quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

República da Macedónia

.
Република Македонија
(Republika Makedonija)

República da Macedónia / Macedônia
Bandeira da Macedónia
Brasão de armas da Macedónia
BandeiraBrasão de armas
Lema: Слобода или смрт
("Liberdade ou morte")
Hino nacionalДенес над Македонија
"Hoje sobre a Macedónia"
Gentílicomacedónios

Localização da A.R.J.Macedónia
CapitalEscópia
41º39'N 21º43'E
Cidade mais populosaEscópia
Língua oficialMacedónio1
GovernoRepúblicaparlamentarista
 - PresidenteGjorge Ivanov
 - Primeiro-ministroNikola Gruevski
Independênciada Iugoslávia 
 - Declarada8 de setembro de 1991 
 - Reconhecida8 de abril de 1993 
Área 
 - Total25 713 km² (148.º)
 - Água (%)1,9%
 FronteiraCosovoSérviaBulgária,Grécia e Albânia
População 
 - Estimativa de 20062 038 154 hab. (143.º)
 - Censo 20022 022 547 hab. 
 - Densidade79 hab./km² (111.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2006
 - TotalUS$ : 16,94bilhões (121.º)
 - Per capitaUS$ : 7 645 
IDH (2007)0,8171  (72.º) – elevado
MoedaDinar macedónio(денар) (MKD)
Fuso horárioCET (UTC+1)
 - Verão (DST)CEST (UTC+2)
Cód. ISOMKD
Cód. Internet.mk
Cód. telef.+389

Mapa da A.R.J.Macedónia
1. O albanês também é falado nas províncias do Oeste da Macedónia. Em algumas áreas também é falado oturco, o sérvio, o romeno e o aromeno.
República da Macedónia (português europeu) ou Macedônia (português brasileiro) (em macedônioРепублика Македонијаtransl.Republika MakedonijaAPILoudspeaker.svg? rɛˈpublika makɛˈdɔnija) é um país balcânico que até 1991 fazia parte da Jugoslávia socialista. Tem limites a norte com a República do Kosovo e com a Sérvia, a leste com a Bulgária, a sul com a Grécia e a oeste com a Albânia. Capital: Escópia. A Macedônia ingressou nas Nações Unidas em 1993 com o nome antiga República jugoslava da Macedónia (ARJM)2 (português europeu) ou Antiga República Iugoslava da Macedônia (ARIM) (português brasileiro) (em macedónio Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ).3

Etimologia do nome Macedônia[editar | editar código-fonte]

O nome Macedónia é muito antigo. De acordo com a etimologia, a palavra Macedónia deriva do grego μάκος (Makos), e o adjetivo μακεδνός (Makednos), o que significa alta.
Existem três teorias sobre a origem do nome "Macedónia". De acordo com a mitologia grega , Macedônia foi o nome do chefe da tribo que se instalou na região e fundaria o Reino da Macedônia. De acordo com Heródoto , os ´makednoí eram uma tribo dória.
O nome também pode derivar o adjetivo μακεδνός (makednós), que significa "alto" e é usado por Homero para designar uma árvore emOdisseia. Segundo o gramático Hesíquio de Alexandria, seria uma palavra do dialeto dórico, significando "grande" ou "pesado". Acredita-se geralmente que tanto os macedónios como os seus antecessores makednoí fossem pessoas de grande estatura.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Ao proclamar sua independência da República Socialista Federal da Jugoslávia, em 1991, a República da Macedónia enfrentou forte oposição da Grécia, que considera o nome "Macedónia" como parte do passado cultural grego. Além disso, a Grécia já possui uma região com o mesmo nome. Desta forma, a Grécia só concordou com a admissão da República da Macedônia (nome constitucional) naOrganização das Nações Unidas sob o nome provisório de "Antiga República Jugoslava da Macedónia" (em inglês "the former Yugoslav Republic of Macedonia" - FYROM; em macedônio: Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ) e, assim, a República da Macedónia tornou-se membro da organização em 1993. 4
A maioria das organizações internacionais adoptou a mesma convenção de nome, inclusive a Organização do Tratado do Atlântico Norte5 , o Fundo Monetário Internacional e o Comité Olímpico Internacional. Porém, um número crescente de países tem abandonado a referência provisória da Organização das Nações Unidas, inclusive três dos cinco membros permanentes do conselho de segurança da organização:Estados UnidosRússia e República Popular da China. Noventa países já reconhecem o país como "República da Macedónia" ou simplesmente "Macedónia".
A posição oficial do governo grego é a de que a palavra "Macedónia" é grega e só deveria ser usada para designar a região do histórico reino da Macedónia, que se encontra quase inteiramente no território da Grécia. No entanto, a Bulgária6 e a "República da Macedônia" referem-se à parte da Macedónia que integra o território grego como Macedónia Grega ou “Egeia”, implicando que a parte grega é apenas uma porção da Macedónia e não a sua totalidade.

História[editar | editar código-fonte]

A seguir segue-se um breve resumo da história da Macedónia:

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Macedónia se situa na península Balcânica, fazendo fronteira ao sul com a Grécia, a oeste com a Albânia, a leste com a Bulgária, ao norte com a Sérvia. Sua região é montanhosa, com vales férteis excelentes para culturas temperadas.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A Antiga República Jugoslávia da Macedónia tem 2.070.000 habitantes, assim distribuídos conforme a etnia:[carece de fontes]

Política[editar | editar código-fonte]

A Macedónia tem em seu território uma minoria albanesa, que se queixa de discriminação e exige que a região onde vivem seja autônoma. Em 1991houve um plebiscito em todo o país, e dois anos mais tarde o país passou a ter uma representação na Organização das Nações Unidas.
Em 1998, os sérvios iniciaram uma intervenção militar na província sérvia de Kosovo, com o objetivo de combater o Exército de Libertação do Kosovo. Com isso, milhares de refugiados cossovares migraram e se refugiaram em acampamentos provisórios na Macedónia.
Em 2001, tropas terroristas albanesas avançaram sobre o solo da Macedónia, a qual contra-atacou violentamente, diminuindo a popularidade do governo.
Organização do Tratado do Atlântico Norte chegou a propor apoio ao governo macedónio em julho de 2001, mas, três meses depois, o governo propôs uma trégua aos rebeldes, o que promoveu um cessar-fogo e a retirada das tropas das cidades.

Religião[editar | editar código-fonte]

Religião na Albânia
Religião% aprox.
Macedônios Ortodoxos
  
61%
Muçulmanos
  
31%
Outras religiões Cristãs da Macedônia
  
0,37%
Judeus
0,01%
Outras não especificadas
  
1,63%

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

A renda per capita da República da Macedónia é de 1 900 dólares estadunidenses. Com o boicote imposto pela Organização das Nações Unidas contra a Jugoslávia em decorrência da Guerra da Iugoslávia e do genocídio promovido contra a população bósnia, a Macedónia foi impedida de conduzir comércio bilateral com esse país vizinho, o que prejudicou sua economia. Também aGrécia impôs boicote devido à questão do nome do novo país.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Academia do Humanismo da Macedónia[editar | editar código-fonte]

A Academia de Humanismo de Ohrid, é uma instituição República da Macedónia. O seu presidente é Jordan Plevnes. Atribui anualmente o Prémio Mundial do Humanismo, que homenageia personalidades que tenham contribuído para a defesa dos ideais do humanismo e da paz.
Prémio Mundial do Humanismo é um galardão atribuído pela Academia do Humanismo da República da Macedónia, e que homenageia personalidades que tenham contribuído para a defesa dos ideais do humanismo e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário