sábado, 29 de novembro de 2014

Roberto Gómez Bolaños


Roberto Gómez Bolaños
Roberto Gómez Bolaños
Nome completoRoberto Gómez Bolaños
Nascimento21 de fevereiro de 1929
Cidade do MéxicoDistrito Federal,México
Morte28 de novembro de 2014 (85 anos)
CancúnQuintana RooMéxico
NacionalidadeMéxico Mexicana
ProgenitoresMãe: Elsa Bolaños Cacho
Pai: Francisco Gómez Linares
CônjugeGraciela Fernández Pierre (1958-1989)
Florinda Meza (2004-2014)
Filho(s)Roberto Gómez Fernández
Teresa
Marcela
Graciela
Paulina
Cecilia
OcupaçãoAtor
Escritor
Compositor
Comediante
Dramaturgo
Diretor
Influências
Magnum opusEl Chavo del OchoEl Chapulín Colorado
Escola/tradiçãoUniversidade Nacional Autônoma do México
Causa da morteProblemas respiratórios e problema de locomoção
Página oficial
www.chespirito.com
Assinatura
Chespirito signature.jpg
Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito (Cidade do México21 de fevereiro de 1929 — Cancún28 de novembro de 2014), foi um atorescritorcomediantedramaturgocompositor e diretor de televisão mexicano. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado, e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo.1 2 3 Era sobrinho do ex-presidente mexicanoGustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979).

Biografia

Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintorcartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Roberto Goméz Bolaños se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira como escritor criativo, através do rádio e televisão durante a década de 1950, quando começou a escrever roteiros para programas da dupla Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine). Também fez vários roteiros de cinema e começou a representar como ator em 1960, no filme Dos Criados Malcriados.4 No entanto, continuou a dedicar a maior parte de seu tempo a escrever, contribuindo para o diálogo de scripts e filmes de televisão mexicana.
"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês. Roberto ganhou este apelido quando escreveu o roteiro para o filme Los Legionarios, primeiro filme em que Chespirito trabalhou.
Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón ValdésRubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.
Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.
Apesar de ser mais conhecido pelos papéis Chaves e Chapolin, Chespirito também foi autor de vários personagens, comoChompirasDr. ChapatinVicente Chambon e Chaparrón Bonaparte.
Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos VillagránRamón ValdésFlorinda MezaRubén AguirreÉdgar VivarAngelines FernandezRaúl PadillaHoracio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional.
Em 1980, seus sketches criaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", e permaneceu no ar até 1995.
Chespirito também estrelou em filmes mexicanos, escritos e realizados por ele mesmo como "El Chanfle" e "El Chanfle 2", "Don Ratón e Don Ratero", "Charrito" e "Música de viento".
Em 1992, recebe o "Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México" pelo roteiro da peça "La Reina Madre"5 .
Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados ChavesChapolin e Chespirito com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.6
Em 12 de novembro de 2009, Chespirito foi internado em emergência em um hospital na Cidade do México. De acordo com declarações de seu filho Roberto Gómez Fernandez, Chespirito teve uma complicação da próstata, e teve de fazer uma cirurgia.
Em 28 de maio de 2011, Chespirito abriu sua conta no Twitter chegando em menos de um dia mais de 170.000 seguidores, o segundo dia um total de 250.000 seguidores.7 8
Em 2012, um evento denominado América celebra a Chespirito em comemoração os quarenta anos de carreira do ator9 foi programado para ocorrer em 17 países, entre elesArgentinaBrasilColômbiaCosta RicaGuatemalaEquadorEstados UnidosMéxicoPeru e Nicarágua.1 2 3 10
No dia 20 de novembro de 2013, foi condecorado com o Premio Ondas Iberoamericano pela trajetória destacada na televisão mundial.11 Roberto faleceu aos 85 anos emCancún, no México.12 13

Casamentos

Bolaños casou-se pela primeira vez com Graciela Fernández Pierre, falecida em 26 de agosto de 2013. Tiveram os filhos Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. o casamento durou de 1958 a 1977.
Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños casou-se com ela, no dia 19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México.
Ele teve 6 filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda, por ter feito uma vasectomia.

Atuações políticas

Question book.svg
Esta secção não cita fontes fiáveis e independentes(desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
Bolaños nunca revelou sua orientação política de forma aberta, porém aparenta ser partidário da direita política: participou, em 2006, de anúncios televisivos apoiando a campanha eleitoral do Partido da Ação Nacional. Também fez fortes críticas contra o candidato esquerdista Andrés López Obrador, acusando-o de dividir os mexicanos, e contra a esquerda em geral.
Em abril de 2007 uniu-se ao protesto de grupos católicos e conservadores que buscavam manter o aborto como um delito, frente à postura da Assembleia Legislativa, cujos representantes inclinaram-se por despenalizá-lo durante as doze primeiras semanas de gestação. Bolaños lançou anúncios em canais de televisão e chamadas telefônicas contra tal lei.
Em maio de 2007, levantou controvérsias por seus comentários sobre o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, na Colômbia, declarando que a obra "é uma caricatura".
Declarou, em seu perfil no Twitter, ser contra as manifestações de rua, pois elas diminuem o tempo e a capacidade para o trabalho, e afirmou votar em um candidato que impeça essas manifestações.

Morte

Roberto Gómez Bolaños faleceu em Cancún, aonde morava nos últimos anos de sua vida, às 14:30 (horário local) de 28 de novembro de 2014.14 , devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México: a CNN México,15 16 17 que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pela Televisa,18 emissora aonde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira, mesmo assim a causa ainda não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte.19 O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida.20 No dia 29 de novembro o corpo foi levado por um carro fúnebre de Cancún até a Cidade do México, num cortejo até a sede da Televisa. No dia seguinte será velado no Estádio Azteca, também na Cidade do México.21

Repercussão

O assunto se tornou um dos mais comentados do mundo, especialmente na América Latina. Várias personalidades de diversas nacionalidades falaram sobre a morte nas redes sociais, entre elas artistas do elenco das séries de Chespirito, e a sua filha Paulina Gómez:
Cquote1.svgRoberto não se vai. [Ele] permanece em meu coração, e no coração de tantos outros a quem fez feliz. Adeus Chavinho. Até sempre.Cquote2.svg
— Edgar Vivar, “o Sr. Barriga”.22
Cquote1.svgObrigada por fazer feliz a vida de tanta gente, e pelos maravilhosos momentos que compartilhamos juntos. Descanse em paz, Roberto.Cquote2.svg
— María Antonieta de las Nieves, “a Chiquinha”, em postagem no Twitter.23
Cquote1.svg[...] Todo o MéxicoBrasilPeruChileColômbiaVenezuelaArgentinaBolívia, e o resto do mundo. Tantos países, tantas pessoas que foram tocadas pelo talento desta grande pessoa, que me abriu as portas ao criar o personagem Kiko.
Para ele, todo meu agradecimento, minha tristeza e minha dor. Somente quando se vive a realidade de uma ausência se descobre o verdadeiro sentimento de uma amizade e um grande mestre [...]
Cquote2.svg
— Carlos Villagrán, “o Quico”, em postagem no Facebook.24
No México, após o anúncio da morte de Bolaños pela própria Televisa em suas emissoras, a rede passou a exibir um especial em homenagem ao ator, intitulado “Chespirito gracias por siempre”, por volta das 15 horas (horário do méxico) pela FOROtv. A exibição foi feita em streaming através do site da emissora. Edgar Vivar, um dos atores que contracenavam com Chespirito declarou no especial que a maior recordação que terá de Bolaños será o seu bom humor, e ressaltou o bom escritor que Bolaños foi, no entanto, bastante emocionado teve dificuldade em terminar o depoimento.25 Na cobertura da Televisa foi anunciada em primeira mão as informações do enterro de Bolaños, dadas por Juan Ríos. No sábado29 de novembro seria realizada uma homenagem de corpo presente, e que no 30 de novembro dia seguinte seu corpo seria velado no Estádio Azteca.26
No mesmo especial foi transmitido ao vivo o cortejo do corpo de Bolaños até a sede da emissora, e diversas homenagens ao ator espalhadas pelo México.
O presidente do MéxicoEnrique Peña Nieto também fez um pronunciamento em seu Twitter sobre a morte do comediante.
Cquote1.svgLamento profundamente o falecimento do sr. Roberto Gómez Bolaños, “Chespirito”. [...]
México perdeu um ícone, cujo trabalho atravessou gerações e fronteiras.
Cquote2.svg
— Enrique Peña Nieto, presidente do México27 28
No Chile, durante a exibição do Teleton local, que coincidentemente estava marcado para o dia 28 de novembro, foi exibido um minuto de silêncio à memória de Bolaños, solicitado por Don Francisco. Também foi tocada a música "Que bonita vencindad".29 O falecimento de Chespirito foi o assunto mais comentado no Brasil na noite de 28 de novembro de 2014,30 fato que foi noticiado em um telejornal da própria Televisa. Segundo o Francho Barón, correspondente na emissora no Brasil, a morte de Bolaños teve um impacto enorme no país, e que os principais jornais do país deram destaque à manchete.31
Brasil foi um dos países aonde a repercussão foi mais expressiva, e se deu após a confirmação da notícia pelos maiores portais brasileiros de notícia da Internet,32 33 34 e pela principal comunidade sobre as séries do humorista, o Fórum Chaves,35 36 que tiveram como fonte da manchete a CNN e a Televisa. A notícia causou muita comoção e as mais diversas reações e manifestações na rede social twitter, onde hashtags sobre a morte de Chespirito estavam nos Trending Topics mundiais. A primeira emissora de televisão a anunciar a morte de Bolaños foi o SBT, emissora que exibiu varias produções de Chespirito no país, sendo atualmente transmitida apenas a série El Chavo del Ocho, exibiu um plantão por volta das 19 horas (horário brasileiro de verão),37 apresentado por Rachel Sheherazade, coincidentemente interrompendo a exibição do seriado.38
Em seguida, por volta das 19:30, foi exibido o telejornal SBT Brasil, que dedicou várias matérias ao humorista, entre elas, depoimentos de fãs e personalidades brasileiras,39 40gravados com antecedência, para serem exibido no dia da morte do humorista. Várias emissoras divulgaram de televisão do país também noticiaram o falecimento de Bolaños, incluindo o Jornal Nacional da Globo, que o definiu como “fenômeno da cultura popular”.41 O SBT também postou em seu site oficial uma nota sobre a morte do humorista,42 que foi compartilhada nos perfis oficiais da emissora no Facebook e no Twitter, que inclusive foram um dos posts mais compartilhados no Brasil no dia, sendo compartilhado inclusive pelo perfil da Rede Globo,43 maior emissora do país, que ainda completou “Fica aqui o nosso carinho. Vai deixar saudades”. A atitude gerou comentários pelo fato da Globo ser uma das principais concorrentes tanto do SBT, quanto da Televisa. Às 21:25 do mesmo dia, o SBT exibiu entre Chiquititas e a reprise da versão mexicana de Rebelde um especial, intitulado “Obrigado Chaves”, em homenagem a Chespirito, contando sua trajetória, e reprisou no Programa do Ratinho a entrevista dada por ao apresentador do programa Bolaños em 2011, exibido posteriormente.
No dia 29 de novembro, por volta das 6:00 da manhã — a emissora exibiu uma maratona especial também com o título “Obrigado Chaves”, no mesmo horário de exibição em que Chaves é exibido toda semana, e extendido por 3 horas e meia, terminando as 10:30 da manhã. Esse especial tinha sido divulgada pela emissora no dia anterior. 44 A emissora exibiu também, durante a maratona, outros episódios de programas e esquetes de Chespirito, além do próprio Chaves. O especial foi transmitido também via streaming no canal do YouTube da emissora.45
Ainda como parte das homenagens, o SBT montou no pavilhão México do Memorial da América Latina uma exposição dos seriados Chaves e El Chapulín Colorado, que será aberta ao público apenas no dia 30 de novembro. Na exposição, há montada uma réplica da vila, que foi o principal cenário do seriado Chaves.46 No mesmo dia, a emissora transmitirá ao vivo do México o velório do ator mexicano, à partir das 14h. No entanto, a transmissão começará às 11h, dentro do Domingo Legal e ancorada por Carlos Nascimento. Excepcionalmente nesse dia, o Programa Eliana será realizado ao vivo.47

Principais trabalhos

Os programas de Chespirito foram gravados no México pela rede Televisa entre os anos de 1968 e 1995, e exibidos em mais de 90 países.

Como ator

Como escritor

Como produtor

Como compositor

Livros

Discografia

  • 1980 El Chavo Canta: Eso, Eso, Eso
  • 1978 Síganme Los Buenos a La Vecindad del Chavo
  • 1977 Así Cantamos y Vacilamos en la Vencidad del Chavo
  • 1975 Chespirito y sus Canciones

Prêmios e indicações

AnoPrêmioIndicaçãoResultadoRef.
1992México Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do MéxicoRoteiro da peça "La Reina Madre"Venceu5
1997México Mexican Cinema Journalists Awards (Special Silver Goddess)Pela carreira e brilhante trajetória do personagem ChavesVenceu48
2010Estados Unidos Premio LatinoConjunto da Obra - Personagem ChavesVenceu49
201225th Annual Hispanic Heritage AwardsConjunto da ObraVenceu50
2013Espanha Premio Ondas IberoamericanoTrajetória destacada na televisão mundialVenceu11

Nenhum comentário:

Postar um comentário