quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Omã


سلطانة عمان
Saltānat 'Umān
Sultanato de Omã
Bandeira de Omã
Brasão de armas de Omã
BandeiraBrasão de armas
Lemanão tem
Hino nacionalNashid as-Salaam as-Sultani
Gentílico: omanense; omaniano; omani

Localização de Omã

Localização de Omã na Península Arábica
CapitalMascate
Língua oficialÁrabe
GovernoMonarquia absoluta
 - SultãoQaboos bin Said Al Said
 - Vice-primeiro-ministroFahd bin Mahmoud al Said
Independênciado Reino Unido 
 - Data1971 
Área 
 - Total309 500 km² (70.º)
 - Água (%)desprezível
População 
 - Estimativa de 20092 845 198 hab. (139.º)
 - Censo 20032 341 000 hab. 
 - Densidade9,2 hab./km² (219.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2008
 - TotalUS$ 66,889 biliões (79.º)
 - Per capitaUS$ 24 674 (36.º)
IDH (2007)0,8461  (56.º) – elevado
MoedaRial (OMR)
Fuso horárioUTC (UTC+4)
 - Verão (DST)UTC (UTC+4)
Org. internacionaisLiga Árabe
Cód. ISOOMN
Cód. Internet.om
Cód. telef.+968

Mapa de Omã
Omã (em árabeعمان‎transl. ʻUmān), oficialmente Sultanato de Omã (em árabe سلطانة عمان, transl. Saltānat 'Umān), é um país situado naArábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. Capital: Mascate.
O país é constituído por três territórios descontínuos. Os dois territórios menores estão encravados nos Emirados Árabes Unidos, sendo constituídos pelo Enclave de Madha e pela Península de Musandam e territórios adjacentes, no Estreito de Ormuz que separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. O território maior limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irão ePaquistão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com a Arábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos.
Até 1958, o enclave de Gwadar na costa norte do golfo de Omã, BaluchistãoPaquistão, dependia do sultanato de Omã.

História[editar | editar código-fonte]

Antiga Satrapia do Império Persa, e posteriormente, do Sassânida, o Omã só ficou livre desse poder em 632. Em 751, os Ibadis criaram o Emirado do Omã, sendo governado por imames. Durante séculos o Omã não passava de um mero país incrustrado no deserto, até que osPortugueses o invadiram em 1508. Em 1659, os Otomanos tomam o Omã e expulsam os portugueses. Em 1741 os Otomanos foram expulsos pelo então proclamado Sultão bin Sultan al Busaid. Inicia-se a era de ouro do sultanato, que expande suas fronteiras e obtém várias colônias no Oceano Índico (Zanzibar e Comores, na África e o Baluchistão, na Ásia) que foram perdidas no colapso que o país sofreu, em 1891, quando virou um mero protetorado britânico, tornando-se novamente independente em 1971.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Vista das Montanhas al-Hajar.
Um vasto e plano deserto cobre o centro do território de Omã, com uma cadeia montanhosa que percorre do centro-leste ao norte chamada Montanhas al-Hajar, onde encontra-se o maciço Jebel Akhdar, contendo o ponto mais elevado do país, Jebel Shams e seus 2.980 metros, e outra a sudoeste do país. As principais cidades omanis estão no litoral. Destaca-se a capital e a proximidade com os centros internacionais de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Política[editar | editar código-fonte]

Em Omã, o Chefe de Estado - e também de Governo - é o sultão, que funciona como monarca absoluto.
No início da década de 1990, o sultão instituiu um conselho eleito, o Majlis ash-Shura que, no entanto, tem apenas funções consultivas.
sufrágio universal para os maiores de 21 anos foi instituído em outubro de 2003 e teve uma participação de 190 mil votantes (74% dos eleitores) para escolher os 83 membros do conselho.
A dinastia Al Sa'id, a qual o sultão (Qaboos bin Said Al Said, no poder desde 1970) pertence, governa o país há mais de 250 anos.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O Omã está dividido em 5 regiões (mintaqah) e 3 governorados (muhafazat; singular - muhafazah).
As regiões estão subdivididas em províncias (wilayat).

Demografia[editar | editar código-fonte]


Economia[editar | editar código-fonte]

Mascate, capital do país.
Até meados do século XIX, Omã era um entreposto de escravos e armas. Com o fim da escravidão, a região perdeu muito de sua prosperidade, e a economia ficou reduzida à agricultura, ao comércio de Camelos e caprinos, à pesca e o artesanato tradicional. Hoje, graças ao petróleo, a economia tem apresentado grande desenvolvimento nos últimos 30 anos.
O governo prossegue com a privatização de serviços públicos e com o desenvolvimento de leis comerciais que facilitem o investimento externo e organizem o orçamento do país. O Omã continua a liberalização de seu mercado para se adequar às regras da Organização Mundial do Comércio. Para reduzir o desemprego, o governo vem encorajando a substituição de mão-de-obra estrangeira por trabalhadores do próprio país. Cursos de tecnologia de informação, técnicas de administração e língua inglesa para cidadãos do país apoiam este objetivo.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Apesar de Omã ser um país bastante moderno, a influência ocidental é reduzida: o islamismo tradicional, ibadita, possui mais restrições que o islamismo sunita e o xiita.
música tradicional acompanha vários aspectos da vida, incluindo nascimentos, cerimônias fúnebres, casamentos e circuncisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário