sábado, 22 de junho de 2013

Amsterdão

Amsterdão / Amsterdã
Amsterdam
—  Município/Cidade  —
Fotografia aérea de Amsterdã
Fotografia aérea de Amsterdã
Bandeira de Amsterdão / Amsterdã
Bandeira
Brasão de armas de Amsterdão / Amsterdã
Brasão de armas
apelido/alcunha(s)Mokum, "Veneza do Norte"
lemaHeldhaftig, Vastberaden, Barmhartig
("Heróico, Determinado, Misericordioso")
Localização de Amsterdã nos Países Baixos
Localização de Amsterdã nos Países Baixos
Amsterdão / Amsterdã está localizado em: Holanda do Norte
Amsterdão / Amsterdã
Localização de Amsterdão na província de Holanda do Norte
52° 22' 23" N 4° 53' 32" E
País Países Baixos
ProvínciaFlag North-Holland, Netherlands.svg Holanda do Norte
Administração 1
 - PrefeitoEberhard van der Laan (PvdA)
 - VereadoresLodewijk Asscher
Carolien Gehrels
Tjeerd Herrema
Maarten van Poelgeest
Marijke Vos
 - SecretárioErik Gerritsen
Área 2 3
 - Município/Cidade219 km²
 - Terra166 km²
 - Água53 km²  24.2%
 - Urbana1003 km²
 - Metro1815 km²
Altitude 42 m (7 pés)
População (Junho de 2009)5
 - Município/Cidade1 364 422 hab
 - Densidade35,06 hab/km2 
 - Urbana761 262
 - Densidade Urbana759/km2 
 - Metro2 158 372
 - Densidade Metro1 189,2/km2 
 - GentílicoAmsterdamês / amesterdanês
Fuso horárioCET (UTC+1)
 - Horário de verãoCEST (UTC+2)
Códigos postais1011 – 1109
Código de área020
Sítiowww.amsterdam.nl
Amsterdão / Amesterdão (português europeu) ou Amsterdã (português brasileiro) (em neerlandêsAmsterdam) é a capital, e a maior cidadedos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Bairro da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte".6
Amsterdão tem 761 262 residentes (2009), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes. É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdão a Amsterdão e também Utrecht, com cerca de 7,6 milhões de habitantes.
A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu.7 Com mão-de-obra qualificada no sector logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne um aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.7

Índice

  [esconder

Etimologia[editar]

A palavra que deu origem ao nome da cidade de Amsterdão vêm do latim Homines manentes apud Amestelledamme, ou seja, "homens que vivem próximo ao Amestelledamme". Amestelledamme é dam (dique) do rio Amstel, cujo nome pode ser interpretado como ame("água") e stelle ("terra seca").

História[editar]

Pintura de Amsterdã em 1538.
No início, Amsterdão era nada mais que um povoado de pescadores. Segundo a lenda, a cidade foi fundada por dois pescadores da província de Frísia, que por casualidade acabaram nas margens do rio Amstel em um pequeno barco, junto a seu cachorro.
A data tradicional da fundação da cidade foi em 27 de outubro de 1275, quando retiraram a obrigação dos seus habitantes de pagar taxas associadas a passagem em pontes neerlandesas. No ano de 1300 foi concedido o direito oficial de cidade, e a partir do século XIV, Amsterdão começou a florescer como centro comercial, principalmente pelo comércio com outras cidades neerlandesas e alemãs, conhecidas como a Liga Hanseática.
No século XVI, começou o conflito entre os neerlandeses e Filipe II de Espanha. Essa confrontação causou uma guerra que durou oitenta anos, e que finalmente deu aos Países Baixos sua independência. Depois da ruptura com a Espanha, a república neerlandesa ia ganhando fama por sua tolerância com respeito a religiões. Entre outros, buscaram refúgio em Amsterdão judeus de Portugal e Espanha, comerciantes de Antuérpia, e huguenotes da França, perseguidos em seus países por sua religião.
No início do século XVII, considerado o Século de Ouro de Amsterdão, a cidade converteu-se em uma das mais ricas do mundo. Desde seu porto saíam embarcações até o mar Báltico, América do Norte, África e terras que agora pertencem a Indonésia e Brasil. Dessa forma foi criada a base de uma rede comercial mundial. Os comerciantes de Amsterdão possuíam a maior parte da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (Vereenigde Oostindische Compagnie ou VOC em neerlandês) e da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais(West-Indische Compagnie ou WIC). Essas companhias instalaram-se em países que passaram a ser colônias dos Países Baixos. Nessa época Amsterdão era o principal porto comercial da Europa e centro financeiro mais importante do mundo. A Bolsa de Valores de Amsterdão foi a primeira a funcionar diariamente.
A população da cidade cresceu ligeiramente de 10 000 em 1500, a 30 000 por volta de 1570. Em 1700 este número já havia alcançado 200 000. Durante os séculos XVIII e XIX e até antes da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, o número de habitantes aumentou a não menos de 300%, alcançando 800.000 habitantes. A partir de então até a atualidade o número tem sido relativamente constante.
No século XVIII e início do século XIX, Amsterdão entrou em declínio devido às guerras entre a república dos Países Baixos e o Reino Unido e França. Sobretudo as Guerras Napoleônicas arrebataram as fortunas de Amsterdão. Quando se estabeleceu oficialmente o Reino dos Países Baixos no ano de 1815, a situação começou a melhorar. Nesse período uma das pessoas-chave das novas iniciativas foi Samuel Sarphati, um médico e planificador urbano, que achou sua inspiração em Paris.
Vista da Munttoren em 1900.
As últimas décadas do século XIX são chamadas de Segundo Século de Ouro de Amsterdão, porque, entre outros, construíram-se novos museus, uma estação de trem e o Concertgebouw, que é o teatro musical da cidade. No mesmo período chegou à cidade a Revolução Industrial. Novos canais e vias marítimas foram construídos para assim melhorar a conexão entre Amsterdão e o resto da Europa.
Pouco antes de começar a Primeira Guerra Mundial, a cidade começou a expandir-se, construindo novos bairros residenciais em direção aos subúrbios. Durante a Primeira Guerra Mundial, os Países Baixos tomaram uma posição neutra, mas ainda assim sua população sofreu muito com a falta de comida e falta de aquecimento a gás.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu os Países Baixos no dia 10 de maio de 1940, tomando o controle do país depois de cinco dias de luta. Os alemães instalaram um governo civil nazista em Amsterdão, que se encarregava da perseguição aos judeus. Os neerlandeses que ajudaram e protegeram as vítimas foram também perseguidos. Mais de 100.000 judeus foram deportados a campos de concentração. Entre eles encontrava-seAnne Frank. Somente 5.000 judeus sobreviveram a guerra.

Construção dos canais[editar]

No início do século XVII, com a crescente imigração na cidade, Amsterdão colocou em prática um plano para a construção de canais de meio-círculo e concêntricos que se encontravam na baía do rio IJ. Foram feitos quatro canais: 3 residenciais (Herengracht ou Canal dos Lordes; Keizersgracht ou Canal dos Imperadores; e Prinsengracht ou Canal do Príncipe) e um canal de defesa (Nassau/Stadhouderskade). O plano ainda ligou os canais paralelos a esses novos quatro canais, como por exemplo o canal do bairro de Jordaan (bairro onde viveu Anne Frank).

Geografia[editar]

Imagem de satélite de Amsterdã.

Localização[editar]

A cidade se localiza entre os rios Amstel e Schinkel, na chamada baia de IJ.

Área[editar]

A maior parte da cidade é constituída por pôlderes. A área urbana inclui os municípios de Aalsmeer, Amsterdão, Amstelveen, Diemen, Haarlemmermeer, Ouder-Amstel, Uithoorn, e Waterland. O tamanho da área urbana inteira atinge 896,96 km² mas só 718,03 km² é terra.
A área conhecida como Grande Amsterdão (Stadsgewest Amsterdam) inclui a área urbana e as cidades satélites. O total desta área é de 1896,97 km², sendo 1447,36 km² constituído de terra.

Clima[editar]

Amsterdão tem um clima moderado, devido à forte influência do oceano Atlântico a Oeste e aos ventos que provêm dele. Os Invernos costumam ser frios, mas não extremos, ainda que temperaturas abaixo de zero sejam muito frequentes. Costuma nevar alguns dias ao ano. Os Verões são calorosos com temperaturas ao redor dos 25 °C, mas não muito quentes, salvo alguma onda de calor. Trata-se de um clima extremamente úmido. Ainda que a cidade sofra muito com a chuva, não recebe mais de 760 mm de precipitação ao ano e quase sempre se trata de chuvas moderadas.

Demografia[editar]

A composição étnica da cidade em 2011 era de 49,7% neerlandeses e 50,3% estrangeiros. Pessoas de origem não-europeia constituíam ao todo 34,9% da população e 52,6% de pessoas menores de 18 anos de idade. Devido à imigração em larga escala vinda de países não-ocidentais, principalmente do SurinameMarrocos e de outros países islâmicos, em poucos anos pessoas de origem não-europeia se tornarão o grupo étnico dominante em Amesterdão. Cerca de 25% da população da cidade pratica o islão, apesar de a religião dominante continuar sendo oCristianismo.
Nos séculos XVII e XVIII, a maioria dos imigrantes de Amsterdão eram huguenotessefarditas e habitantes da Vestfália. Com a independência das colônias neerlandesas, nos anos 40 e 50começou a imigração de indonésios. Nos anos 60, vários trabalhadores turcosmarroquinos e italianos foram para Amsterdão. Com a independência do Suriname em 1975, Amsterdão começou a receber seus habitantes como imigrantes. Vários outros imigrantes também vieram de outras partes da Europa e também da América do Norte.

Governo[editar]

Os 15 bairros de Amsterdão.
A cidade é dividida em 15 bairros ou stadsdelen, cujo singular é stadsdeel, significando stad (cidade) e deel (parte). A cidade é governada por um prefeito (chamado de Burgemeester), por Alderman e por conselhos municipais. Cada bairro elege seu próprio conselho municipal (com exceção do bairro de Westpoort que é pouco povoado e é regido pelo conselho municipal central).

Símbolos[editar]

Escudo da cidade de Amsterdão.
O escudo de Amsterdão consiste em três cruzes denominadas Cruz de Santo André em homenagem aAndré, o apóstolo, que foi assassinado com este tipo de cruzes. No século XVI foram adicionados dois leões. Existem historiadores que crêem que as cruzes representam os três perigos que mais afetaram a Amsterdão: inundação, incêndio e a peste.
O lema oficial da cidade é: "Heldhaftig, Vastberaden, Barmhartig" ("Valente, Decidida e Misericordiosa"). Estas três palavras provêm da denominação oficial concedida pela rainha Guilhermina dos Países Baixosem 1947, em homenagem a coragem da cidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Economia[editar]

O distrito Zuidas é o principal distrito comercialde Amsterdã e ainda está, em grande parte, em construção. Muitas multinacionais holandesas têm sua sede aqui, como ABN Amro e a Akzo Nobel.
Amsterdão é a capital dos Países Baixos em termos de negócios e finanças, e tem sido a quinta cidade europeia em importância no mundo dos negócios, atrás de Londres, Frankfurt, Paris e Bruxelas. Muitas empresas e bancos neerlandeses têm sua matriz e origem em Amsterdão, comoABN AmroHeinekenING GroupAholdDelta LloydRoyal Dutch Shell e Philips.
A bolsa de Amsterdão denomina-se Euronext Amsterdão, faz parte da Euronext e é a bolsa mais antiga do mundo, sendo hoje em dia uma das mais importantes da Europa. O seu principal índice de bolsa denomina-se AEX.

Turismo[editar]

Campanha publicitária I amsterdam em frente ao Rijksmuseum.
De Wallen, a famosa zona de meretríciode Amsterdão.
Na cidade encontram-se muitos museus de fama internacional, como o Rijksmuseum, o museu de arte modernaStedelijk Museum, o Museu Casa de Rembrandt e Museu van Gogh que possui a maior coleção de pinturas deVan Gogh no mundo.
Casa de Anne Frank é um destino turístico muito popular, bem como o Hortus Botanicus Amsterdam, fundado no começo da década de 1960, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, com muitas antigas e raras espécies, entre as quais está a planta de café da qual saiu o ramo que serviu como base das plantações na América Central eAmérica do Sul (o ramo foi um presente de Luís XIV de França e foi levado a colônia francesa de Martinica em 1714, onde frutificou).
Em Amsterdão encontra-se a conhecida fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience. O clube desportivo AFC Ajax tem como sede e estádio na cidade, chamado Amsterdam ArenA. Também a prestigiosa sala de concertos Concertgebouw é sede da igualmente famosa orquestra sinfônica, a Orquesta Real de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888.
Há numerosos edifícios, igrejas, praças e pontes que merecem uma visita. Uma data bem interessante para visitar a cidade é o Dia da Rainha ou Koninginnedag a 30 de abril. Neste dia todos os habitantes da cidade vendem nas ruas todo tipo de coisas, principalmente objectos de casa que já não utilizam. A cidade transforma-se em mercado e numa verdadeira festa e as ruas ficam abarrotadas de gente vestida da cor da casa real, o laranja.
O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada. No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas estão lotadas desex shops, bares onde decorrem shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.

Infra-estrutura[editar]

Educação[editar]

Amsterdão possui quatro universidades: a Universidade de Amsterdã(o)Universidade LivreUniversidade para ciências aplicadas de Amsterdã(o)(Hogeschool van Amsterdam) e Universidade Artística para ciências aplicadas de Amsterdã(o) (Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten). Outras instituições universitárias incluem uma academia de arte, a De Rietveldacademie.
Instituut voor Sociale Geschiedenis (Instituto Internacional de História Social) é um centro internacional de pesquisa que possui um grande arquivo, orientado especificamente à história domovimento operário.

Transportes[editar]

Estação de bonde elétrico.
O transporte público de Amsterdão consiste em:
  • Conexões de trem a qualquer parte dos Países Baixos e a destinos internacionais;
  • 5 linhas de metro;
  • 16 linhas dos famosos eléctricos (bondes);
  • 55 linhas de ônibus urbano;
  • Várias linhas de ônibus regional;
  • Vários ferrys (também para ciclistas);
  • 2 centrais de táxi
  • 1 comboio de alta velocidade (Thalys)

Bicicleta[editar]

Amsterdão é famosa pela enorme quantidade de bicicletas e é o centro mundial delas. Quase todas as ruas principais têm vias para ciclistas, e pode-se deixar a bicicleta em qualquer lugar. Em Amsterdão existem ao redor de 700 000 ciclistas (750 000 habitantes).

Aeroporto[editar]

Aeroporto de Schiphol localiza-se a cerca de vinte minutos de comboio do centro de Amsterdão. É o maior aeroporto dos Países Baixos por número de passageiros e o quinto da Europa (atrás do Aeroporto de Londres Heathrow, do aeroporto de FrankfurtCharles de Gaulle de Paris e Barajas deMadrid) e décimo aeroporto do mundo. Cada ano passam cerca de 44 milhões de viajantes por Schiphol. É o terceiro aeroporto da Europa em relação à quantidade de operações de carga (1450 toneladas em 2005, depois de Paris e Frankfurt).

Um comentário: