sábado, 15 de outubro de 2016

EXERCÍCOS: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO


1. Qual é a contribuição dos elementos da cultura organizacional para o processo de planejamento estratégico nesta organização? Justifique cada um dos elementos utilizados na resposta considerando a condição em que a organização está estabelecida.

Resposta:

A cultura organizacional, formada por seus princípios, crenças, valores éticos e morais. É composta pelos seguintes elementos:

Valores: Expressam o comportamento da organização, consistindo na essência da empresa. Devem ser usados de maneira estratégica a fim de atingir os resultados.

Crenças: estão relacionadas com a percepção entre a organização e seus funcionários, produto, clientes. É o que a empresa acredita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização.

Rituais ou cerimônias: são as atividades sequenciais que ocorrem dentro das organizações com objetivos específicos, tornando a cultura mais visível e reforçando os principais valores da organização. Trabalham com o imaginário das pessoas, motivam os funcionários e também reduzem os conflitos. Exemplo: Festas de aniversariantes do mês, prêmio ao melhor funcionário da semana.

Estórias e mitos: são contos sobre os fatos que ocorreram e ocorrem na organização, podendo ser verdadeiros ou não. Normalmente, as estórias são caracterizadas em fatos reais e indicam como se devem resolver os problemas e como as decisões devem ser tomadas. Já os mitos, podem existir uma realidade distorcida sem uma sustentação de algum fato ocorrido.

Heróis: pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação..

Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno.

Normas: são as regras impostas pela empresa que definem os comportamentos tidos como corretos e que devem assim ser seguidos pelos colaboradores. Em sua maioria, as normas são abertamente esclarecidas, conhecidas e faladas.

Comunicação: a comunicação é muito importante, pois se baseia na troca de informações e pode ser tanto informal, por meio de conversas, como formal, por meio de entrevistas e reuniões.

Os elementos da cultura organizacional contribuem com a orientação para o processo de planejamento estratégico, pois ela é o caminho inicialmente trilhado. Para que o planejamento estratégico seja executado com sucesso, é essencial que todos saibam o seu papel dentro da organização.                                                                                                   Quando os norteadores são claramente internalizados pelos integrantes que atuam na empresa, não há falhas na execução do que fora planejado. A disseminação da cultura organizacional é extremamente importante no que diz respeito ao planejamento estratégico.


2. A partir dos elementos apresentados no caso, como poderiam se estabelecer a missão e a visão da empresa? Quais elementos justificam a sugestão apresentada?

Resposta:

Missão: Oferecer produtos e serviços imobiliários, com o objetivo de satisfazer os clientes, transmitindo a eles confiança e segurança, trazendo sustentabilidade á empresa e valorizando assim a marca Tecnisa.

Visão: Ser reconhecida pela excelência no segmento imobiliário, tornando-se referência pelo bom relacionamento com seus clientes e colaboradores.

Os elementos que justificam a minha sugestão para a missão e visão da Tecnisa são:
Os valores, por estar transmitindo ética, transparência, compromisso com a qualidade e satisfação dos clientes.
As crenças, por estar relacionada com a percepção entre a organização e seus colaboradores, produtos e clientes.
Os rituais ou cerimônias, para motivar os colaboradores e reduzir conflitos, para que isso não seja transmitido aos clientes.
As normas, pois são estabelecidas pela empresa e devem ser seguidas pelos seus colaboradores.
E a comunicação, pois baseia-se na troca de informações com os líderes, colaboradores e clientes.



3. A partir do conceito de co-criação, considerando o conceito de Marketing 3.0, como esse processo poderia ser desenhado para a empresa, que encontra-se em processo de inserção no mercado internacional?


Resposta:

Considerando esses conceitos, o processo deveria ser desenhado focando na ampliação do mercado, buscando aumentar a produtividade, otimizar o tempo, reduzir custos e elevar a competitividade. Por isso, o planejamento desse processo precisa ser bem desenvolvido para colocá-los em prática. Para esse planejamento ser desenhado corretamente a empresa precisa: mapear os processos atuais e construir fluxo de trabalho, adquirir tecnologias necessárias para a melhoria desses processos, flexibilizar as atividades para melhorar o processo, preparar a equipe para o uso desse processo, e monitorar os resultados.


4. Quais são os estilos de liderança que melhor se enquadram ao modelo da empresa? E quais são os tipos de poder que melhor contribuem com a empresa? Justifique a resposta.

Resposta:

O estilo de liderança que melhor se enquadra ao modelo da empresa é a liderança democrática, pois o líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.                                                                                                                            Os tipos de poder que contribuem com a empresa são:
Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para dispor resultados recompensadores.
Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo.
Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.
Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.
Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. 


5. Quais seriam as possíveis falhas que podem ser encontradas no processo de comunicação de uma empresa deste porte? Justifique a resposta.

Resposta:

As possíveis falhas de comunicação na empresa desse porte são:

O não Cumprimento de Prazos: Primeiro é preciso saber qual é o motivo desse atraso. Geralmente é resultado de um briefing incompleto ou mal interpretado. A troca de informações entre o cliente e a equipe precisam ser clara, objetiva e direta.
Omitir Informações: Alguns dados ou informações que são julgados irrelevantes num primeiro momento.
Metodologia Ultrapassada no Gerenciamento de Projetos: Utilizar ferramentas e métodos ultrapassados é dar um tiro no próprio pé. Isso aumenta demais os ruídos de comunicação.
Gerenciamento de Custos e Mau Funcionamento: Saber quanto vai custar e o retorno que ele dará para a empresa seria o básico no processo de gerenciamento de custos. Se não adotar as ferramentas necessárias de gestão de tempo, as falhas na comunicação desses valores e de suas variáveis serão uma constante.
Líderes que não Possuem o Perfil de Liderança: Pessoas que não possuem perfil de liderança ocupando cargos de liderança. Isso gera desinteresse e baixo desempenho da equipe.


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