do Brasil. Aliás, ecológico é um adjetivo mais do que apropriado para esta região.
São 14 praias que se contrastam com uma densa vegetação de Mata Atlântica. Por isso, hoje, Itacaré atrai os mais diferentes tipos de aventureiros: desde os surfistas, até os amantes de escaladas, cachoeiras e trilhas. A diversidade de paisagens é notável, e apesar de receber milhares de turistas por ano, o município mantém o seu aspecto de vilarejo.
Praias urbanas e rurais se dividem na preferência dos turistas
As praias se dividem entre as urbanas - e com acesso para carros -, e as mais rurais, acessíveis apenas por trilhas. Apesar de praticamente se interligarem, as faixas de areia próximas ao Centro possuem características próprias: a Praia da Concha é a mais estruturada. Situada no encontro do mar com o Rio de Contas, é calma e possui boa quantidade de hotéis e quiosques. Um pouco mais afastada, mas ainda próximo à aglomeração urbana, a praia do Resende é agitada, mas conta com piscinas naturais no entorno das pedras. A preferida dos surfistas é a Tiririca, que, para muitos, tem as melhores ondas do estado da Bahia.
Rica em piscinas naturais e com um mar agitado, Itacarezinho é uma das praias rurais acessíveis por trilhas
Rica em piscinas naturais e com um mar agitado, Itacarezinho é uma das praias rurais acessíveis por trilhas
Para os turistas que preferem algo ainda mais intocado (a maioria das praias ficam em áreas de proteção ambiental), a dica é seguir pelas trilhas até faixas de areia mais distantes, como Itacarezinho, Havaizinho e Engenhoca. De um modo geral, todas têm mar agitado. Só não se surpreenda com o visual estonteante no meio do caminho.
Cachoeiras também não faltam em Itacaré. A mais famosa e frequentada é a Tijuípe, com quatro metros de queda, e mais de 15 metros de largura. Sua formação peculiar garante uma grandiosa piscina natural no entorno. O local conta com estacionamento e restaurante, e é facilmente acessível por uma trilha leve.
Outras atividades ainda mais radicais fazem parte do roteiro de Itacaré. A mais popular é o rafting, praticado principalmente nas corredeiras do rios de Contas e Tajuípe. Canoagem, caiaque, arvorismo e rapel também são comuns na região.
Com quatro metros de queda e 15 metros de largura, Tijuípe é a cachoeira preferida dos turistas em Itacaré
Com quatro metros de queda e 15 metros de largura, Tijuípe é a cachoeira preferida dos turistas em Itacaré
Como chegar
Itacaré fica na Costa do Cacau, a cerca de 70 quilômetros de Ilhéus e 250 quilômetros deSalvador. Por via aérea, os aeroportos mais próximos ficam nessas duas cidades, mas os voos para Ilhéus limitam-se à capital baiana, e cidades como São PauloBelo Horizonte eBrasília. Por isso, a alternativa mais viável é por via terrestre.
A partir de Salvador, a melhor opção é pegar um barco que vai até à Ilha de Itaparica. Do próprio terminal da ilha saem ônibus de hora em hora para Itacaré. De carro, basta seguir pela BA-001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário