sábado, 10 de maio de 2014

Copa do Mundo FIFA


Copa do Mundo
W.Cup.svg
Troféu atual da Copa do Mundo
Dados gerais
OrganizaçãoFIFA
Edições20
Local de disputaPaís Sede
SistemaTorneio concentrado,
Grupos e eliminatória
Soccerball current event.svg Edição atual
editar
Copa do Mundo FIFA,Nota 1 também conhecida como Campeonato do Mundo de Futebol ou ainda Campeonato Mundial FIFA, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do então presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pelaFIFA (Federação Internacional de Futebol Associado, em francês: Fédération Internationale de Football Association). A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, cuja seleção da casa saiu vencedora.
Com exceção da Copa do Mundo de 1930, o torneio sempre foi realizado em duas fases. Organizada pelas confederações continentais, as eliminatórias da Copa permitem que as melhores seleções de cada continente participem da competição, que ocorre em um ou mais países-sede. O formato atual do Mundial é com trinta e duas equipes nacionais por um período de cerca de um mês.
Oito países são os vencedores do certame. Brasil, a única seleção a ter jogado todas as competições, mantém o recordede vitórias com cinco edições de sucesso. É também o único proprietário permanente da Taça Jules Rimet, (posta em jogo em 1930) e ganha em definitivo pelo pais que vencesse pela terceira vez o campeonato, o que se deu na competição em 1970, com Pelé, o único jogador tricampeão mundial da história. A seleção brasileira é seguida pela Itália, com quatro troféus, um a mais que a Alemanha. A equipe que venceu a primeira edição, o Uruguai, conquistou duas vezes, como aArgentina, outro país sul-americano. Finalmente, FrançaInglaterra e a atual campeã Espanha, ganharam uma Copa do Mundo cada. O Brasil e a Espanha são os únicos países que ganharam fora de seus continentes (Brasil em 1958 e 2002 e a Espanha em 2010).
O país anfitrião do Mundial é designado pela FIFA. A última edição da Copa foi realizada na África do Sul, em 2010. OBrasil foi eleito para sediar a próxima edição, em 2014.
A Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Economicamente, a competição tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o desenvolvimento do país-sede. Instalações desportivas, incluindo os estádios, são construídos ou reformados para a ocasião. Estradas,aeroportoshotéis e infraestrutura de um modo geral, também são melhorados para receber a competição. Entretanto, um país menos desenvolvido, de "Terceiro Mundo", pode sofrer mais que o esperado para organizar um Mundial.
A Copa do Mundo tem aspectos políticos. Enquanto pode transmitir os valores da paz e universalismo, a competição pode, ser também, a ocasião de brigas generalizadas e violência em torno das partidas, ou até mesmo desencadear uma guerra entre países. Há várias adversidades para se organizar um Mundial.
O evento global também está presente na cultura popular, em vários filmes e documentários, e é uma oportunidade para criar canções ou hinosJogos eletrônicos e álbuns de figurinhas dos futebolistas, por exemplo, são colocados à venda antes da Copa do Mundo e geram uma excelente oportunidade econômica.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Jules Rimet convenceu as federações nacionais para criar a Copa do Mundo.

Origem da competição[editar | editar código-fonte]

projeto de organizar uma Copa do Mundo começa na criação da FIFA (Fédération Internationale de Football Association) em 21 de maio de 1904. A FIFA, entidade máxima do futebol, foi fundada em Paris, na França e tem sua sede em ZuriqueSuíça. Em 1906, a primeira tentativa da edição, iniciada pelo líder neerlandês Carl Hirschmann estava prevista na Suíça, com quatro grupos de quatro seleções como uma primeira rodada haviam sido implementadas.1 Mas no final das confirmações de inscrição para os dezesseis países convidados, em 31 de agosto de 1905, nenhuma federação confirmou sua participação e o projeto, naquele momento, foi abandonado. Com o estabelecimento de um torneio defutebol olímpico no ano de 1908, Hirschmann queria prosseguir com o reconhecimento desse torneio olímpico como o campeonato mundial de futebol amador. A ideia foi validada no Congresso da FIFA em 1914, mas a Primeira Guerra Mundial bloqueou a iniciativa.2 Depois da Guerra, a FIFA mudou a sua atitude. Após a sua eleição como Presidente da FIFA, o francês Jules Rimet colocou tudo em vigor com o dirigente esportivo compatriota Henri Delaunay, para não mais reconhecer o torneio olímpico como o campeonato mundial de futebol amador, lutando para a criação de uma nova competição. Os Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 puderam estabelecer um diálogo construtivo entre as formações daAmérica do Sul e da Europa.
A Copa do Mundo pela FIFA proposta foi aprovada em uma conferência em Amsterdã, no dia 26 de maio de 1928, por vinte e cinco votos a favor e cinco contra, com uma abstenção.3 Nota 2 A organização da primeira Copa do Mundo foi então atribuída ao Uruguai no Congresso da FIFA, em Barcelona, 18 maio de 1929, para celebrar o centenário de sua independência, mas também porque a seleção havia sido campeã olímpica duas vezes, em 1924 e 1928.4
O ritmo da Copa do Mundo é fixo, alternando com os Jogos Olímpicos. Na época da criação da Copa, quase todas as equipes tinham a mesma formação nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo, porque eles tinham um estatuto de amador. No entanto, a competição foi rapidamente se tornando profissional. Se a Olimpíada era para amadores, a FIFA reconhecia a Copa e aceitava as equipes que optavam pelo profissionalismo. Até hoje em dia, aliás, os objetivos e os valores divergem, a Copa do Mundo é aberta para todos, profissionais e amadores.5 Muitos jogadores de futebol no mundo também, possuem dois empregos. É comum vermos atletas assim participando de Copas do Mundo juvenis, como sub-20 e sub-17.

Primeira Copa do Mundo (1930)[editar | editar código-fonte]

Uruguai campeão em1930.
A primeira edição da Copa do Mundo foi disputada no Uruguai, em Montevidéu, no ano de 1930. Apenas treze equipes nacionais reuniram-se nessa ocasião, sendo que somente quatro países europeus atravessaram o Oceano Atlântico de barco para competir o torneio. BélgicaFrançaRomênia embarcaram num navio chamado "Conte Verde".5 A Iugoslávia, por sua vez, embarcou no "MS Flórida." Outros países europeus recusaram de participar da Copa por razões financeiras e administrativas. Jules Rimet foi mesmo forçado a realizar uma turnê da França para convencer as autoridadesjogadores e empregadores para que a França não perdesse o lugar de primeira reunião global. Todos os outros países eram do continente americano. Havia duas equipes da América do NorteEstados Unidos e México. Os demais eram sul-americanos. As equipes da Argentina e do Uruguai, ambas invictas, jogaram a final.6 Os dois países vizinhos sempre foram rivais e muitos argentinos compareceram em grande número para assistir ao torneio.7 No entanto, a Celeste Olímpica, como ficou conhecida a seleção uruguaia após as conquistas das olimpíadas de 1924 e 1928, era a dona de casa e tinha uma grande vantagem por isso. O jogo ocorreu em 30 julho, no Estádio Centenário, que foi construído às pressas para o mundial. O Uruguai abriu o placar, mas a Argentina reagiu consecutivamente e marcou duas vezes para liderar por 2 a 1 até o final do primeiro tempo.6 No entanto, na volta do intervalo, a seleção da casa voltou muito bem para o segundo tempo e virou a partida para 4 a 2, conquistando a primeira Copa do Mundo da história.6

Domínio italiano (1934–1938)[editar | editar código-fonte]

Angelo Schiavio marcando o gol do título do Mundial de 1934para a seleção italiana.
Itália participou pela primeira vez da história da Copa em um clima de crise econômica e de ascensão do fascismo na Europa. O atual campeão, o Uruguai, não participou da competição que reuniu trinta e duas nações, dezenove a mais do que na primeira edição. A Itália foi também o país-sede do torneio. A fase preliminar, as eliminatórias, foram implementadas para reduzir o número de equipes participantes para dezesseis. Treinada pelo técnico Vittorio Pozzo,8 a equipe italiana recebeu no Estádio Artemio Franchi, em Florença, a Espanha nas quartas-de-final. Depois de uma partida muito disputada, os dois times empataram por 1 a 1 e tiveram que repetir no dia seguinte o jogo para decidir a vaga na semi-final.9 O jogador argentino naturalizado italianoLuis Monti, que havia jogado a final da primeira Copa do Mundo pelaArgentina,10 lesionou um jogador espanhol no início da partida. No segundo jogo, a Itália classificou-se ao vencer por 1 a 0 com um gol deGiuseppe Meazza, e assim pegaria a Áustria na fase seguinte. Contra os austríacos, a seleção italiana novamente venceu por 1 a 0 e se classificou para a final. Na outra semifinal, a Tchecoslováquia eliminou a Alemanha por 3 a 1. Na final da Copa, a Tchecoslováquia abriu o placar com Antonín Puč frente a Benito Mussolini e os muitos soldados presentes no Estádio do Partido Nacional Fascista, em Roma.11 12 Porém, cinco minutos depois, a Itália empatou a partida com Raimundo Orsi e levou o jogo para a prorrogação. Com cinco minutos de jogo na prorrogação, Angelo Schiavio deu a vitória de 2 a 1 aos italianos frente aos tchecos, na primeira Copa do Mundo disputada no continente europeu.12
organização da Copa do Mundo FIFA de 1938 foi confirmada para a França. Trinta e seis países participaram das eliminatórias, não envolvendo InglaterraUruguai e Espanha. A última nação citada foi devastada pela guerra civil. A fase final foi jogada com quinze equipes, já que a Áustria desistiu de competir, porque estava ocupada pela Alemanha, por os Anschluss. Sendo assim, a Suécia, que seria adversária do país, avançou automaticamente para as quartas-de-final. Nas oitavas-de-final, Brasil e Polônia fizeram um jogo de onze gols em Estrasburgo, no qual a seleção brasileira precisou da prorrogação para ganhar dos poloneses por 6 a 5, já que o jogo nos 90 minutos tinha terminado 4 a 4.Leônidas marcou três vezes para o Brasil e Ernest Wilimowski quatro vezes para a Polônia.13 A partida seguinte da seleção brasileira, nas quartas-de-final, também foi destaque, mas agora pela violência. Contra a Tchecoslováquia, a partida se transformou em uma batalha geral, que terminou com três expulsões e cinco feridos. Com o placar terminado em 1 a 1, não houve prorrogação, mas sim, uma segunda partida, em que o Brasil derrotou os tchecos por 2 a 1, para então, pegar a atual campeã nas semi-finais.14 A Itália, que havia passado por Noruega e França era favorita. E seu favoritismo foi concretizado com uma vitória por 2 a 1 e a vaga para a final estava assegurada. Na outra semifinal, aHungria qualificou-se ao bater a Suécia pela goleada de 5 a 1. A final foi novamente vencida pelo time italiano, que bateu os húngaros por 4 a 2, com grande atuação de Silvio Piola e Gino Colaussi, que marcaram dois gols cada.15 16 A equipe de Vittorio Pozzo foi a primeira a vencer a competição duas vezes consecutivas.

Interrupção e retorno da competição (1942–1950)[editar | editar código-fonte]

Em 1939, as federações da AlemanhaBrasil e Argentina se ofereceram para sediar a Copa do Mundo de 1942. O Presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, viajou para aAmérica do Sul para avaliar os projetos de Brasil e Argentina. Enquanto ele estava no Rio de Janeiro, as tropas alemãs atacaram a Polônia em 1º de setembro de 1939 e aSegunda Guerra Mundial começou. Os preparativos para a Copa do Mundo foram interrompidos antes da escolha do país anfitrião. Devido à Segunda Guerra, não houve Mundial em 1942 e 1946.17
Uruguai campeão em1950.
No Congresso na cidade de Luxemburgo, em 25 de julho de 1946, foi decidido que a quarta Copa do Mundo, em 1950, seria realizada no Brasil.18 Pela primeira vez na história da competição, a Inglaterra participou das eliminatórias, onde trinta e três países competiram. Por outro lado, muitas equipes nacionais não participaram da edição inaugural pós-guerra da Copa, como ÁustriaBélgicaArgentinaPeru e Equador, que desistiram de disputar as eliminatórias. No Estádio do Maracanã, construído para o evento, 150.000 espectadores se reuniram para assistir ao jogo decisivo do grupo 1 entre Brasil e Iugoslávia. Com uma vitória por 2 a 0, a seleção brasileira se qualificou para a fase final.19 Nos grupos 2, 3 e 4, classificaram-se EspanhaSuécia e Uruguai, respectivamente. O Uruguai aplicou uma goleada de 8 a 0 na Bolívia,20 sendo a maior da Copa de 1950 e uma das maiores de todas as Copas. Essa Copa do Mundo foi a única que não teve uma final. Na última fase, disputaram o título Brasil, Espanha, Suécia e Uruguai, que venceram seus grupos na primeira fase. Os brasileiros começaram a fase final excelentemente bem, goleando a Suécia por 7 a 121 e a Espanha por 6 a 1.22 Seu último adversário foi o Uruguai, que havia empatado com a Espanha e ganho da Suécia. As duas equipes se enfrentaram no Maracanã em 16 de julho de 1950, frente a quase 200.000 pessoas.23 O Brasil precisava apenas de um empate, enquanto o Uruguai precisava vencer para ser declarado o vencedor da competição. A defesa uruguaia conteve a ofensiva brasileira que já havia marcado treze gols na fase final e o placar ficou 0 a 0 no primeiro tempo.24 No início do segundo período, o Brasil marcou com Friaça. Aos 21 minutos, Juan Alberto Schiaffino empatou para o Uruguai e aos 34, Alcides Ghiggia virou o jogo para a Celeste Olímpica.25 O Brasil perdeu a Copa do Mundo em casa, na maior decepção da história do futebol brasileiro.26 A equipe uruguaia foi campeã do mundo pela segunda vez.27

O Milagre de Berna (1954)[editar | editar código-fonte]

Estátua dos cinco jogadores nascidos no distrito de Kaiserslautern campeões com a Alemanha Ocidental em1954.
A edição de 1954 do Mundial foi realizada na Suíça. O time da Hungria era o favorito do torneio. Também chamado de O Time de Ouro, a seleção encantou o futebol mundial com seu talento e confirmou seu status de favorita durante os primeiros jogos da competição, vencendo aCoreia do Sul por 9 a 0 e a Alemanha Ocidental por 8 a 3.28 Apesar da derrota histórica, os alemães ocidentais passaram de fase. Também se classificaram para as quartas-de-final o BrasilUruguaiInglaterraIugosláviaÁustria e Suíça. O Uruguai, atual campeão, eliminou a Inglaterra por 4 a 2 e pegou a Hungria numa semifinal, já que os húngaros venceram o Brasil, também por 4 a 2, num jogo que terminou com três expulsões.29 30 Nas outras partidas, a Alemanha Ocidental derrotou a Iugoslávia por 2 a 0 e a Áustria eliminou a Suíça, dona de casa, por 7 a 5, depois de estar perdendo por 3 a 0. Nas semifinais, a Alemanha Ocidental derrotou a Áustria de goleada por 6 a 1 e a Hungria, favorita da competição, eliminou o Uruguai, atual campeão, por 4 a 2 na prorrogação, pois o jogo nos 90 minutos havia acabado 2 a 2.31 A decisão aconteceu em 4 de julho de 1954, em Berna. Hungria e Alemanha Ocidental reeditaram o jogo que fizeram na primeira fase, com a Hungria amplamente favorita, já que estava há 4 anos sem perder uma partida. O Time de Ouro começou a final de forma sensacional, com Ferenc Puskás e Zoltán Czibor abrindo o placar aos 6 e aos 8 minutos do primeiro tempo, respectivamente. Era esperada mais uma goleada da seleção húngara, mas a Alemanha Ocidental reagiu imediatamente, com Max Morlock aos 10 e Helmut Rahn aos 18 minutos, empatando o jogo ainda na primeira etapa. Num segundo tempo muito disputado, Helmut Rahn marcou o gol decisivo para os alemães ocidentais, que venceram a final por 3 a 2, num jogo que ficou conhecido como O Milagre de Berna.32 A competição foi um sucesso, com um total de 943.000 espectadores assistindo o torneio das arquibancadas. Em termos desportivos, o saldo também foi muito bom, uma Copa do Mundo muito ofensiva, com uma média de 5,4 gols por jogo.

Brasil vitorioso (1958–1962–1970)[editar | editar código-fonte]

Da esquerda para a direita:Djalma SantosPelé e Gilmarapós o título do Brasil na Copa de 1958.
A sexta edição da Copa do Mundo, em 1958, foi na Suécia. A União Sovética fez a sua primeira aparição na competição. A edição foi marcada pelos fracassos de Itália e Uruguai, bi-campeões mundiais que não conseguiram se classificar para o torneio. Inesperadamente, a equipe daFrança surpreendeu por seu jogo ofensivo.33 O progresso dos jogadores franceses pararam nas semifinais, quando o Brasil os venceu por 5 a 2, graças a três gols do jovem Pelé, de apenas 17 anos.33 Na outra semifinal, a Suécia, em casa, se classificou para a final ao derrotar a atual campeã, a Alemanha Ocidental. Na final da competição, o Brasil saiu perdendo dos donos da casa, mas ganhou por 5 a 2, com dois gols de Pelé, dois de Vavá e um de Zagallo.34 Com treze gols, o francês Just Fontaine foi o artilheiro da Copa, com o dobro de tentos de Pelé e do alemão ocidental Helmut Rahn, que marcaram seis gols cada.35
Quatro anos depois, a Copa do Mundo retornou à América do Sul, agora no Chile.36 Cinquenta e seis países participaram das eliminatórias. A França, semifinalista na edição anterior, não conseguiu se qualificar.37 Notou-se uma evolução rápida do jogo para um estilo mais defensivo. O Brasil, atual campeão, chegou na última rodada da primeira fase precisando ao menos empatar com a Espanha para se classificar.38 A seleção brasileira não contava com Pelé, machucado (após ele se lesionar no jogo contra a Tchecoslováquia, não atuaria mais nessa edição da Copa, mesmo o Brasil jogando mais três jogos),39 e a espanhola com Alfredo Di Stéfano, também contundido (ele chegou ao Chile machucado e só teria condições de jogo a partir da segunda fase, mas a Espanha foi eliminada e o astro nunca jogou uma partida de Copa do Mundo).40 A Espanha precisava vencer para se classificar e após fazer 1 a 0 com Adelardo,41 o árbitro deixou de marcar um pênalti para La Furia42 e anulou um gol legítimo de bicicleta marcado por Joaquín Peiró, prejudicando os espanhóis.41 Na sequência da partida, o Brasil venceu a Espanha de virada por 2 a 1, com dois gols de Amarildo, substituto de Pelé.38 A seleção chilena conseguiu a vaga para as semifinais depois de eliminar a União Soviética nas quartas-de-final. Mas na semifinal, o Chile não conseguiu segurar o Brasil, que fez 4 a 2 no país-sede, com dois gols de Garrincha e Vavá. Na outra semifinal, a Tchecoslováquia de Josef Masopust derrotou a Iugoslávia por 3 a 1. Na decisão, os brasileiros voltaram a enfrentar os tchecos, onde na primeira fase o jogo havia terminado empatado por 0 a 0. Mas na final, apesar da Tchecoslováquia ter aberto o placar com Masopust, o Brasil venceu por 3 a 1 de virada, com gols de Amarildo, Zito e Vavá.43
Brasil campeão em 1970.
Após a vitória da Inglaterra em casa em 1966, a nona Copa do Mundo FIFA foi realizada no México, em 1970. Um número recorde de setenta e cinco países participaram das eliminatórias.44 Seleções como PortugalHungriaFrançaEspanha e Argentina não se qualificaram para a edição. Por outro lado, Israel e Marrocos participaram pela primeira vez da Copa.44 O confronto entre Alemanha Ocidental e Inglaterra nas quartas-de-final estava 2 a 0 para os ingleses faltando pouco mais de 20 minutos para acabar o jogo. Mas os alemães ocidentais deram a volta venceram por 3 a 2 na prorrogação, após empatarem o jogo nos 90 minutos. Nas semifinais, a equipe alemã ocidental enfrentou a Itália no Estádio Azteca, construído espacialmente para o Mundial. A Itália venceu o jogo por 4 a 3 na prorrogação, após a partida terminar 1 a 1 no tempo normal. Oalemão ocidental Franz Beckenbauer permaneceu jogando com o braço em uma tipoia, por conta de uma lesão na clavícula.45 Na outra semifinal, o Brasil bateu o Uruguai por 3 a 1 de virada. Quando o Uruguai estava vencendo por 1 a 0, o brasileiro Pelé deu uma cotovelada no jogador Dagoberto Fontes (que havia pisado em sua mão no começo do jogo), mas o juíz inverteu a falta, marcando uma infração inexistente de Fontes.46 Na grande final, os jogadores italianos não seguraram o ataque brasileiro e perderam de goleada, por 4 a 1.47 Com 10 gols, o atacante alemão ocidental Gerd Müller foi o artilheiro da competição. Nessa Copa, Pelé mais uma vez mostrou seu talento com uma tentativa de fazer um gol 50 metros longe da goleira defendida pelo uruguaio Ladislao Mazurkiewicz.48 Ele venceu sua terceira Copa do Mundo, tornando-se o único jogador a conquistar tal feito. O Brasil também conquistou seu terceiro título e assim, adquiriu o direito de manter a Taça Jules Rimet em definitivo.

Vitórias dos países-sede (1930-1934-1966–1974–1978-1998 )[editar | editar código-fonte]

Estátua de quatro jogadores campeões com aInglaterra no Mundial de 1966.
Coreia do Norte foi a surpresa da Copa do Mundo de 1966, a ter lugar na Inglaterra. A equipe asiática bateu a Itália na fase de grupos para se qualificar para as quartas-de-final. Eles rapidamente dominaram Portugal nessa fase, fazendo 3 a 0. No entanto, a reação dos portugueses foi incrível e acabaram vencendo o jogo por 5 a 3, com quatro gols de Eusébio. Em casa, a seleção inglesa teve vantagem, primeiro porque ela jogou todos os jogos no Estádio de Wembley e também porque a arbitragem lhe foi favorável. Nas quartas, o capitão da ArgentinaAntonio Rattín, foi excluído da partida aos 35 minutos de jogo contra os donos da casa, deixando sua equipe com dez contra onze,30 o que acabou pesando, já que a seleção inglesa os venceu por 1 a 0. Na semi-final, a Inglaterra venceu Portugal (que havia eliminado o Brasil, atual campeão, na primeira fase) por 2 a 1 graças a dois gols de Bobby Charlton. Na outra semifinal, a Alemanha Ocidental derrotou a União Soviética por 2 a 1. Na final do torneio, a Inglaterra opôs-se sobre à Alemanha Ocidental. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, com os alemães ocidentais conseguindo um gol no último minuto de jogo, a partida foi para a prorrogaçãoGeoff Hurst, que já havia marcado um gol, fez mais dois (o primeiro irregular, já que a bola não passou a linha do gol)49 e garantiu a vitória de 4 a 2 para os ingleses. A Inglaterra ganhou sua primeira e única Copa do Mundo.
Depois que o Brasil venceu o evento em 1970, a competição teve como sede, quatro anos depois, a Alemanha Ocidental. O Haiti surpreendeu a todos nas eliminatórias ao se qualificar, deixando Estados Unidos e México (que havia sediado a Copa anterior) de fora da competição. A Copa de 1974 também teve a estreia da Austrália na competição. Na primeira fase, a Alemanha Oriental surpreendeu ao vencer a Alemanha Ocidental por 1 a 0, com gol de Jürgen Sparwasser.50 Apesar da derrota, a Alemanha Ocidental se qualificou para a segunda fase, onde dois grupos de quatro equipes foram formados, com os dois primeiros de cada chave dos quatro grupos da primeira fase. Na segunda fase, os Países Baixos dominaram seu grupo e eliminaram o atual campeão, Brasil, enquanto a Alemanha Ocidental bateu a Polônia por 1 a 0 em um campo inundado para conquistar a vaga para enfrentar os Países Baixos na final. Os neerlandeses, liderados por Johan Cruijff, desenvolveram um lindo futebol, que encantou o mundo, conhecido até hoje comoCarrossel holandês/neerlandês. No entanto, na grande final do torneio, a dona da casa, a Alemanha Ocidental, ganhou por 2 a 1 de virada contra a poderosa seleção dos Países Baixos.51 Apesar da derrota de sua equipe na final, Cruijff foi nomeado o melhor jogador da Copa do Mundo de 1974.

Argentina foi a sede da Copa do Mundo FIFA de 1978. As eliminatórias foram muito difíceis, pois tinham somente 14 vagas para as 97 seleções que as disputavam. A Copa estava evoluindo cada vez mais. Alemanha Ocidental, atual campeã e a seleção argentina, anfitriã, já tinham lugar assegurado. Seleções fortes como UruguaiInglaterraUnião Soviética e Iugoslávia ficaram de fora do torneio. Por outro lado, Irã e Tunísia faziam sua estreia na competição.52 O Mundial em 1978 teve o mesmo formato da anterior, disputada na Alemanha Ocidental. Os Países Baixos encantaram o mundo novamente e se classificaram para a final ao serem os primeiros colocados do seu grupo na segunda fase. No outro grupo, a Argentina venceu o Peru num jogo suspeito, onde os argentinos precisavam vencer por quatro gols de diferença para se classificar à final, mas fizeram 6 a 0,53 deixando o Brasil de fora da final no saldo de gols.54 Na final, Mario Kempes abriu o placar pouco antes do intervalo. Os Países Baixos dominaram na segunda etapa eDick Nanninga empatou faltando 8 minutos para acabar o jogo.55 Por pouco a seleção neerlandesa não vira, acertando uma bola na trave no fim do jogo. A partida acabou 1 a 1 e o campeão teve que ser definido na prorrogação. No tempo extra, Kempes, mais uma vez e Daniel Bertoni, sagraram a conquista do time argentino,56 que conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez.57 58 Os Países Baixos perderam sua segunda final de Copa seguida e em ambas as ocasiões para as seleções anfitriãs.

Terceiro título da Itália (1982)[editar | editar código-fonte]

Italianos no avião com oTroféu da Copa após o título de 1982.
A décima segunda Copa do Mundo aconteceu na Espanha, em 1982 e pela primeira vez, 24 equipes participam da competição. A equipe dosPaíses Baixos, finalista da edição anterior, não passou pelas eliminatórias e ficou de fora do torneio. A primeira fase foi marcada pela vitória histórica da Hungria sobre El Salvador, por 10 a 1.28 Na primeira fase, também destacou-se a classificação da seleção italiana, empatando todos seus compromissos. Na segunda fase, classificaram-se PolôniaAlemanha Ocidental, Itália e França para as semifinais, com a atual campeã,Argentina, eliminada. Na primeira simifinal, a Polônia, sem Zbigniew Boniek, seu craque suspenso, perdeu para a Itália em dois gols de Paolo Rossi. A outra partida entre França e Alemanha Ocidental terminou empatada por 1 a 1, com destaque para um pênalti violento não marcado pelo árbitro,59 do goleiro alemão ocidental Harald Schumacher no francês Patrick Battiston, que sofreu concussão cerebral e perdeu doisdentes.60 Com o empate, a partida foi para a prorrogação, na qual também ficou em igualdade, com os franceses chegando a abrir 3 a 1, mas permitindo a reação dos alemães ocidentais, que conseguiram empatar. Depois do emocionante 3 a 3, o jogo teve que ser decidido na disputa por pênaltis, onde a Alemanha Ocidental venceu por 5 a 4.61 62 A final, disputada em Madrid, teve a Itália como campeã, com mais facilidade que o esperado. Abriram 3 a 0 contra os alemães ocidentais, que descontaram com Paul Breitner.63 Paulo Rossi não só conquistou o título com sua seleção, mas também foi o goleador e eleito o melhor jogador do torneio.64

Título argentino com a estrela de Maradona e a revanche da Alemanha Ocidental (1986–1990)[editar | editar código-fonte]

Inicialmente prevista na Colômbia, a edição de 1986 da Copa do Mundo acontece novamente no México. Como há quatro anos, a França foi derrotada nas semifinais da competição pela Alemanha Ocidental. Os franceses terminaram o torneio em terceiro, depois de bater o Brasil nas quartas-de-final, em uma partida que foi decidida na disputa por pênaltis.65 A competição foi marcada pelo encontro entre Argentina e Inglaterra nas quartas-de-final, onde o capitão argentino Diego Maradona fez um gol com a mão. Quatro minutos após o gol, mais tarde apelidado de la Mano de Dios,66 Maradona driblou seis jogadores ingleses e o goleiro Peter Shilton para marcar um antológico gol, que futuramente seria eleito como o gol do século.67 Na semifinal, o craque argentino marcou outros dois na vitória de sua seleção contra a Bélgica, por 2 a 0. Na final, a Argentina venceu a segunda edição da Copa no México, com Jorge Burruchaga marcando aos 43 do segundo tempo contra a Alemanha Ocidental, garantindo a vitória por 3 a 2.68 Diego Maradona foi eleito o craque da competição, enquanto o inglês Gary Lineker foi o goleador.
A Copa de 1990 foi disputada na Itália, pela segunda vez. A atual campeã Argentina jogou a partida de abertura contra Camarões. A vitória dos camaroneses foi a primeira surpresa do torneio. Camarões, aliás, se tornou a primeira nação africana a se qualificar para as quartas-de-final da competição, ao bater a Colômbia nas oitavas-de-final, vencendo o jogo por 2 a 1 na prorrogação, com dois gols de Roger Milla, que tinha 38 anos na época. Camarões jogou de igual para igual também com a Inglaterra e após empatar por 2 a 2 no tempo normal, foi eliminado da competição ao levar o terceiro gol dos ingleses na prorrogação. A atual campeã Argentina enfrentou a seleção italiana, dona da casa, jogando em Nápoles, cidade onde morava Maradona, pois defendia o clube local onde era ídolo, o Napoli.69 Os italianos abriram o placar com Salvatore Schillaci.Claudio Caniggia empatou para os argentinos e o jogo foi para a prorrogação, onde persistiu o empate em 1 a 1 e a vaga para a final foi disputada nos pênaltis. O goleiroargentino Sergio Goycochea foi o grande nome da disputa, defendendo as cobranças de Roberto Donadoni e Aldo Serena. Os argentinos venceram por 4 a 3 a disputa por pênaltis. A segunda semifinal também foi decidida nos pênaltis. Alemanha Ocidental e Inglaterra empataram por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação ninguém balançou as redes. Stuart Pearce e Chris Waddle perderam suas cobranças e os alemães ocidentais avançaram à final. Na final, dois jogadores argentinos foram expulsos e a Alemanha Ocidental venceu por 1 a 0, com gol de pênalti de Andreas Brehme, faltando cinco minutos para o final do jogo.70 Após os alemães ocidentais perderem duas finais seguidas,Lothar Matthäus ergueu o Troféu da Copa do Mundo e eles conquistaram seu terceiro título.70

Hegemonia Brasileira e Conquista da França (1994–1998–2002)[editar | editar código-fonte]


Após o bom desempenho de Camarões na edição de 1990, a FIFA decidiu oferecer uma terceira vaga para o continente da África. A Copa do Mundo de 1994 ocorreu nosEstados Unidos. 147 países participaram das eliminatóriasUruguaiInglaterraPortugalFrança e Dinamarca, atual campeã da Eurocopa, ficaram de fora da competição. O começo da Copa foi marcada pelo resultado positivo no antidoping de Diego Maradona, que acusou uso de drogas. A seleção estadunidense, anfitriã da Copa, foi eliminada nas oitavas-de-final pelo Brasil. Os brasileiros continuam na competição ao bater os Países Baixos e a Suécia, uma das surpresas do torneio. Também semifinalista no Mundial de 1994, a Bulgária foi outra grata surpresa.71 A equipe búlgara, de Hristo Stoichkov, foi eliminada nas semifinais pela Itália, que na primeira fase, se classificou apenas como a terceira melhor última qualificada, após uma derrota contra a Irlanda no jogo de abertura. A final, então, foi disputada entre Brasil e Itália no Rose Bowl, em Los Angeles,Califórnia. Ao contrário do resto da competição, bastante ofensiva, com média de 2,7 gols por jogo,71 a decisão foi fechada, bastante defensiva. No final do tempo regulamentar o resultado terminou 0 a 0, que também não mudou na prorrogação.72 Foi a primeira final de Copa a ser decidida nos pênaltis.72 Os dois primeiros cobradores erraram, mas foram as falhas dos italianos Daniele Massaro e Roberto Baggio decisivas para o Brasil conquistar seu tetracampeonato mundial.72 Nessa edição, Romário foi o grande jogador da seleção brasileira e eleito o melhor do torneio.
A Copa do Mundo de 1998 foi a segunda a ser competida na França, depois da de 1938. O registro das eliminatórias bateu recorde, com uma participação de 174 países listados. Pela primeira vez, a Copa do Mundo FIFA incluiu 32 equipes. O atual campeão, Brasil, alcançou novamente a final da Copa, ao vencer os Países Baixos na disputa por pênaltis nas semifinais. Depois de três vitórias em três jogos no Grupo C, a França se impôs contra o Paraguai, em Lens, com um gol de ouro de Laurent Blanc.73 Nas quartas-de-final, os Azuis eliminaram a atual vice-campeã Itália74 e nas semifinais, a surpresa do torneio, a Croácia, do atacante Davor Šuker, goleador da Copa com seis gols.75 Na final, os franceses não deram chances ao Brasil e com dois gols de Zinédine Zidane e um de Emmanuel Petit, golearam os brasileiros por 3 a 0 no Stade de France.76 Essa foi a sexta vez que o evento foi ganho pelo país anfitrião. O atacante brasileiro Ronaldo, de 21 anos, foi eleito o jogador da competição.
Organizado no Japão e na Coreia do Sul, o Mundial de 2002 foi a primeira edição do torneio a ter lugar no continente asiático e possuir dois países anfitriões.77 O mundo viu o Brasil ganhar pela quinta vez a competição, conquistando o pentacampeonato.78 O adversário dos brasileiros na final foi a Alemanha, que derrotou a seleção sul-coreana nas semifinais.79 Ronaldo, decisivo já na semifinal contra a Turquia,80 marcou duas vezes na final, os dois únicos gols da partida.81 82 Ele terminou como artilheiro com oito gols,83 mas o goleiro alemão Oliver Kahn foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo.84 A Coreia do Sul, um dos países-sede, liderada pelo treinador neerlandês Guus Hiddink, foi a surpresa da edição. Depois de bater Portugal na fase de grupos,85 derrotou a Itália nas oitavas-de-final com um gol de ouro de Ahn Jung-Hwan86 e, beneficiada pela arbitragem, que anulou dois gols regulares,87 também eliminou a Espanha nas quartas, na disputa por pênaltis.88 A França, atual campeã, foi eliminada na primeira fase do torneio sem fazer nenhum gol,89 num grupo onde dois campeões mundiais foram eliminados, já que o Uruguai, que estava nesse grupo, também acabou deixando a Copa na primeira fase.90 A Argentina, outra seleção campeã do mundo, também foi eliminada na fase de grupos,91 juntando-se à França como as grandes decepções da primeira Copa do Mundo do século XXI.92 93

Hegemonia europeia (2006–2010)[editar | editar código-fonte]


A Copa do Mundo de 2006 foi disputada na Alemanha, pela segunda vez.94 Em casa, a seleção alemã chegou às semifinais e teve o goleador da competição, Miroslav Klose, com cinco gols marcados.95 Os alemães foram eliminados nas semifinais pela Itália, futura vencedora do torneio.96 Na outra semifinal, a França enfrentou Portugal. Depois de uma primeira fase difícil, onde os franceses obtiveram a classificação no último jogo, eles passaram por Espanha97 e Brasil98 nas oitavas e quartas-de-final, respectivamente. Portugal, por sua vez, eliminou os Países Baixos99 e depois a Inglaterra, na disputa por pênaltis.100 Os portugueses, treinados pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, atual campeão da Copa do Mundo, que venceu a edição anterior no comando da seleção brasileira,101 não conseguiram bater a França de Zinédine Zidane, que decretou a vitória de sua seleção por 1 a 0, com um gol de pênalti.102 Na grande final, franceses e italianos começaram fazendo logo dois gols em menos de 20 minutos de jogo. Zidane fez de pênalti para a França aos 5 minutos e Marco Materazzi empatou com um gol de cabeça para a seleção italiana, aos 19. Após os dois gols, o jogo terminou 1 a 1 no tempo regulamentar. Na prorrogação, também o placar persistiu empatado, e o que mais chamou a atenção foi a cabeçada que Zidane, eleito o melhor jogador da Copa, deu em Materazzi.103 O craque francês acabou sendo expulso.104 Assim, o Mundial mais uma vez foi decidido nos pênaltis, pela segunda vez em sua história e pela segunda vez com a participação da Itália, assim como em 1994. Na disputa de pênaltis, os italianos fizeram todas as suas cobranças. A França desperdiçou sua única cobrança com David Trezeguet, atacante que entrou na prorrogação e bateu o pênalti no travessão do goleiro Gianluigi Buffon.105 Ao contrário da Copa nos Estados Unidos, agora os italianos venceram a disputa de pênaltis e conquistaram sua quarta Copa do Mundo.105
A Copa do Mundo FIFA de 2010 teve lugar pela primeira vez no continente africano, no país da África do Sul.106 Todos os vencedores anteriores das Copas estiveram presentes.107 A primeira fase foi marcada por várias surpresas, como a eliminação de Itália e França, que haviam feito a final da edição anterior.108 A seleção sul-africana foi também a primeira equipe anfitriã da história da competição a não passar pela primeira fase.109 O Uruguai chegou às semifinais da Copa do Mundo depois 40 anos, após bater Gana nos pênaltis.110 O país africano foi o único do continente a estar nas oitavas-de-final e também foi o terceiro da história a disputar as quartas-de-final do torneio.111 Por muito pouco, eles não conseguiram o acesso às semifinais, já que no último minuto da prorrogação, Luis Suárez fez pênalti ao impedir um gol de Gana com a mão e foi expulso. Na penalidade, Asamoah Gyan acertou o travessão.112 Na semifinal contra os Países Baixos, a seleção uruguaia foi derrotada por 3 a 2 e os neerlandeses chegaram a uma final de Copa do Mundo depois de 32 anos.113 Na outra semifinal, enfrentaram-se Espanha e Alemanha, que haviam perdido na primeira fase para Suíça114 e Sérvia,115 respectivamente. Os espanhóis venceram a Alemanha por 1 a 0 e se classificaram pela primeira vez a uma final de Copa do Mundo.116 Pela segunda vez seguida, a decisão do torneio foi disputada entre dois países da Europa, já garantindo a primeira conquista de uma Copa para uma seleção europeia fora do seu continente.117 Após um jogo bastante truncado, com quatorze cartões amarelos (o neerlandês John Heitinga recebeu o segundo amarelo antes de ser expulso) e um vermelho, a Espanha venceu os Países Baixos aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação por 1 a 0, com um gol de Andrés Iniesta.118 Essa foi a partida com o maior número de cartões da história dos Mundiais.119 O uruguaio Diego Forlán foi eleito o melhor jogador da Copa120 e também foi artilheiro do torneio com cinco gols, ao lado do espanhol David Villa, do alemão Thomas Müller e do neerlandêsWesley Sneijder.121

Títulos[editar | editar código-fonte]

Por edições122 [editar | editar código-fonte]

#AnoSedeFinalSemifinalistas
CampeãoPlacarVice3º lugarPlacar4º lugar
11930
Detalhes
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
4 – 2Argentina
Argentina
US flag 48 stars.svg
Estados Unidos
nota 1Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg
Iugoslávia
21934
Detalhes
Itália
Itália
Itália
Itália
2 – 1
(pro)
Tchecoslováquia
Tchecoslováquia
Alemanha
Alemanha
3 – 2Áustria
Áustria
31938
Detalhes
França
França
Itália
Itália
4 – 2Hungria
Hungria
Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil
4 – 2Suécia
Suécia
41950
Detalhes
Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil
Uruguai
Uruguai
2 – 1
nota 2
Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil
Suécia
Suécia
3 – 1
nota 2
Espanha
Espanha
51954
Detalhes
Suíça
Suíça
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
3 – 2Hungria
Hungria
Áustria
Áustria
3 – 1Uruguai
Uruguai
61958
Detalhes
Suécia
Suécia
Flag of Brazil (1889-1960).svg
Brasil
5 – 2Suécia
Suécia
França
França
6 – 3Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
71962
Detalhes
Chile
Chile
Flag of Brazil (1960-1968).svg
Brasil
3 – 1Tchecoslováquia
Tchecoslováquia
Chile
Chile
1 – 0Jugoslávia
Iugoslávia
81966
Detalhes
Inglaterra
Inglaterra
Inglaterra
Inglaterra
4 – 2
(pro)
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
Portugal
Portugal
2 – 1União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
União Soviética
91970
Detalhes
México
México
Flag of Brazil (1968-1992).svg
Brasil
4 – 1Itália
Itália
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
1 – 0Uruguai
Uruguai
101974
Detalhes
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
2 – 1Países Baixos
Países Baixos
Polónia
Polônia
1 – 0Flag of Brazil (1968-1992).svg
Brasil
111978
Detalhes
Argentina
Argentina
Argentina
Argentina
3 – 1
(pro)
Países Baixos
Países Baixos
Flag of Brazil (1968-1992).svg
Brasil
2 – 1Itália
Itália
121982
Detalhes
Espanha
Espanha
Itália
Itália
3 – 1Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
Polónia
Polônia
3 – 2França
França
131986
Detalhes
México
México
Argentina
Argentina
3 – 2Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
França
França
4 – 2
(pro)
Bélgica
Bélgica
141990
Detalhes
Itália
Itália
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
1 – 0Argentina
Argentina
Itália
Itália
2 – 1Inglaterra
Inglaterra
151994
Detalhes
Estados Unidos
Estados Unidos
Brasil
Brasil
0 – 0 (pro)
3 – 2 (pen)
Itália
Itália
Suécia
Suécia
4 – 0Bulgária
Bulgária
161998
Detalhes
França
França
França
França
3 – 0Brasil
Brasil
Croácia
Croácia
2 – 1Países Baixos
Países Baixos
172002
Detalhes
 Coreia do Sul
 Japão
Brasil
Brasil
2 – 0Alemanha
Alemanha
Turquia
Turquia
3 – 2Coreia do Sul
Coreia do Sul
182006
Detalhes
Alemanha
Alemanha
Itália
Itália
1 – 1 (pro)
5 – 3 (pen)
França
França
Alemanha
Alemanha
3 – 1Portugal
Portugal
192010
Detalhes
África do Sul
Africa do Sul
Espanha
Espanha
1 – 0
(pro)
Países Baixos
Países Baixos
Alemanha
Alemanha
3 – 2Uruguai
Uruguai
202014
Detalhes
Brasil
Brasil
212018
Detalhes
Rússia
Rússia
222022
Detalhes
Catar
Qatar

Por seleções122 [editar | editar código-fonte]

SeleçãoTítulosViceTerceiroQuarto
Brasil Brasil5(1958196219701994 , 2002)2 (1950 e 1998)2 (1938 e 1978)1 (1974)
Flag of Italy.svg Itália4 (193419381982 e 2006)2 (1970 e 1994)1 (1990)1 (1978)
Bandeira da Alemanha Alemanhanota 33 (19541974 e 1990)4 (196619821986 e 2002)4 (193419702006 e 2010)1 (1958)
Flag of Argentina.svg Argentina2 (1978 e 1986)2 (1930 e 1990)--
Flag of Uruguay.svg Uruguai2 (1930 e 1950)--3 (19541970 e 2010)
Bandeira da França França1 (1998)1 (2006)2 (1958 e 1986)1 (1982)
Flag of England.svg Inglaterra1 (1966)--1 (1990)
Flag of Spain.svg Espanha1 (2010)--1 (1950)
Países Baixos Países Baixos-3 (19741978 e 2010)-1 (1998)
Flag of Hungary.svg Hungria-2 (1938 e 1954)--
Flag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia-2 (1934 e 1962)--
Flag of Sweden.svg Suécia-1 (1958)2 (1950 e 1994)1 (1938)
Flag of Poland.svg Polónia--2 (1974 e 1982)-
Flag of Austria.svg Áustria--1 (1954)1 (1934)
Flag of Portugal.svg Portugal--1 (1966)1 (2006)
Flag of the United States.svg Estados Unidos--1 (1930)-
Flag of Chile.svg Chile--1 (1962)-
Bandeira da Croácia Croácia--1 (1998)-
Flag of Turkey.svg Turquia--1 (2002)-
Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia---2 (1930 e 1962)
Flag of the Soviet Union.svg União Soviética---1 (1966)
Flag of Belgium (civil).svg Bélgica---1 (1986)
Flag of Bulgaria.svg Bulgária---1 (1994)
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul---1 (2002)
Notas
  1. Ir para cima Não houve partida oficial pelo terceiro lugar em 1930; Estados Unidos e Iugoslávia perderam nas semifinais. A FIFA reconhece os Estados Unidos como terceiro e a Iugoslávia como quarta colocada, com base nas campanhas das equipes no torneio.123
  2. ↑ Ir para:a b Não houve partida final oficial em 1950.124 O vencedor do torneio foi decidido num grupo final de todos contra todos, disputado por quatro equipes (UruguaiBrasil,Suécia e Espanha). Coincidentemente, uma das duas últimas partidas do torneio defrontava as duas primeiras equipes, com a vitória do Uruguai por 2 a 1 sobre o Brasil sendo, então, considerada como a final de facto da Copa do Mundo de 1950.125 Da mesma forma, a partida entre as equipes piores colocadas, jogada ao mesmo tempo que Uruguai vs. Brasil, pode ser considerada equivalente a uma decisão de terceiro lugar, com a vitória da Suécia por 3 a 1 sobre a Espanha, assegurando-lhes a terceira colocação.
  3. Ir para cima Todas as classificações da seleção alemã citadas foram conquistadas pela Alemanha Ocidental. O Mundial de 1994 foi o primeiro disputado pela Alemanha após ser reunificada.126

Estatísticas e recordes[editar | editar código-fonte]

Países[editar | editar código-fonte]

Dois continentes históricamente dominam a Copa do Mundo: América do Sul e Europa. Eles venceram todas as edições desde sua criação em 1930. Os oito vencedores diferentes que entraram no ranking da Copa do Mundo são sul-americanos ou europeus. Além disso, entre a conquista do Brasil em 1962 e a da Itália em 2006, as seleções europeias e da América do Sul alternaram o posto de campeão a cada quatro anos, ou seja, nesse período nunca tivemos um continente ganhando duas vezes seguidas o torneio. A organização do evento começou a ocorrer em outros continentes, principalmente na América do Norte (19701986 e 1994), em seguida na Ásia (2002) e finalmente naÁfrica (2010). A Copa se globalizou e a competição agora é realmente um evento universal, já que foi sediada em todos os continentes do planeta, com exceção da Oceania.
Melhor desempenho das equipes nacionais:
  Campeão
  Vice-campeão
  Terceiro
  Quarto
  Quartas-de-final / Fase final
  Oitavas-de-final / Segunda fase
  Primeira fase
  Nunca obteve classificação
  País anfitrião
O mini-mapa no canto superior direito mostra os antigos países: União SoviéticaIugosláviaTchecoslováquia eAlemanha Oriental.
Os maiores recordes são realizados pelos países históricos da competição. A única seleção a ter participado em todas as Copas do Mundo é o Brasil, que também detém o recorde de conquistas na competição, sendo cinco vezes campeão. A equipe brasileira é a única a ter vencido duas Copas do Mundo em outro continente que não fosse o seu (em 1958 na Europa e em 2002 na Ásia). Entretanto, na única Copa que sediou, a seleção brasileira viu o Uruguai se sagrar campeão, em 1950.
Brasil (em 1958 e 1962) e Itália (em 1934 e 1938) são os únicos países que já ganharam duas vezes seguidas a competição. Com apenas dois gols sofridos, França em 1998, Itália em 2006 e Espanha em 2010, foram os campeões que tiveram o melhor desempenho defensivo da história. Entretanto, a Suíça possui a melhor defesa em uma edição de Mundial, já que em 2006 foi eliminada nas oitavas-de-final da Copa sem sofrer nenhum gol, quando perdeu para a Ucrânia na disputa por pênaltis.127
PaísTítulos
Brasil Brasil5
Flag of Italy.svg Itália4
Bandeira da Alemanha Alemanha3
Flag of Argentina.svg Argentina Flag of Uruguay.svg Uruguai2
Flag of England.svg Inglaterra Bandeira da França França Flag of Spain.svg Espanha1
Brasil e a AlemanhaNota 3 são as equipes que mais jogaram finais de Copa do Mundo, sete no total. A equipe alemã é a mais regular nas semifinais, com doze aparições. A Alemanha marcou vinte e cinco gols na conquista do Mundial de 1954, o que representa o melhor desempenho ofensivo de uma equipe campeã da Copa do Mundo. Nessa edição também se estabeleceu o recorde de gols de uma seleção em uma Copa: vinte e sete, pela seleção húngara.128
Quatro países organizaram duas vezes a Copa do Mundo FIFA: ItáliaFrançaMéxico e Alemanha. O Brasil, que organizou aCopa do Mundo de 1950, será o país-sede em 2014. Com exceção do México, todos ganharam a Copa do Mundo em seus domínios uma vez.
Uruguai em 1930Itália em 1934Inglaterra em 1966, Alemanha em 1974Argentina em 1978 e França em 1998 tornaram-se campeões em casa (seis vezes das dezenove edições). Duas Copas do Mundo foram decididas nos pênaltis e em ambas as decisões a seleção italiana esteve presente. Em 1994, perdeu para o Brasil, mas em 2006 ganhou a Copa nos pênaltis contra os franceses.
Na qualificação para a Copa do Mundo, a Espanha é o único país a ter vencido dez jogos de dez disputados, ocorrendo nas eliminatórias para o Mundial de 2010. Naqualificação para o Mundial de 1970, o Brasil ganhou seis jogos de seis disputados. Respectivamente nas eliminatórias de 1982 e 2010 da Copa, a Alemanha Ocidental e osPaíses Baixos ganharam oito partidas de oito disputadas. Nas próprias eliminatórias, também ficou famosa a goleada de 31 a 0 da Austrália sobre a Samoa Americana, naqualificação à Copa do Mundo de 2002, no qual treze gols foram marcados por Archie Thompson, que detém o recorde de maior número de gols em uma partida internacional.129 130
A maior goleada da Copa do Mundo foi da vitória da Hungria por 10 a 1 sobre El Salvador, pela Copa do Mundo de 1982. Nessa partida, László Kiss, que entrou no decorrer do jogo, realizou o mais rápido hat-trick da história da Copa, ao marcar nos minutos 25, 28 e 33 do segundo tempo, realizando também, o primeiro hat-trick por um jogador a entrar durante o jogo.131 Outros jogos também terminaram em uma vitória com margem de nove gols de diferença, quando a Iugoslávia derrotou Zaire no Mundial de 1974 por 9 a 0 e quando a Hungria goleou a Coreia do Sul na Copa de 1954 pelo mesmo placar.28

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Pelé é o único futebolistaque ganhou três Copas do Mundo.
francês Lucien Laurent foi o primeiro jogador a marcar um gol em uma Copa do Mundo, no jogo de abertura contra o México,132 em 1930, no Uruguai, com uma assistência de Ernest Libérati.133 134 O milésimo gol da competição foi feito pelo neerlandês Robert Rensenbrink durante a derrota de sua seleção para a Escócia, em 1978, na Argentina.135
brasileiro Ronaldo detém o recorde de gols marcados na Copa do Mundo, com quinze, seguido dos alemães Gerd Müller e Miroslav Klose(polonês naturalizado alemão), que possuem quatorze.136 O francês Just Fontaine continua a ser o maior artilheiro em uma edição única, com treze gols em 1958. Ele não marcou em mais nenhuma edição, já que disputou apenas aquele Mundial e se aposentou precocemente em 1961, com 27 anos, após sofrer uma grave lesão.35 O brasileiro Pelé é o quinto melhor marcador da história da Copa do Mundo, com doze gols.136 Orusso Oleg Salenko é o maior marcador em uma única partida, com cinco gols no jogo entre Rússia e Camarões, quando sua seleção venceu os camaroneses por 6 a 1 em 1994.137 Durante esse jogo, outros dois recordes foram quebrados pelo comaronês Roger Milla. Ele se tornou o jogador mais velho a fazer um gol em Copas, com 42 anos e 39 dias;71 138 e também o mais velho a participar do torneio.139 O mais jovem a jogar foi Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, que tinha 17 anos e 41 dias durante o primeiro jogo de sua equipe contra a Iugoslávia, na Copa do Mundo de 1982.138
O jogador que mais vezes ganhou Copa do Mundo é Pelé, do Brasil, com três conquistas (19581962 e 1970). Ele também é o mais jovem a marcar um gol e vencer o torneio, aos 17 anos.140 Em contrapartida, o goleiro italiano Dino Zoff é o atleta mais velho a vencer a competição, em1982, com 40 anos.141
Os jogadores Antonio Carbajal (mexicano) e Lothar Matthäus (alemão) são os únicos que jogaram em cinco edições do torneio.138 Lothar Matthäus foi o que disputou o maior número de jogos, vinte e cinco, entre 1982 e 1998.138 O brasileiro Cafu é o único jogador a ter jogado em três finais de Copa do Mundo: vencedor em 1994, finalista em 1998 e novamente vencedor em 2002, essa última como capitão.142 O argentino naturalizado italiano Luis Monti, jogou duas finais por dois países diferentes. Ele perdeu em 1930 com aArgentina e ganhou em 1934 com a Itália.10
Os irmãos alemães Fritz e Ottmar Walter143 e os ingleses Bobby e Jack Charlton144 ganharam a Copa do Mundo juntos por suas seleções em 1954 e 1966, respectivamente.
Jairzinho é o único futebolista a marcar pelo menos um gol em todos os jogos de uma edição da competição. Na Copa de 1970, no México, o brasileiro deixou sua marca em todos os jogos e o Brasil venceu pela terceira vez o torneio.145
O recorde de gol mais rápido marcado numa Copa do Mundo é de Hakan Şükür, da Turquia, com 10,8 segundos após o apito inicial. Esse gol foi marcado no jogo entre Turquia e Coreia do Sul, vencido pelos turcos por 3 a 2, na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de 2002.146 Na fase de qualificação para a Copa do Mundo, o gol mais rápido foi aos 8,3 segundos, feito por Davide Gualtieri de San Marino contra a Inglaterra, nas eliminatórias para a Copa de 1994.147
Na edição de 1986, no México, o uruguaio José Batista foi expulso aos 56 segundos de jogo pelo árbitro francês Joël Quiniou, no jogo Uruguai vs. Escócia. Ele detém o recorde da expulsão mais rápida da história da competição.30 148

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Vittorio Pozzo é o únicotreinador a vencer dois Mundiais.
treinador mais bem sucedido da Copa do Mundo é Vittorio Pozzo, da Itália, com duas conquistas, sendo o único técnico a conseguir tal feito, em 1934 e em 1938.149 Por sua vez, o brasileiro Mário Zagallo detém o recorde de títulos da Copa em geral. Já vitorioso como jogador em 19581962, ganhou a competição como treinador em 1970 e depois como assistente técnico em 1994, totalizando quatro conquistas em três funções diferentes.150 Zagallo foi ainda vice-campeão (como treinador) na Copa do Mundo de 1998 na final contra os anfitriões franceses. Foram 5 finais em 5 participações em Copas do Mundo. Beckenbauer foi o segundo a alcançar o feito, vencendo como jogador em 1974 e como treinador em1990.151
O técnico alemão Helmut Schön é o que mais participou de jogos em Copas do mundo, vinte e cinco. É também o que mais venceu, dezesseis.152 O brasileiro Luiz Felipe Scolari, também possui dois recordes. Ele ficou invicto doze jogos na Copa do Mundo, sete com o Brasil, com quem conquistou o título em 2002 e cinco com Portugal, em 2006.153 Scolari ainda venceu onze jogos seguidos na competição, sendo a mais longa série de vitórias da Copa.154
O brasileiro Carlos Alberto Parreira também é um treinador histórico da Copa do Mundo. Ele é o técnico recordista em participações de Mundiais, presente em seis edições do torneio.155 Parreira levou o Kuwait à Copa em 1982, dirigiu os Emirados Árabes Unidos no Mundial de 1990, tornou-se campeão mundial com Brasil quatro anos depois e treinou a Arábia Saudita em 1998. Ele voltou à frente da seleção brasileira em 2006, onde chegou às quartas-de-final, antes de se tornar treinador da África do Sul em 2010, o país anfitrião daquele Mundial.156 O sérvio Bora Milutinović é, ao lado de Carlos Alberto Parreira, o único treinador a participar de cinco Copas do Mundo com cinco seleções diferentes. Ele treinou o México em 1986Costa Rica em 1990, Estados Unidos em 1994, Nigéria em 1998 e a China em 2002.156
O treinador mais jovem a dirigir uma seleção no torneio é o argentino Juan José Tramutola, com 27 anos e 267 dias, quando treinou a Argentina ao lado de Francisco Olazar naCopa do Mundo de 1930. Já o mais velho é o alemão Otto Rehhagel, que aos 71 anos e 317 dias comandou a Grécia no Mundial de 2010.152

Distinções individuais[editar | editar código-fonte]

Iker Casillas foi premiado com a Luva de Ouro na Copa de 2010.
Ao final de cada Copa do Mundo, vários troféus são atribuídos aos futebolistas e equipes que se destacaram em relação aos outros. Entre 19822002, era dado um prêmio ao jogador que fazia o gol mais rápido, o recompensando com um cronômetro de ouro.
Atualmente cinco troféus oficiais são dados aos premiados:157
  • Chuteira de Ouro é concedida ao maior artilheiro, desde o Mundial de 1982;
  • Bola de Ouro é dada para o melhor jogador da Copa do Mundo, desde 1982;
  • Luva de Ouro é entregue ao melhor goleiro, desde a Copa do Mundo de 1994;
  • Prêmio de Melhor Jogador Jovem é concedido para o melhor jogador com menos de 21 anos de idade no início do ano, desde o Mundial de 2006;
  • Troféu Fair Play da FIFA é dado à equipe que demonstra o melhor espírito esportivo e melhor comportamento dentro e fora de campo, desde a Copa de 1978.

Organização[editar | editar código-fonte]

Escolha dos países-sede[editar | editar código-fonte]

Países anfitriões da Copa do Mundo:
  Uma vez
  Duas vezes
  Nunca sediou
organização da primeira Copa do Mundo foi concedida ao Uruguai no Congresso da FIFA, em Barcelona, 18 maio de 1929, para celebrar o centenário de sua independência, mas também porque a seleção havia sido campeã olímpica duas vezes, em 1924 e 1928.4
Para a segunda edição, em 1934, a Itália se destacou como o país de acolhimento por ter as condições financeiras necessárias. A Suécia desistiu antes da oferta italiana. A nomeação, em primeiro lugar planejada para maio de 1932 no Congresso de Estocolmo, foi finalizada em dezembro para as nações responderem a pedidos de adiamentos da competição. Áustria e outros países europeus estavam esperando para adiar o torneio em 1936 por causa do contexto econômico marcado pela Grande Depressão.158
Em 1938, Jules RimetPresidente da FIFA, esperava que a competição fosse disputada em seu país, a França.Argentina e Alemanha também apareceram como candidatas para a organização. A FIFA chegou a questionar a capacidade da França a dispor de instalações suficientes para sediar a competição.159 Mas em 15 de agosto de 1936, a França foi eleita a nação anfitriã da Copa e teve a responsabilidade da organização do evento.
Candidato para sediar a Copa do Mundo de 1942 que teve de ser cancelada por causa da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi nomeado para organizar a primeira edição depois da guerra, em 1950. No Congresso na cidade de Luxemburgo, em 25 de julho de 1946, foi decidido que o quarto Mundial seria realizado no Brasil.18 No Congresso, também foi anunciado que a Suíça seria o país-sede da Copa do Mundo de 1954. Mais uma vez sem votação, a organização da edição de 1958 foi confirmada para a Suécia, em 23 de junho de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, cerca de oito anos antes do início da Copa.
Para o Mundial de 1962, três países foram candidatos para a organização: Argentina, Chile e Alemanha Ocidental. A Alemanha Ocidental se retirou e a FIFA fez uma votação no dia 10 junho de 1956, em Lisboa, para designar qual dos dois países sul-americanos sediaria a Copa do Mundo de 1962. O Chile venceu por 32 votos a 11.36 Outra votação foi realizada em Roma, no dia 22 de agosto de 1960 para a próxima edição e a Inglaterra recebeu a responsabilidade de sediar a competição em 1966. Para a Copa de 1970, o Congresso da FIFA continuou alternando entre a Europa e a América. Em 8 de outubro de 1964, em Tóquio, foi decidido que o México seria o país-sede em 1970.
Em 6 de julho de 1966, em Londres, o Congresso da FIFA escolheu os três países anfitriões das seguintes edições do torneio. A Alemanha Ocidental e a Espanha foram os únicos candidatos da Europa para as temporadas de 1974 e 1982 do Mundial, respectivamente. Portanto, ficou decidido que os alemães ocidentais sediariam a edição de 1974 e os espanhóis a de 1982. Após as tentativas frustradas para ser sede em 1962 e 1970, a Argentina finalmente ganhou o direito de organizar a Copa do Mundo de 1978.
Escolhida para sediar a Copa de 1986, em 9 de junho de 1974, em Estocolmo, a Colômbia enfrentou problemas financeiros e não sediou o evento. Em 20 de maio de 1983, emZurique, a candidatura mexicana foi aprovada por unanimidade pelo comitê executivo da FIFA e o México sediou sua segunda Copa do Mundo. Novamente em Zurique, na data de 19 de maio de 1984, a Itália ganhou a votação sobre a União Soviética por 11 a 5 e sediou o Mundial de 1990. Para designar o organizador da Copa do Mundo de 1994, uma nova votação foi realizada em Zurique, em 1988. Os Estados Unidos derrotaram Marrocos e Brasil, fazendo a Copa ficar sem ser sediada na América do Sul desde 1978 e continuar sem nunca ter sido sediada na África. Marrocos foi mais uma vez derrotado quatro anos mais tarde com a escolha da França para a edição de 1998 do Mundial.
Em 31 de maio de 1996, uma candidatura conjunta do Japão e da Coreia do Sul foi proposta e aceita pelo comitê executivo da FIFA. Os dois países asiáticos sediaram a Copa do Mundo de 2002. Foi o primeiro Mundial sediado na Ásia e também a primeira vez em que o torneio teve dois países anfitriões.77
Depois de três rodadas de votação, a Alemanha foi designada para organizar a Copa do Mundo de 2006, ganhando da África do Sul por 12 votos a 11.94 Mais tarde, o país africano seria nomeado para organizar a próxima edição do Mundial, em 2010, vencendo Marrocos, mais uma vez derrotado. A África do Sul se tornou o primeiro país do continente africano a sediar a competição.106 Com a rotação de continentes, a Copa do Mundo de 2014 será disputada na América do Sul, o que não ocorre desde 1978, quando a Argentina sediou o torneio.160 O Brasil foi nomeado após a retirada de outros candidatos.161 No dia 2 de dezembro de 2010, as edições de 2018 e 2022 foram, respectivamente, atribuídas a Rússia e Catar, que sediarão o Mundial pela primeira vez.162

Formato da competição[editar | editar código-fonte]

Enquanto a primeira edição do torneio teve apenas treze seleções, o estabelecimento das eliminatórias foi necessário em 1934 para reter dezesseis equipes entre as trinta nações listadas. O número de países classificados para a Copa do Mundo permanecereu inalterado até 1982, onde passou de 16 para 24 e na edição de 1998, passando de 24 para 32 seleções, como permanece até hoje. Na segunda edição da Copa, até mesmo a Itália, seleção anfitriã, teve que participar das eliminatórias da Copa do Mundo de 1934. No entanto, o Uruguai decidiu não defender seu título, abdicando de participar do torneio. De 1938 a 2002, o país campeão e o organizador da competição eram automaticamente qualificados. A partir da Copa de 2006, o atual campeão não entrou mais direto no torneio. Assim, o Brasil, campeão em 2002, teve que passar pelas eliminatórias para participar do Mundial de 2006.

Eliminatórias[editar | editar código-fonte]

Mapa com os membros afiliados à FIFACONCACAF,CONMEBOLUEFAAFCCAFOFC.
Desde a Copa do Mundo de 1934, as eliminatórias acontecem antes do torneio, a fim de reduzir o número de equipes que competem no Mundial. A ronda preliminar é dividida entre as seis zonas continentais da FIFA (ÁfricaÁsiaAmérica do Norte, Central e CaribeAmérica do SulEuropa eOceania), cada uma representada por sua confederação. Para cada edição, a FIFA decide dar o número de vagas para cada uma das áreas continentais. As eliminatórias se iniciam após a realização de um sorteio e os formatos de qualificação variam entre as confederações.

O torneio[editar | editar código-fonte]

Logotipo da FIFA.
O torneio disputado em 1930 foi dividido por quatro grupos, onde os campeões de cada grupo realizavam as semifinais da Copa do Mundo. Em 1934 e 1938, a competição foi no mata-mata, onde todas as dezesseis seleções faziam as oitavas-de-final. OMundial de 1950, assim como o de 1930, foi dividido por quatro chaves em que a primeira equipe de cada chave se classificava para a fase final. No entanto, a Copa de 1950 foi a única edição do torneio que não teve final. As quatro seleções classificadas jogaram um quadrangular final, ao invés de fazer um mata-mata, onde seriam feitas duas semifinais e uma final. De 1954 a 1970, eram divididos quatro grupos de quatro países, onde os dois primeiros de cada grupo se classificavam para disputar as quartas-de-final. Em 1974 e 1978, ainda com dezesseis equipes, eram novamente divididas quatro chaves com quatro seleções, em que os dois primeiros de cada chave se classificavam. Só que ao invés de disputarem as quartas-de-final, faziam mais duas chaves com quatro seleções. Os campeões de cada grupo faziam a final e os vice-campeões disputavam o terceiro lugar da Copa. Com o aumento do número de seleções de dezesseis para vinte e quatro, a Copa de 1982 foi dividida em seis grupos de quatro times, onde se classificaram os dois primeiros de cada grupo para formarem quatro novas chaves de três equipes, em que os campeões de cada chave fizeram as semifinais do torneio. De 1986 a 1994, a competição era dividida em dividida em seis grupos, sendo que os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados se classificavam para disputar as oitavas-de-final. Desde a Copa do Mundo de 1998, trinta e duas seleções participam do certame, divididas em oito chaves de quatro, onde as duas melhores de cada chave passam para as oitavas-de-final.157

Evolução do regulamento[editar | editar código-fonte]

Desde 1930, as regras da competição evoluíram. Os jogadores passaram a usar números nas camisas desde a Copa do Mundo de 1938.14 Antigamente, as substituições eram feitas somente se um jogador era lesionado. A primeira substituição ocorreu na década de 1950, durante uma fase de teste e era limitada nos primeiros 40 minutos de jogo. Desde a Copa de 1970, as substituições podem ser feitas por qualquer motivo. As equipes, então, tinham o direito de fazer duas mudanças. A primeira substituição foi entre ossoviéticos Viktor Serebryanikov e Anatoliy Puzach. O segundo citado entrou no lugar de seu colega de seleção na partida entre México e União Soviética, disputada em 31 de maio de 1970, na qual acabou 0 a 0 e era válida pelo Mundial daquele ano.163
Na Copa do Mundo de 1994, a vitória passou a valer três pontos, sendo que anteriormente valia dois. Nessa edição do torneio, também o recuo de bola começou a poder ser feito só com o peito ou a cabeça para que o goleiro possa agarrar a bola. Se a bola fosse recuada com os pés, o goleiro só poderia trabalhar com os pés. A regra vale até hoje em dia e o objetivo da proibição foi para desenvolver um jogo mais ofensivo. A partir da Copa de 2002, o número de jogadores convocados para o Mundial passou de 22 para 23.
Em 2010, a FIFA exigiu que a bandeira da FIFA, a bandeira Fair Play da FIFA, a bandeira da confederação e as bandeiras de ambas as seleções adversárias sejam levadas ao estádio em cada jogo da competição.157 O hino da FIFA deve ser tocado enquanto os dois times entram em campo.157 Tal como acontece em outras competições internacionais, os hinos nacionais dos dois países são tocados após as equipes estarem alinhadas. Depois, os jogadores apertam as mãos de seus adversários e árbitros.

Cerimônias de abertura[editar | editar código-fonte]

Cerimônia de abertura doMundial de 2006.
Antes de 1970, as cerimônias eram simples com a apresentação dos representantes dos países qualificados para a Copa do Mundo. Desde 1970, elas são mais coloridas e animadas. A Copa de 1970 marcou um ponto de viragem da cerimônia de abertura, que passou a contar com um desfile de jovens jogadores vestidos com as cores das nações qualificadas. Quatro anos mais tarde, no Mundial de 1974, a Alemanha Ocidentalorganizou uma cerimônia de abertura simples, mas inédita. Os organizadores jogaram balões com flores que se abriram para dar espaço aosbailarinos locais em cada país.164
As cerimônias de abertura, em seguida, tornaram-se cada vez mais impressionantes. Em 1982, por exemplo, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi presidida pela Família Real Espanhola.165 A Pomba da Paz, de Pablo Picasso, foi o símbolo da cerimônia que transmitiu umamensagem de paz para o torneio. Mais de 20.000 balões foram soltados ante os 2.200 atletas que estavam vestidos de branco no gramado doCamp Nou, formando uma pomba.165 Após os discursos oficiais do Presidente da FIFA (João Havelange) e do Rei da Espanha (Juan Carlos da Espanha), a competição começou.165
A cerimônia de abertura da edição de 1990 do Mundial ocorreu no Estádio San Siro, que renovado tornou-se Estádio Giuseppe Meazza, mas também conhecido até hoje por San Siro. A presença de quatro chefes de Estado: o Presidente do país organizador, o italiano Francesco Cossiga, o Presidente brasileiro Fernando Collor de Mello, o Presidente Paul Biya, dos Camarões e o Presidente argentino Carlos Menem (os dois últimos, inclusive, assistiram ao jogo inaugural entre as suas respectivas seleções),166 revelou o crescente interesse na cerimônia. Ginastas mostraram as bandeiras das nações e encaixaram os cinco continentes sobre o gramado.166 O hino da Copa do Mundo, em seguida, foi ouvido antes de balões serem soltados.166
Em 1998, pouco antes do primeiro jogo da Copa do Mundo, um desfile de quatro gigantes foi organizado nas ruas de Paris e televisionado. Cada personagem, de cerca de vinte metros de altura, representou um continente: Ho para a ÁsiaMoussa para a ÁfricaPablo para a América e Roméo para a Europa.167 168 169
Para a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2006, o ex-futebolista brasileiro Pelé e a supermodelo e atriz alemã Claudia Schiffer, exibiram o Troféu da Copa na Allianz Arena, em Munique.170 Além de Pelé, estavam cerca de outros 150 atletas que já haviam ganho o torneio, presentes para assistir à cerimônia de abertura. Bailarinos coreografaram entrando em campo antes da apresentação das seleções classificadas com uma bandeira de cada país no gramado do estádio.

Estádios[editar | editar código-fonte]

Em 1930, o Estádio Centenário foi palco da primeira final da Copa.
A primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930, em três estádios de Montevidéucapital do Uruguai. Com uma capacidade de mais de 80.000 pessoas, o Estádio Centenário, que era o maior dos três, não estava pronto para o início da competição.171 Os primeiros jogos, portanto, foram disputados nos estádios Pocitos e Gran Parque Central. O menor público da história dos Mundiais ocorreu na primeira edição do torneio, num encontro entre Romênia e Peru, no Estádio Pocitos, quando apenas 300 espectadores compareceram à partida.172 A primeira final da história da Copa foi disputada no Estádio Centenario, que recebeu dez jogos daquela edição. Quatro anos mais tarde, a competição aconteceu na Itália, em 1934. As oitavas-de-final da Copa do Mundo foram jogadas em oito estádios diferentes. A final teve lugar em Roma, no antigoEstádio do Partido Nacional Fascista. O estádio em Turim, que pôde acomodar o maior número de espectadores, 70.000, tinha o nome deEstádio Mussolini, em homenagem a Benito Mussolini. No Mundial de 1938, na França, o Estádio Olímpico Yves-du-Manoir teve sua capacidade aumentada para 60.000 lugares, a fim de atander as expectativas da FIFA, que esperava um público tão alto quanto há Copa de quatro anos atrás. A organização francesa também reformou e ampliou os oito estádios restantes e 374.937 espectadores assistiram a competição.173 Para a edição de 1950 da Copa, realizada no Brasil, o Estádio do Maracanã foi construído especialmente para sediar o torneio e bateu o recorde de público. Oficialmente com 199.854 espectadores (sendo 173.850 pagantes), o jogo decisivo entre seleção brasileira e seleção uruguaia não só foi o que mais público teve em uma partida de Copa do Mundo, mas também o que mais teve pessoas num estádio para acompanhar um jogo de futebol em toda a história.23
Pelé fazendo um gol na decisão de 1958, no Estádio Råsunda.
Em 1954, a Suíça teve seis estádios disponíveis para o bom funcionamento da competição. A final da Copa do Mundo de 1954 foi jogada noEstádio Wankdorf, em Berna. Na edição seguinte, em 1958, os suecos construíram novos estádios em Malmö e Gotemburgo. O Estádio Råsunda, em Estocolmo, foi reformado a fim de poder receber 50.000 espectadores. A Copa na Suécia teve um total de 821.363 pessoas presentes nas arquibancadas.174 Em 1962, o Mundial sediado pelo Chile foi disputado em apenas quatro estádios: no Carlos Dittborn, em Arica, no Braden Cooper Co. (atual El Teniente), em Rancagua, no Sausalito, em Viña del Mar e no Nacional de Chile, em Santiago. A final foi jogada no último estádio, que, com uma capacidade de 75.000 espectadores, foi também o lugar onde a seleção chilena disputou quase todas as suas partidas.
Copa do Mundo de 1966 foi disputada onde o futebol foi criado, na Inglaterra. O Estádio de Wembley, construído em 1923, foi o principal de todos e palco da decisão. A seleção inglesa teve o privilégio de jogar todas as suas partidas nele, desde a primeira fase até a final. Os outros estádios que tiveram grande destaque foram o Goodison Park, o Roker Park e o Hillsborough. Para a edição de 1970 do Mundial, os cinco estádios foram construídos ou modernizados pelo México. Os jogos da Copa foram disputados nos estádios JaliscoNou CampCuauhtémocLuis Dosal (atual Nemesio Díez) e Azteca. O último citado tinha capacidade para mais de 105.000 espectadores e foi construído para o evento, além de receber a final do torneio. Localizado na Cidade do México, o Azteca abrigou dez jogos em 1970 e nove em 1986, onde a Copa também foi no México. Com um total de dezenove partidas, o Azteca detém o recorde de maior número de jogos disputados em um mesmo estádio na história dos Mundiais.172
Parkstadion foi construído em virtude doMundial de 1974.
Em 1974, a Alemanha Ocidental contou com nove estádios para organizar a competição. Parkstadion e Westfalenstadion foram construídos para o evento, já os outros sete foram reformulados. Um novo recorde de espectadores presentes nos estádios foi batido, com 1.774.022 pessoas nas arquibancadas.175 Na edição seguinte, em 1978, na Argentina, não foi batido o recorde de público nos estádios, com 1.729.292 espectadores, mas foram vendidos 88% dos ingressos disponíveis, contra 72% quatro antes antes, na Alemanha Ocidental.175
Copa do Mundo de 1982 teve lugar na Espanha. A organização espanhola bateu o recorde de número de estádios para o torneio. Foram dezessete, em quatorze cidades diferentes. A final da Copa foi no Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid. Para o Mundial de 1986, os estádios mais utilizados foram os mesmos que sediaram a Copa de 1970. O Azteca novamente recebeu a final da competição. Em 1990, os italianos ocuparam doze estádios para sediar o Mundial. A decisão foi no Olímpico de Roma, onde 73.606 espectadores viram a Alemanha Ocidental conquistar a Copa do Mundo.
Os Estados Unidos converteram os estádios de futebol americano em estádios de futebol para a Copa do Mundo de 1994. Isso lhes permitiu vencer o comparecimento recorde de uma edição do torneio, com 3.587.538 espectadores para ver cinquenta e dois jogos, uma média de 68.991 pessoas por jogo. A final foi disputada no Rose Bowl, com um público de 94.194 espectadores. Em 1998, a França construiu o Stade de France para sediar a final da competição. Os outros estádios foram reformados e modernizados. A capacidade do Stade Vélodrome, que acolheu uma semi-final, foi aumentada para 60.000 lugares. A decisão do terceiro lugar foi jogada no Parc des Princes. O Mundial de 2002foi disputado em 20 estádios diferentes, divididos igualmente entre os dois países anfitriões, Coreia do Sul e Japão. A maioria dos estádios foram construídos para a competição. O Estádio Internacional de Yokohama acolheu a final, onde 69.029 espectadores estiveram presentes. A Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, contou com doze estádios.176 AAllianz Arena foi construída especialmente para o torneio. A final ocorreu no Estádio Olímpico de Berlim, que foi remodelado. Na edição de 2010 do Mundial, na África do Sul, quatro dos dez estádios foram construídos para receber o evento.177 A decisão foi jogada no Soccer City, em Joanesburgo.
Na década de 2000, as construções dos estádios foram objetos de especificações rigorosas aprovadas pela FIFA para garantir que os estádios estivessem aprovados para hospedar a competição.178 O Maracanã é o estádio que mais recebeu espectadores em uma partida de Copa do Mundo e o Mundial de 1950 bateu o recorde de público nas arquibancadas. Em 1966, na Inglaterra, o recorde da Copa de 1950 foi quebrado e durou até a Copa de 1994, nos Estados Unidos, que conseguiram reunir mais espectadores.
Às vezes, a pouca utilização dos estádios após o Mundial tem sido criticada, como na África do Sul, que depois da Copa de 2010 também vem sofrendo com outros problemas, tais como público baixo e alto custo das manutenções, o que acaba gerando um grande prejuízo.179 180 181 182 No entanto, muitos estádios, como os da Alemanha, que sediou o Mundial de 2006, têm tido benefício, já que são utilizados com muita frequência e geram bastante espectadores, como por exemplo a Allianz Arena, que foi construída para sediar a Copa do Mundo e é sempre utilizada por dois clubes locais, Bayern de Munique e Munique 1860.183

Público nos estádios[editar | editar código-fonte]

Média de público nos estádios por edições da Copa do Mundo184

Total de Público Pagante, Maiores e Menores Públicos, e Média de Público
EdiçãoN.
Partidas
Público
Total
Menores Públicos (por Edição)Maiores Públicos (por Edição)Média de
Público
193018434,500Flag of Romania.svg Romênia x Flag of Peru.svg Peru1a Fase300Flag of Uruguay.svg Uruguai x  ArgentinaFinal68,34624,139
193417358,000Flag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia x Flag of Romania.svg Romênia1a Fase8,000Flag of Italy.svg Itália x Flag of Austria.svg ÁustriaSemi-Final60,00021,059
193818483,000Flag of Sweden.svg Suécia x Flag of Cuba.svg Cuba4as-de-Finais6,846Bandeira da França França x  Itália4as-de-Finais58,45526,833
1950221,043,500Flag of Switzerland.svg Suíça x Flag of Mexico.svg México1a Fase4,000Flag of Uruguay.svg Uruguai x Brasil BrasilFinal173,85047,432
195426889,500Flag of Turkey.svg Turquia x Flag of South Korea.svg Coreia do Sul1a Fase3,000 Hungria x Bandeira da Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental1a Fase65,00034,212
195835919,580Bandeira da Irlanda do Norte Irlanda do Norte x Flag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia1a Fase6,196Flag of Sweden.svg Suécia x Brasil BrasilFinal49,73726,274
196232899,074Flag of England.svg Inglaterra x  Bulgária1a Fase5,700Brasil Brasil x Flag of Chile.svg ChileSemi-Final76,50028,096
1966321,635,000Flag of Chile.svg Chile x Flag of North Korea.svg Coreia do Norte1a Fase16,000Flag of England.svg Inglaterra x Bandeira da França França1a Fase98,27051,094
1970321,603,975Flag of Israel.svg Israel x Flag of Sweden.svg Suécia1a Fase10,000Brasil Brasil x Flag of Italy.svg ItáliaFinal107,41250,127
1974381,774,022Bandeira da Alemanha Oriental Alemanha Oriental x Flag of Australia.svg Austrália1a Fase10,000Bandeira da Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental x Flag of Chile.svg Chile1a Fase83,16846,685
1978381,546,151Flag of Poland.svg Polónia x Flag of Tunisia.svg Tunísia1a Fase9,624 Argentina x Flag of Italy.svg Itália1a Fase71,71240,688
1982522,109,723Flag of Peru.svg Peru x Flag of Cameroon.svg Camarões1a Fase11,000Flag of Argentina.svg Argentina x Flag of Belgium (civil).svg Bélgica1a Fase95,50040,572
1986522,393,031Flag of Hungary.svg Hungria x Flag of Canada.svg Canadá1a Fase13,800Flag of Argentina.svg Argentina x Bandeira da Alemanha Ocidental Alemanha OcidentalFinal114,60046,020
1990522,516,348Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia x Flag of the United Arab Emirates.svg Emirados Árabes Unidos1a Fase27,833Bandeira da Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental x Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia1a Fase74,76548,391
1994523,587,538Países Baixos Países Baixos x Flag of Saudi Arabia.svg Arábia Saudita1a Fase50,535Brasil Brasil x Flag of Italy.svg ItáliaFinal94,19468,991
1998642,785,100Flag of Paraguay.svg Paraguai x Flag of Bulgaria.svg Bulgária1a Fase27,650Brasil Brasil x Bandeira da França FrançaFinal80,00043,517
2002642,705,197Flag of Spain.svg Espanha x Flag of Paraguay.svg Paraguai1a Fase24,000Bandeira da Alemanha Alemanha x Brasil BrasilFinal69,02942,269
2006643,359,439Flag of Iran.svg Irã x Flag of Angola.svg Angola1a Fase38,000Bandeira da Alemanha Alemanha x Flag of Argentina.svg Argentina4as-de-Finais72,00052,491
2010643,178,856Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia x Flag of Slovakia.svg Eslováquia1a Fase23,871Países Baixos Países Baixos x Flag of Spain.svg EspanhaFinal84,49049,670
Público pagante na final de cada edição do Mundial185
EdiçãoAnoEstádioLocalPúblico pagante
I1930Estádio CentenárioMontevidéu68.346
II1934Estádio do Partido Nacional FascistaRoma55.000
III1938Estádio Olímpico Yves-du-ManoirColombes45.000
IV1950Estádio do MaracanãRio de Janeiro173.850
V1954Estádio WankdorfBerna62.500
VI1958Estádio RåsundaSolna49.737
VII1962Estádio Nacional de ChileSantiago68.679
VIII1966Estádio de WembleyLondres96.924
IX1970Estádio AztecaCidade do México107.412
X1974Estádio Olímpico de MuniqueMunique78.200
XI1978Estádio Monumental de NúñezBuenos Aires71.483
XII1982Estádio Santiago BernabéuMadrid90.000
XIII1986Estádio AztecaCidade do México114.600
XIV1990Estádio Olímpico de RomaRoma73.603
XV1994Rose BowlPasadena94.194
XVI1998Stade de FranceSaint-Denis80.000
XVII2002Estádio Internacional de YokohamaYokohama69.029
XVIII2006Estádio Olímpico de BerlimBerlim69.000
XIX2010Soccer CityJoanesburgo84.490

Bola[editar | editar código-fonte]

Tiento (esquerda) e Modelo T, as duas bolas utilizadas na primeira final do torneio.
Na primeira decisão da Copa do Mundo, em 1930, cada seleção levou uma bola. No final, a única forma para resolver o impasse foi que os times concordassem em usar a bola argentina (Tiento) no primeiro tempo e a bola uruguaia (Modelo T) no segundo.186 A partir da edição de 1934, o mesmo modelo de bola passou a ser usada para todas as partidas. Em 1962, a Adidas foi escolhida para fornecer a bola e lançou a edição Mr. Crack. Após a Copa de 1966, onde a fabricante inglesa Slazenger lançou a bola Challenge 4-Star,187 a empresa alemã Adidas tornou-se a fornecedora exclusiva da bola da Copa do Mundo FIFA, lançando um novo modelo de bola com um nome para cada edição do Mundial. A Telstare a Telstar Durlast foram as bolas das Copas de 1970 e 1974, respectivamente. Na edição de 1978 do Mundial, a Tango foi usada, sendo substituída em 1982 pela Tango España. A bola Azteca, da Copa de 1986, foi a primeira da competição completamente sintética. A bola daedição de 1990 foi nomeada Etrusco Unico. A Questra, de 1994, foi apreciada pelos jogadores de linha e criticada pelos goleiros. A Tricolore, daedição de 1998, apresentou as cores do país anfitrião, a França, com uma bola azul e branca. Ela foi feita no Marrocos e na Indonésia. AFevernova, do Mundial de 2002, teve um design inteiramente baseado na cultura asiática, já que naquele ano Coreia do Sul e Japão sediaram a Copa. A bola Teamgeist, daCopa do Mundo de 2006, foi inovadora. Impermeável, ela permitiu manter o mesmo peso do início ao fim de uma partida do Mundial de 2006, independentemente das condições meteorológicas. Na edição de 2010, a Jabulani foi a bola do torneio. Jabulani significa «comemorar» na língua zulu.188 A bola de onze cores foi muito criticada, principalmente por poder mudar várias vezes sua trajetória durante um chute.189

Arbitragem[editar | editar código-fonte]

John Langenus foi o árbitroda primeira final da Copa do Mundo.
Apitar uma partida de Copa do Mundo é difícil. As diferenças de culturas estão presentes também para os árbitros. Desde a primeira edição, em1930, houveram brigas generalizadas. Antigamente não existiam cartões, os árbitros só podiam excluir os jogadores. O juíz belga John Langenus(que apitou a primeira final da Copa do Mundo), no ríspido jogo entre Argentina e Chile, pela primeira fase do Mundial de 1930, após uma grande confusão, afirmou: "Na Europa, eu teria excluído os vinte e dois jogadores. Na América, aquilo era quase natural. Finalmente, após a intervenção da polícia montada, o jogo pôde terminar normalmente."190 A interpretação das regras difere de acordo com os árbitros e por causa de questões de equidade.5
Os cartões amarelos e vermelhos foram criados durante a Copa do Mundo de 1970, quatro anos após o caso com o capitão argentino Antonio Rattín, que se recusou a deixar o campo, conforme solicitado pelo alemão Rudolf Kreitlein. Contra a Inglaterra, o atleta argentino teve que ser escoltado por policiais para sair de campo.30 Domingo, 31 de maio de 1970, o também árbitro alemão Kurt Tschenscher deu o primeiro cartão da história do Mundial, durante a partida entre México e União Soviética. O soviético Yevgeniy Lovchev, número 6 de sua seleção, recebeu cartão amarelo em jogo que terminou 0 a 0.191 O primeiro cartão vermelho foi recebido pelo chileno Carlos Caszely, contra a Alemanha Ocidental, no dia 14 de junho de 1974. O juíz turco Doğan Babacan foi quem o expulsou e o placar final da partida foi 1 a 0 para a Alemanha Ocidental.148
A arbitragem é muitas vezes severamente criticada por erros e controvérsias, podendo alterar o andamento de jogos decisivos. No Mundial de 1962, a Espanha vencia o Brasil por 1 a 0, quando o árbitro Sergio Bustamante, do Chile, não marcou um pênalti de Nílton Santos no espanholEnrique Collar, onde, após o lance, Nílton se colocou um pouco para frente e o juíz marcou falta fora da área.42 Na sequência, após a cobrança da falta, onde a bola foi levantada para a área, Joaquín Peiró marcou de bicicleta para os espanhóis, mas o juíz novamente se equivocou, anulando erroneamente o gol.41 Naedição de 1966 da Copa, a Inglaterra, nação anfitriã, fez o terceiro gol contra a Alemanha Ocidental quando o jogo estava na prorrogação e empatado por 2 a 2. Geoff Hurstchutou a bola, que bateu no travessão e depois na linha da goleira, mas o árbitro suíço Gottfried Dienst validou o gol que não houve após consultar o assistente azeri Tofiq Bahramov.49 192 Em 1982, quando Alemanha Ocidental e França empatavam por 1 a 1, o goleiro alemão ocidental Harald Schumacher cometeu um pênalti violento no francêsPatrick Battiston, que teve concussão cerebral e perdeu dois dentes,60 mas o juíz neerlandês Charles Corver não marcou nada.59 No Mundial de 1986, disputado no México, o árbitro tunisiano Ali Bin Nasser não assinalou mão do argentino Diego Maradona nas quartas-de-final contra a Inglaterra. Maradona utilizou a mão para superar o goleiro Peter Shilton e depois fazer o gol, que mais tarde seria apelidado de la Mano de Dios.66 Em 2002, mais uma seleção anfitriã foi favorecida. A Coreia do Sul, que sediou o Mundial ao lado do Japão, viu a Espanha fazer dois gols legítimos contra si, mal anulados pelo juíz Gamal Al-Ghandour, do Egito.87 No Mundial de 2006, o jogador croata Josip Šimunićrecebeu três cartões amarelos para ser expulso contra a Austrália. O árbitro inglês Graham Poll deu o primeiro cartão aos 17 minutos do segundo tempo e em seguida, aos 45 da etapa final, mas se esqueceu de expulsá-lo. Três minutos depois, nos acréscimos, Šimunić cometeu outra falta e recebeu seu terceiro cartão amarelo na partida, sendo só então expulso.193 Na Copa da África do Sul, em 2010, mais uma vez a arbitragem errou. Após o inglês Frank Lampard fazer o gol de empate contra a Alemanha, o árbitrouruguaio Jorge Larrionda não validou o tento, mas a bola havia passado da linha.194

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Troféu[editar | editar código-fonte]

De 1930 a 1970, a Taça Jules Rimet foi concedida aos vencedores do torneio. Nomeado em 1946 em homenagem ao então Presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, o troféu foi feito pelo escultor Abel Lafleur, compatriota de Rimet, antes da primeira edição da Copa do Mundo FIFA.195 A taça representa Nice, uma deusa grega que personificava a vitória, segurando um cálice octogonal acima dela. A estatueta de ouro fica sobre uma base de pedra.195 As condições especificadas foram de que quando uma equipe vencesse três vezes o Mundial, o troféu seria mantido em definitivo por ela. O Brasil de Pelé ganhou sua terceira Copa do Mundo em 1970, no México, e permaneceu em definitivo com a Taça Jules Rimet. A seleção brasileira derrotou o Uruguai nas semifinais e a Itália na final. Ambas as nações tinham dois títulos da Copa do Mundo e também buscavam ficar com a Jules Rimet em seus domínios para sempre.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o vice-presidente da FIFA, o italiano Ottorino Barassi, manteve o Troféu da Copa do Mundo escondido debaixo de sua cama em uma caixa de sapatos, de modo que os nazistas não se apoderassem dele.196
Em 1966, a organização da Copa foi de responsabilidade da Inglaterra, que foi, de fato, guardiã do troféu durante a competição. A taça foi roubada e então a Scotland Yard entrou em ação para localizá-la antes do fim do Mundial. Finalmente, um pequeno cão chamado Pickles farejou um pacote enrolado em jornais, colocado em uma lixeira de um jardim público, localizando o troféu.197
A seleção brasileira ganhou as Copas de 19581962 e 1970, ficando com o direito de ter a taça Jules Rimet em difinitivo no Brasil. Em 1983, ela foi roubada das instalações da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).198 Alguns dias depois, a imprensa noticiou que o troféu havia sido derretido para a venda do seu ouro. Mais tarde, uma réplica foi realizada.199
No Mundial de 1974, foi apresentado o Troféu da Copa do Mundo FIFA, criado pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga. Ele representa dois atletas segurando o Planeta Terra. A taça pesa 6,175 kg,195 mede 36,5 cm de altura e é feita com 5 kg de ouro 18-quilates (75%), com um diâmetro 13 cm, contendo duas camadas de malaquita.200 Os nomes dos países que ganharam o torneio estão gravados na base do troféu. Não se sabe ainda se a FIFA vai retirar a taça após todos os espaços da base serem ocupados; isso só ocorreria no Mundial de 2038.
Antes de cada edição da Copa, o troféu fica em exposição em muitos lugares ao redor do mundo antes de chegar no país anfitrião. Já roubada duas vezes, a taça da Copa do Mundo agora é mais protegida. Apenas campeões do mundo e chefes de Estado podem tocá-la; a excessão é na cerimônia de abertura, onde artistas eventualmente podem pegar o troféu. A taça é de propriedade da FIFA, embora esteja com o país que é o atual campeão.157

Estrelas na camisa[editar | editar código-fonte]

As cinco estrelas na camisa da seleção brasileira.
Todos os campeões da Copa do Mundo possuem uma estrela em sua camisa por cada troféu ganho.201 Sendo assim, o Brasil, que venceu cinco vezes o torneio, possui cinco estrelas em seu escudo. ItáliaAlemanhaArgentinaInglaterraFrança e Espanha também possuem uma estrela por cada edição ganha. A única nação que possui mais estrelas do que o número de conquistas do Mundial é o Uruguai. Além das duas estrelas que representam as Copas do Mundo ganhas pela seleção uruguaia, aparecem também duas estrelas em referência aos títulos das Olimpíadas de1924 e 1928, quando a seleção ficou conhecida como Celeste Olímpica. O Uruguai possui quatro estrelas no seu escudo por se considerar tetracampeão mundial, pois afirma que como a Olimpíada antes da Copa do Mundo era vista como campeonato mundial de futebol, o país se considera quatro vezes campeão do mundo, mesmo sem o respaldo da FIFA.20

Nenhum comentário:

Postar um comentário