domingo, 30 de novembro de 2014

San Diego


San Diego
Localidade dos Estados Unidos Estados Unidos
SD Montage.jpg
Do topo, da esquerda para a direita: Panorama de San Diego,Ponte do Conorado, Museu no Parque Balboa, Museu Serra noParque Presídio e o antigo Farol de Point Loma
Cognome(s): America's Finest City
San Diego está localizado em: Califórnia
San Diego
Localização de San Diego na Califórnia
San Diego está localizado em: Estados Unidos
San Diego
Localização de San Diego nos Estados Unidos
Dados gerais
Fundado em1769 (245 anos)
Incorporado em27 de março de 1850 (164 anos)
PrefeitoKevin Faulconer (R)
Localização
32° 46' 46" N 117° 8' 47" O
CondadoSan Diego
Estado Califórnia
Tipo de localidadeCidade
Fuso horário-8/-7
Características geográficas
Área964,51 km²
- terra842,24 km²
- água122,27 km²
População (20101)1 307 402 hab. (1 552,29 hab/km²)
- metrópole3 095 313
Altitude22 m
Códigos
código FIPS06-66000
Sítio webhttp://www.sandiego.gov
San Diego County California Incorporated and Unincorporated areas San Diego Highlighted.svg
Localização de San Diego no condado de San Diego

Portal Portal Estados Unidos
San Diego é uma cidade dos Estados Unidos localizada no sul do estado da Califórnia, sendo a segunda cidade mais populosa do estado e a oitava mais populosa do país. Localiza-se no condado de San Diego, do qual é sede, situando-se às margens da baía de mesmo nome, no litoral do Oceano Pacífico, distanciando-se 190 quilômetros de Los Angeles. É tida como o berço da Califórnia e é conhecida por seu clima ameno durante a maior parte do ano, por seu porto natural de águas profundas, extensas praias, longa associação com a Marinha dos Estados Unidos e seu centro de desenvolvimento da biotecnologia. Sua população, conforme estimativas de 2012, é de 1 322 553 habitantes. San Diego foi classificada como a 20ª cidade mais segura nos Estados Unidos em 2013, pelo Business Insider.
Montanhas cercam a região leste da cidade, sendo que além das montanhas existem áreas desérticas. A cidade é a sede docondado de San Diego e é o centro econômico da região, bem como a principal cidade da área metropolitana San Diego-Tijuana. Os principais motores econômicos de San Diego são atividades militares e de defesas, relacionado ao turismo, comércio internacional e de fabricação. A presença da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), com a afiliada UCSD Medical Center, ajudou a tornar a região um centro de pesquisas em biotecnologia.

História[editar | editar código-fonte]

Os habitantes nativos da região onde atualmente está a cidade de San Diego são conhecidos como San Dieguitos ou La Jolla.2 A área de San Diego foi habitada por mais de 10 mil anos pelos povos Kumeyaay.3 4 O primeiro europeu a visitar a região foi o explorador português João Rodrigues Cabrilho, navegando sob a bandeira da Coroa de Castela. Cabrillo decretou o lugar como parte do Império Espanhol em 1542 e nomeou-o "San Miguel".5 Em novembro de 1602, Sebastián Vizcaíno foi enviado para mapear a costa da Califórnia. Chegando em à capitania de San Diego. Vizcaíno explorou a região do atual porto da cidade e batizou o lugar de San Diego de Alcalá, em homenagem ao santo católico Diogo de Alcalá. Em 12 de novembro de 1602, o primeiro serviço religioso cristão de registro na Alta Califórnia foi conduzido pelo Frei Antonio de la Ascensión, membro da expedição de Vizcaíno, para celebrar o dia da festa de San Diego.6
Em maio de 1769, Gaspar de Portolá estabeleceu o Forte Presidio de San Diego em uma colina próxima ao Rio San Diego. Em julho do mesmo ano, a Missão San Diego de Alcalá foi fundada por frades franciscanos, liderados pelo Padre Junípero Serra. Em 1797, a missão contou com a maior população nativa em Alta Califórnia, com mais de 1.400 neófitos que viviam dentro e ao redor da missão. Tanto o Forte Presídio de San Diego quanto a Missão San Diego de Alcalá são marcos históricos nacionais. San Diego foi fundada com o nome de San Diego de Alcalá em homenagem ao santo homônimo, sendo o primeiro forte e missão espanhola na Alta Califórnia.
Em 1821, o México conquistou sua independência da Espanha, e San Diego tornou-se parte do estado mexicano da Alta Califórnia. O Forte no Presidio Hill foi gradualmente abandonado, enquanto a cidade de San Diego crescia em um nível de terra abaixo do Forte Presidio Hill. A Missão foi secularizada pelo governo mexicano, e a maioria das terras que pertenciam à missão foram distribuídas entre os colonos ricos da região.
Voltou para a soberania dos Estados Unidos em 1846. A ferrovia em 1884 e o estabelecimento da base naval durante aPrimeira Guerra Mundial contribuíram para o crescimento da cidade. As principais fontes de renda da cidade são amanufatura e o turismo.
Monumento a Cabrilho em Point Loma.
Os principais pontos turísticos da cidade são as suas praias, o Gaslamp Quarter, o centro histórico da cidade, o Balboa Park, e os mundialmente famosos SeaWorld San Diego e Zoológico de San Diego.
A área onde San Diego atualmente se localiza foi habitada originalmente por nativos da tribo Kumeyaay. O primeiro europeu a visitar a região foi o explorador portuguêsJoão Rodrigues Cabrilho, que conquistou a baía para a Espanha em 1542. O lugar foi batizado como "São Miguel de Cabrilho". Em 12 de novembro de 1602, Dom Sebastián de Viscaíno veio com sua equipe no dia de São Diogo de Alcalá e celebrou a missa em homenagem ao santo. Por coincidência, o barco de Viscaíno era chamado "San Diego". Ele então rebatizou o lugar como "San Diego" (em portuguêsSão Diogo) em homenagem ao santo do século XV.
Desde o início do século XX até a década de 1970, a frota de pesca do atum-americano e da indústria de conservas de atum foram baseadas em San Diego, que é tida como "a capital de atum do mundo".7 A primeira fábrica de conservas foi fundada na cidade em 1911, e por meados dos anos 1930 as fábricas de conservas já empregavam mais de 1.000 trabalhadores. Devido ao aumento dos custos e da concorrência estrangeira, a última das fábricas de conservas fechou no início de 1980.8A grande frota de pesca apoiou as fábricas de conservas, em sua maioria formadas por pescadores imigrantes do Japão, e mais tarde da região de Açores, em Portugal, e da Itália, cuja influência ainda é vista em bairros como Little Italy e Point Loma.9 10 Um dos primeiros censos oficialmente realizado na cidade, em 1950, identificou a população de San Diego como 94,5% de brancos e 4,5% pretos.11
O Centro Histórico de San Diego enfrentou certo declínio nas décadas de 1960 e 1970, mas experimentou renovações em sua característica urbana a partir do início de 1980, incluindo a abertura do Horton Plaza, a revitalização do Bairro Gaslamp, a construção do Centro de Convenções de San Diego e do Parque Petco, inaugurado em 2004.12

Geografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 964,5 km², onde 842,2 km² estão cobertos porterra e 122,3 km² por água1 .

Clima[editar | editar código-fonte]

As temperaturas não apresentam grandes diferenças entre o inverno (média de 15°C) e o verão (22 °C), a proximidade da cidade com o Oceano Pacífico é o principal fator responsável por isto. No verão a variação das temperaturas é menor, com a média das máximas sendo de 25 °C e a média das mínimas, de 19 °C. No inverno, a variação é de 19 °C e 10 °C. A temperatura mais alta já registrada na cidade foi de 44 °C, outros extremos incluem 42 °C em outubro de 1961 e 38 °C em junho e julho. No inverno, apesar de raramente as temperaturas caírem para baixo de 5 °C. A temperatura mais baixa já registrada na cidade foi de -2 °C, registrada em janeiro e fevereiro de 1949.
Como sinal do aquecimento global, cientistas do Scripps Institution of Oceanography afirmam que a temperatura média da superfície da água na região da Baía de San Diego aumentou em quase 3 graus desde 1950.13
A taxa de precipitação média anual de chuva de San Diego é de 26,2 centímetros. A cidade registra um período de estiagem no verão, sendo que julho, o mês mais seco da cidade, registra nenhuma ou mínima precipitação. O período de estiagem se estende de abril a outubro, nesse período não chove mais de 5 centímetros, com janeiro, o mês mais chuvoso da cidade, registrando em média 5,8 centímetros anuais. O período úmido da cidade estende-se entre janeiro e março, período que registra em média 16,7 centímetros anuais. Entre novembro e dezembro são registrados 6 centímetros anuais de precipitação de chuva.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Como a maior parte da região do sul da Califórnia, a área atual de San Diego foi originalmente ocupada por chaparral, uma vegetação composta principalmente de arbustos resistentes à seca. O Pinus torreyana, uma espécie de pinheiro das Américas, é dominante na maior parte da vegetação da região, especialmente em um trecho de chaparral protegido ao longo da costa. A topografia e a proximidade do Oceano Pacífico criam inúmeros e diferentes habitats dentro dos limites da cidade, incluindo o pântano das marés e canyons. O chaparral e as regiões de costeira em altitudes baixas ao longo da costa são propensas a incêndios, e as taxas de incêndios aumentaram no século XX, principalmente devido aos incêndios que começam perto das fronteiras das áreas urbanas e selvagens.14
Os limites territoriais de San Diego são compostos por um amplo número de reservas naturais, incluindo a Reserva Natural Torrey Pines Sate, Los Penasquitos e Mission Trails. A reserva Torrey Pines State possui uma faixa costeira em direção ao norte e abriga espécies raras.15 Devido à topografia íngreme que impede ou desencoraja edificações em algumas partes do território, juntamente com alguns esforços de preservação da ecologia local, há também um grande número de canyons dentro dos limites da cidade, que servem como reservas naturais. Os principais são o Switzer Canyon e o Parque Tecolote, bem como uma série de pequenos parques e reservas.
Condado de San Diego é um dos condados norte-americanos que possuem mais espécies animais e vegetais que aparecem na lista de espécies ameaçadas de extinção nos Estados Unidos.16 Por conta de sua diversidade de habitát e sua posição sobre a rota migratória do Pacífico, o Condado abriga cerca de 492 espécies de aves, mais do que qualquer outra região do país.16 San Diego é uma das cidades mais procuradas para observação de espécies de aves, em especial pelas altas altitudes em seus limites territoriais.17
A área ecológica de San Diego é vulnerável a incêndios periódicos. Em outubro de 2003, San Diego foi o local do incêndio Cedar, que tem sido chamado de o maior incêndio florestal na Califórnia.18 O fogo consumiu 280 mil hectares da área territorial do condado - o equivalente a 1.130 km² - além de destruir mais de 2 200 residências e propriedades e vitimar 15 pessoas.19 Além dos danos causados pelo fogo, a fumaça proveniente deste resultou em um aumento significativo de atendimentos de emergência devido à asma, problemas respiratórios, irritação nos olhos e inalação de fumaça. A má qualidade do ar motivou no fechamento das escolas do Condado de San Diego por um período de uma semana.20 Outros incêndios posteriores ocorreram no condado em 2007, particulamente na área das comunidades de Rancho BernardoRancho Santa Fe e Ramona.21

Demografia[editar | editar código-fonte]

Crescimento populacional
CensoPop.
1850500
186073146,2%
18702 300214,6%
18802 63714,7%
189016 159512,8%
190017 7009,5%
191039 578123,6%
192074 36187,9%
1930147 99599,0%
1940203 34137,4%
1950333 86564,2%
1960573 22471,7%
1970696 76921,6%
1980875 53825,7%
19901 110 54926,8%
20001 223 40010,2%
20101 307 4026,9%
Fonte: US Census1 22
Segundo o censo nacional de 20101 , a sua população é de 1 307 402 habitantes e sua densidade populacional é de 1 552,29 hab/km². Possui mais de 3 milhões de habitantes em sua região metropolitana, que aumenta para 4,3 milhões de habitantes quando a região metropolitana de Tijuana, no México é considerada. É a cidade mais populosa do condado de San Diego e a oitava mais populosa dos Estados Unidos. Possui 516 033 residências, que resulta em uma densidade de 612,69 residências/km².1 A população da cidade aumentou pouco menos de 7% entre 2000 e 2010. Em 2000, a mesma tinha uma população de 1 223 400 habitantes, 450 691 residências e 271 315famílias.23 A população da cidade aumentou para 1 336 865 habitantes, um aumento de 9,3% a partir de 2000.24
Ainda em 2010, a composição racial da cidade era de 58,9% brancos, 15,9% asiáticos (sendo 5,9% filipinos, 2,7% chineses, 2,5% vietnamitas, 1% sul-coreanos, 0,7% japoneses, 0,4% laosianos, 0,3% cambojanos e 0,1% tailandeses) 6,7% afroamericanos, 0,6% nativos americanos, 0,5% das ilhas do Pacífico, 12,3% de outras raças e 5,1% mestiços de duas raças ou mais. Há de se destacar que 28,8% da população de San Diego era hispânica ou latina (de qualquer raça), sendo que 24,9% entre estes eram mexicanos e 0,6% porto-riquenhos.25 26
Em dezembro de 2012, o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) dos Estados Unidos divulgou um relatório no qual San Diego revelou ter a terceira maior população de rua nos Estados Unidos, atrás apenas de Nova Iorque e Los Angeles.27 A população de rua da cidade tem o maior percentual de veteranos sem-teto no país.27 No mesmo relatório, verificou-se que a cidade também possuía a quarta maior percentagem de indivíduos cronicamente sem-teto, além do terceiro maior aumento da pobreza total entre a população de rua.27
Em 2000, havia 451 126 residências, sendo que 30,2% destas possuíam população com até 18 anos de idade. 44,6% das residências eram compostas por casais, 11,4% tinham mulheres como chefes de família e 39,8% das residências não eram de caráter familiar. Indivíduos que viviam sozinhos eram 28,0%, dos quais 7,4% possuíam mais de 65 anos de idade. O tamanho médio de cada residência era de 2.61 e o tamanho médio da família era 3.30.27 De acordo com o Censo Bureau de 2000, 24,0% dos moradores de San Diego eram menores de 18 anos de idade e 10,5% tinham 65 anos de idade ou mais.24 A idade média dos habitantes foi de 32 anos de idade, sendo que dois terços da população era menores de 35 anos de idade.28 A Agência de Planejamento Regional de San Diego (SANDAG) fornece tabelas e gráficos que caracterizam a população da cidade em grupos etários.24

Economia[editar | editar código-fonte]

Centro financeiro de San Diego à noite.
A diversificação económica de San Diego promoveu o seu rápido desenvolvimento, nomeadamente a partir dos anos 80 do século XX, altura em que a cidade sofreu uma revitalização, com alterações a nível da morfologia e da arquitectura, tendo a Horton Plaza sido ampliada e os seus edifícios restaurados. Em San Diego está concentrada a maior frota de pesca do Pacífico, sendo a cidade ainda considerada como um centro de comércio, industrial e agrícola do Sul da Califórnia. As principais indústrias são as de equipamentos aeroespaciais e electrónicos, de materiais de impressão, de maquinaria, de produtos metálicos, de mobiliário e de químicos. Nos arredores da cidade de San Diego existem instalações militares e uma base de treino naval que constituem uma contribuição importante para a economia da cidade.
A partir de 1 de janeiro de 2008, as estimativas do San Diego Association of Governments revelaram que a renda média familiar de San Diego subiu para $66,715, contra 45,733 dólares no ano anterior. Os homens tiveram uma renda mediana de $36.984 contra $31.076 para as mulheres. A renda per capita da cidade era 23.609 dólares. De acordo com a Forbes, em 2005, San Diego foi avaliada como a quinta cidade mais rica dos Estados Unidos, mas cerca de 10,6% das famílias e 14,6% da população estavam abaixo da linha da pobreza, incluindo 20% de menores de 18 anos e 7,6% das pessoas de 65 anos ou mais.29 No ano seguinte, em 2006, San Diego foi classificado como o quinto melhor lugar para se viver nos Estados Unidos, pela revista Money.30

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

As escolas públicas em San Diego são administradas por distritos escolares independentes. A maioria das escolas públicas da cidade são atendidas pelo San Diego Unified School District, o segundo maior distrito escolar na Califórnia, que inclui 11 escolas de ensino primário, 107 escolas de ensino fundamental, 24 escolas de ensino médio, 13 escolas de caráter atípico e alternativo, 28 escolas de qualificação e 45 escolas de nível técnico. Vários distritos escolares adjacentes que estão sediadas fora dos limites da cidade servem algumas escolas dentro da cidade, entre estes a Poway Unified school District, school District Del Mar União, San Dieguito school District alta União e Distrito Escolar Sweetwater Union High. Além disso, há um certo número de escolas particulares da cidade. De acordo com rankings de educação divulgados pelo United Census Bureau, 40,4% da população de San Diego acima dos 25 anos de idade têm diplomas de bacharelado. O censo classifica a cidade como a nona cidade mais educada nos Estados Unidos, com base nesses números.31

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário